Santarém

Forças de Segurança com falta de meios

Uma delegação da Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, integrando a deputada Luísa Mesquita, realizou um conjunto de reuniões e visitas na área das Forças de Segurança no distrito de Santarém, com o objectivo de identificar os principais problemas com que estas se debatem nível dos meios humanos, equipamentos e instalações, e divulgar as propostas do PCP na área da Administração Interna.
A delegação reuniu com o Comando Distrital da PSP, Comandante do Grupo territorial, Destacamento e Posto de Santarém da GNR e visitou a Esquadra da PSP no Cartaxo e Posto da GNR de Mainhais, onde a presença do Comandante do Destacamento de Coruche permitiu confirmar o profundo fracasso da política deste Governo na área da Administração Interna.
A delegação considerou algumas das situações detectadas como «dignas qualquer país de terceiro mundo, onde falta papel e viaturas, algumas das quais com elevadíssima quilometragem. No programa Escola Segura, por exemplo, existem apenas duas viaturas para policiar cerca de 100 Escolas, instalações sem o mínimo de condições, horários de 56 horas semanais, atrasos de um ano no pagamento do MAI a gratificados, equipamento informático levado pelos profissionais, entre outras anomalias.
Ao nível da investigação criminal, constatou-se a transferência de competências para a PSP e GNR, nos crimes com penas até três anos, sem que lhes tenham sido dados os meios e a formação adequados
Assim no seu trabalho, os profissionais das forças de segurança operam verdadeiros milagres, demonstrando um elevado profissionalismo e espírito de missão, contrastando desde logo com a profunda e premeditada insensibilidade do governo para os problemas com que se debatem os profissionais no terreno.
No final, a delegação do PCP fez o balanço da jornada e apresentou um conjunto de 21 propostas que, abrangendo as orientações políticas, dispositivo, organização, funcionamento, meios logísticos, formação permanente, condições de trabalho e direitos dos agentes, contribuiriam para a resolução dos principais problemas que enfrentam as forças de segurança.


Mais artigos de: PCP

Debater as Europeias de Junho

O PCP realiza no sábado, em Lisboa, o Encontro Nacional sobre as eleições de 13 de Junho para o Parlamento Europeu.

Uma luta exemplar

Os comunistas estão empenhados na defesa de uma Carris pública, onde sejam reconhecidos os direitos dos trabalhadores e também dos utentes. Cerca de duas centenas de pessoas participaram na acção de solidariedade com a luta dos trabalhadores da empresa, promovida na passada semana pela DORL do PCP.

Dar combate à política de direita

Por todo o País, as organizações do Partido debatem a situação nacional e procuram formas de pôr fim o mais depressa possível a este Governo e a esta política.

Orçamento esgotado

O orçamento do Hospital de Santa Maria para 2004 esgotou-se, apesar de ainda não ter terminado sequer o primeiro trimestre do ano. Esta situação está a ser denunciada pela célula do PCP, que iniciou ontem a distribuição aos trabalhadores do hospital de um folheto relativo ao assunto. Os comunistas consideram que foi a...

Esclarecer e informar

Está desde ontem nas ruas do País, e até 7 de Março, a jornada de informação e esclarecimento do PCP sobre a política de direita seguida pelo Governo e as suas consequências negativas para os trabalhadores e para amplas camadas do povo português. A campanha, que tem como lema genérico «Está de acordo que eles dêem cabo...

Flagelo social

Vítimas de uma política de desregulamentação das relações laborais e da diminuição dos direitos dos trabalhadores, mais de cinco mil pessoas estão desempregadas no concelho de Torres Vedras.