No actual quadro da situação nacional, ressalta o agravamento da situação política social, o desmantelamento do sector produtivo e a entrega ao grande capital transnacional das alavancas fundamentais da nossa economia e sectores estratégicos.
Na próxima quarta-feira, dia 3 de Março, será discutido na Assembleia da República um projecto-lei do PCP que visa a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, bem como outros projectos sobre a mesma problemática de outras forças políticas. Fernanda Mateus, membro da Comissão da Comissão Política do PCP, fala sobre este tema, abordando questões como o referendo e a posição da direita.
Os comunistas estão empenhados na defesa de uma Carris pública, onde sejam reconhecidos os direitos dos trabalhadores e também dos utentes. Cerca de duas centenas de pessoas participaram na acção de solidariedade com a luta dos trabalhadores da empresa, promovida na passada semana pela DORL do PCP.
Por todo o País, as organizações do Partido debatem a situação nacional e procuram formas de pôr fim o mais depressa possível a este Governo e a esta política.
Vítimas de uma política de desregulamentação das relações laborais e da diminuição dos direitos dos trabalhadores, mais de cinco mil pessoas estão desempregadas no concelho de Torres Vedras.
Organizações e activistas sindicais desmultiplicam-se em iniciativas de sensibilização para uma grande participação na jornada nacional de protesto convocada pela CGTP-IN.
A organização de juventude da CGTP-IN denunciou, frente à Assembleia da República, dezenas de exemplos de desrespeito da contratação colectiva. O Governo não só não pune, como dá o mau exemplo.
Mais do que um caderno reivindicativo, «Uma nova estratégia de desenvolvimento económico e social» pretende ser um instrumento para trabalhadores e sociedade.
A Delegação das Associações de Estudantes faz um balanço positivo dos protestos que se verificaram em centenas de localidades portuguesas, na quinta-feira.
Estão à vista os resultados da «mudança» que aconteceu no concelho de Coruche nas últimas eleições autárquicas. Decorridos dois anos, a CDU acusa o Executivo PS/PSD de inoperância e despesismo.
Um «Concerto pelo Emprego», uma petição, acções de rua e «feiras do desemprego» em vários pontos do país são algumas das formas de luta decididas pelos professores.
O Governo prepara-se para revogar seis diplomas legislativos que constituem a espinha dorsal do direita da água e a salvaguarda dos direitos dos cidadãos em relação ao acesso à água e à sua protecção.
Os mais altos responsáveis da Alemanha, França e Inglaterra reuniram-se na passada semana numa cimeira, em Berlim, para concertar posições à revelia dos restantes Estados-membros.
A Comissão Europeia está a preparar-se para apresentar no início de Março uma nova proposta para liberalização do tráfico internacional de passageiros.
Tal como o Fórum Social Mundial, o Encontro de Havana sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento foi mudando, acompanhando as rapidíssimas transformações do mundo nos últimos anos.
A atmosfera do VI Encontro foi muito diferente da que envolveu o I.
Este Fórum de economistas vindos de todos os continentes foi criado por iniciativa de Fidel Castro em 98.
Uma semana antes da discussão na Assembleia da República sobre a despenalização do aborto por proposta do PCP, publicamos um conjunto de perguntas e respostas sobre o regime jurídico português, um trabalho preparado pela Comissão junto do Comité Central para os Problemas e Movimento das Mulheres