Hospital de Santa Maria

Orçamento esgotado

O orçamento do Hospital de Santa Maria para 2004 esgotou-se, apesar de ainda não ter terminado sequer o primeiro trimestre do ano. Esta situação está a ser denunciada pela célula do PCP, que iniciou ontem a distribuição aos trabalhadores do hospital de um folheto relativo ao assunto.
Os comunistas consideram que foi a «drástica redução de dotação orçamental» que conduziu a esta situação «bizarra» e acusam o Ministério da Saúde de ter avançado com os cortes, apesar dos muitos alertas do anterior Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria. A célula comunista exige o reforço orçamental do hospital, «que deve ter uma gestão racional de democrática» para que se possa ultrapassar esta grave situação.
Para o PCP, a redução orçamental «ameaça criar graves dificuldades ao normal funcionamento» da instituição hospitalar, com reflexos na própria assistência aos doentes. «Já se identificam pontos de rotura de “stocks” em alguns serviços relativamente a produtos consumíveis essenciais, como seringas ou até o simples adesivo», denuncia a célula comunista, que realça o facto de estarem também por saldar pagamentos a fornecedores externos, trabalhos e serviços já prestados há muito.
Os comunistas acusam o Governo de, «em época de privatização», degradar a imagem do Serviço Nacional de Saúde. E questionam: «com que objectivos?»


Mais artigos de: PCP

Debater as Europeias de Junho

O PCP realiza no sábado, em Lisboa, o Encontro Nacional sobre as eleições de 13 de Junho para o Parlamento Europeu.

Uma luta exemplar

Os comunistas estão empenhados na defesa de uma Carris pública, onde sejam reconhecidos os direitos dos trabalhadores e também dos utentes. Cerca de duas centenas de pessoas participaram na acção de solidariedade com a luta dos trabalhadores da empresa, promovida na passada semana pela DORL do PCP.

Dar combate à política de direita

Por todo o País, as organizações do Partido debatem a situação nacional e procuram formas de pôr fim o mais depressa possível a este Governo e a esta política.

Forças de Segurança com falta de meios

Uma delegação da Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, integrando a deputada Luísa Mesquita, realizou um conjunto de reuniões e visitas na área das Forças de Segurança no distrito de Santarém, com o objectivo de identificar os principais problemas com que estas se debatem nível dos meios humanos,...

Esclarecer e informar

Está desde ontem nas ruas do País, e até 7 de Março, a jornada de informação e esclarecimento do PCP sobre a política de direita seguida pelo Governo e as suas consequências negativas para os trabalhadores e para amplas camadas do povo português. A campanha, que tem como lema genérico «Está de acordo que eles dêem cabo...

Flagelo social

Vítimas de uma política de desregulamentação das relações laborais e da diminuição dos direitos dos trabalhadores, mais de cinco mil pessoas estão desempregadas no concelho de Torres Vedras.