«Os indivíduos que dominam como classe (...) dominam também como produtores de ideias, regulam a produção e as ideias do seu tempo». K. Marx e F. Engels
Decidiu um conciliábulo de sábios em marketing atribuir nota negativa ao PCP por alegadamente «se não ter ajustado à realidade e não saber tirar proveito dos órgãos de comunicação social».
Conhecido como local «da alta», Cascais não é um concelho rico. Tal como noutros concelhos do distrito de Lisboa, há empresas a fechar e trabalhadores a ficar sem emprego. No interior, não é novidade, mas intensificou-se recentemente. Mas em 2003 o desemprego chegou à jóia da coroa, a Avenida Marginal. Ali, bem junto dos grandes palácios, por entre luxuosos carros e imponentes casinos, um conhecido hotel foi fechado, atirando para o desemprego cerca de 230 trabalhadores. Foram estas realidades que o PCP quis denunciar, na terceira «Rota do Desemprego», realizada no passado dia 30.
Da reunião magna da CGTP-IN saiu o apelo a que o diagnóstico sobre a situação do País seja acompanhado por uma intervenção «em consonância». Ao exigir uma alternativa ao actual Governo e à sua política, a central deixou claro que, «pela nossa parte, vamos à luta». Uma grande jornada nacional ficou já marcada para 11 de Março.
Com o 10.º Congresso, a CGTP-IN ficou mais forte e melhor preparada para as duras batalhas que o movimento sindical unitário e os trabalhadores têm pela frente. O debate colectivo, no anfiteatro da ex-FIL, teve momentos em que se confrontaram posições opostas. Mas o resultado acabou por ser a votação praticamente unânime das decisões fundamentais, num ambiente de grande camaradagem e determinação para a luta.
A política do Governo PSD/PP tem sido desastrosa para os interesses das Comunidades Portuguesas e para o prestígio externo de Portugal, afirmam os emigrantes comunistas.
Dezenas de milhares de militantes já contactados contribuem para o efectivo reforço da intervenção e organização partidárias. A acção de contactos prossegue até final de Abril.
Falar de sexo é difícil para os jovens e as dúvidas vão-se acumulando. O número de mães adolescentes aumentou e uma das soluções é a aplicação da educação sexual. Teresa Chaveiro, da JCP, explica porquê.
No dia 3 de Abril, realiza-se em Lisboa a 11.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP, onde serão abordadas questões como o aumento das propinas e a Lei de Bases do Sistema Educativo.
É vasto o universo de problemas e barreiras com que continuam a confrontar-se no seu quotidiano as pessoas portadoras de deficiência. Como é curta a resposta a essa dura realidade.
Se já era reduzida a credibilidade do Governo em matéria de combate à fraude e à evasão fiscal, mais fragilizada ficou, agora, depois da notícia da retenção ilegal pela Ministra da Justiça dos descontos de cerca de 600 trabalhadores para os regimes de protecção social.
A CDU está contra a ampliação e remodelação da estação de tratamento de esgotos da Guia, Cascais, o que irá implicará um aumento de 70 por cento na tarifa paga pelos munícipes.
Foi com lágrimas no rosto que nove famílias receberam, sábado, novas casas, reconstruídas das cinzas depois do incêndio que a 2 de Agosto lançou o pânico em Pinheiro Grande.
Portugal é um dos países em que o tráfico e exploração sexual de crianças continua a fazer-se na maior das impunidades. A denúncia foi feita na passada semana em Bruxelas.
A divulgação do documento final sobre a morte de David Kelly motivou uma onda de contestação ao governo de Tony Blair, acusado de pôr em causa a liberdade e independência da informação da BBC.
Bush e Blair cedem às pressões internas e aceitam uma «investigação independente» à actuação dos serviços secretos norte-americanos em relação ao Iraque.
Na cimeira de Lisboa de Março de 2000, a UE anunciou uma estratégia que, baseada no conhecimento, tornaria a UE na mais competitiva e dinâmica economia do mundo até ao ano 2010. Dir-se-ia que se encenava uma competição transatlântica, mas não era assim. O que de facto se propunha era a agenda das corporações transnacionais para uma nova, mas já velha, ordem mundial. A Ciência e a Tecnologia e a qualificação avançada da força de trabalho eram chamadas a sustentar essa estratégia. O que todavia não era em nome nem do bem comum dos trabalhadores europeus nem das nações do mundo. Era tão só mais um e ousado passo em frente no cumprimento dos objectivos da agenda do capital transnacional
O III Encontro Hemisférico de luta contra a ALCA iluminou bem a explosiva contradição existente entre a vontade dos povos da América decididos a opor-se ao projecto de dominação imperial e a atitude submissa da quase totalidade dos governos a Sul do rio Bravo perante a decisão de Washington de o impor a partir do próximo ano.
Reunidos em Havana, 1230 representantes de organizações sociais e políticas de 35 países expressaram o sentir e a combatividade das forças democráticas e progressistas do Continente numa Declaração final e num Plano de Acção que anunciam grandes lutas.
A condição primeira para a conferência de imprensa do passado dia 24, na sede da Festru, foi a imposição do anonimato, uma vez que a represália patronal ao dar a cara, seria o despedimento. Os inspectores de veículos exigem o direito à contratação colectiva para regular uma situação que põe em perigo a segurança rodoviária.
A polémica ideológica e estética que opôs aqueles que defendiam uma literatura que expressasse o vivo pulsar de uma sociedade e a sua passagem para um devir mais progressivo e justo, a quantos pugnavam por uma literatura subjectivista e alheada do real quotidiano (para usar um título feliz de José Gomes Ferreira), não se esbateu com o final do século XX e, bem pelo contrário, se torna ainda hoje, sobretudo perante o panorama a derruir de um território assaltado pelos mais abjectos produtos ditos literários, mais premente e da ordem da urgente reflexão.