Serviços públicos em saldo

Com a aprovação de dois relatórios sobre a adjudicação de contratos públicos, o Parlamento Europeu deu o seu assentimento à abertura e concretização de um mercado interno europeu neste sector.
Apesar de se terem levantado algumas dúvidas, a esmagadora maioria dos eurodeputados concordou com o facto de a adjudicação se efectuar com base no factor preço (414 votos a favor, 23 contra e 29 abstenções no primeiro relatório e 411 votos a favor, 26 votos contra e 32 abstenções, no segundo).
Para a deputada do PCP, Ilda Figueiredo, a adopção deste critério irá a «abrir estes mercados a empresas não nacionais, podendo pôr em causa o emprego, o desenvolvimento regional e a economia de um país, como se corre o risco em Portugal com a ex-Sorefame e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Para além destes aspectos, o segundo relatório aprovado, relativo aos contratos públicos no sector da água, da energia, dos transportes e dos serviços postais, vem contradizer a posição dos eurodeputados, adoptada há duas semanas à propósito dos serviços de «interesse geral», que era claramente contra a abertura do mercado de abastecimento de água.
Apesar disso, como sublinhou Ilda Figueiredo, agora o Parlamento Europeu, por esta via, promove a abertura a privados da gestão da água, entrando em choque com a prestação de serviços públicos.


Mais artigos de: Europa

Crimes impunes

Portugal é um dos países em que o tráfico e exploração sexual de crianças continua a fazer-se na maior das impunidades. A denúncia foi feita na passada semana em Bruxelas.

A ruína do têxtil

A supressão dos contingentes de importação em 1 de Janeiro de 2005, colocará o sector têxtil europeu numa situação de grande vulnerabilidade.

Aprovado céu único

A criação do chamado céu único europeu foi aprovada na passada semana pelos eurodeputados, no final de um processo de co-decisão, entre o Parlamento e o Conselho. Até 31 de Dezembro deste ano, deverá ser constituído progressivamente um sistema de controlo aéreo único na UE.Segundo Ilda Figueiredo, a proposta acordada...

Escândalo envolve políticos

A justiça italiana está a investigar o paradeiro da fortuna pessoal do fundador da Parmalat, Calisto Tanzi, por considerar que esta poderá estar na origem do colapso financeiro da empresa. Segundo a edição de segunda-feira, do Corrieri della Sera, «os buracos na caixa [da Parmalat] são largamente superiores aos...

Estratégia de Lisboa na balança

Sob os auspícios da presidência portuguesa da União Europeia, no ano 2000, realizou-se uma reunião extraordinária do Conselho Europeu com o objectivo anunciado de «reforçar o emprego, a reforma económica e a coesão social no âmbito de uma economia baseada no conhecimento». Aquela que ficaria conhecida como a Estratégia...

Sérgio Ribeiro no Parlamento Europeu

Sérgio Ribeiro substitui, no Parlamento Europeu, Joaquim Miranda, que renunciou ao seu mandato de deputado por razões de saúde – informou dia 30 o Gabinete de Imprensa do PCP, lembrando que Sérgio Ribeiro, economista e membro do Comité Central do PCP, exerceu a função de eurodeputado pelo PCP entre 1990 e 1999.