Editorial

O PCP CONTINUA

O peso, a importância e o conteúdo da intervenção dos comunistas portugueses podem medir-se pela força da...
Opinião
PCP

Acordos de gabinete

Mais uma vez muita areia é atirada para os olhos dos portugueses, a propósito do financiamento dos Partidos e não só.

A talhe de foice

Falagueira

A Quinta da Falagueira é um vasto terreno no concelho da Amadora (consta que o maior espaço devoluto nos arredores de Lisboa),...
Actual

O Diário das <i>Nuticias</i>

Talvez corroído pelo tédio que a ausência de noticias propicias para desancar no Partido lhe viesse provocando, o...
Actual

O saco

As opiniões que a gente ouve e que a gente lê - não todas, é claro - fazem com que se possa pensar que Portugal se...
Actual

Imoralidades

O sucessor de Bagão Félix na direcção da Comissão Nacional de Justiça e Paz (CNJP), Sales...
Crónica Internacional

Coreia e EUA

Em 1994 os EUA estiveram à beira de atacar a Coreia do Norte. A confissão, recente, é do então Presidente Clinton...
Em Foco

«Compromisso» é manobra de diversão

Reunido no passado sábado, o Conselho Nacional da CGTP-IN reafirmou o repúdio da central sindical relativamente ao pacote laboral e às manobras em curso para a sua aprovação. No próximo dia 8 de Fevereiro realiza-se uma manifestação nacional em Lisboa.

Petróleo, CIA e imperialismo

«A Venezuela não é um microfone, uma câmara de TV, uma praça, três municípios do Leste de Caracas (a parte grã-fina da capital do país), nem muito menos a PDVSA (Petróleos de Venezuela, a estatal petrolífera paralisada pelo «paro» dos seus directores). A Venezuela somos todos os que vivemos nesta terra.» A afirmação é de Guayú De Falkón, num artigo publicado em Emancipación, Caracas, e traduz bem o que está em jogo no conturbado processo que se vive no país.

PCP

Sempre os mesmos a pagar

A Comissão Política do PCP analisou as subidas significativas dos preços de bens e serviços essenciais que têm vindo a ser noticiados, concluindo com segurança que «os sacrifícios não são para todos».

Que não falhe um contacto

Está em curso, desde o início deste mês, a acção de esclarecimento, decidida pela Conferência Nacional do Partido, para o esclarecimento da situação, actualização de dados e contactos e elevação da participação dos membros do Partido na vida partidária. O Secretariado do Comité Central emitiu, no dia 20 de Dezembro, uma nota (que a seguir transcrevemos), em que define algumas linhas de trabalho a que esta acção deverá obedecer.

Morreu João Amaral

Com 59 anos de idade, João Amaral faleceu na passada sexta-feira. Tendo entrado para o PCP em 1967, João Amaral participou no...

Desconhecimento «arrasador»

A propósito das afirmações de Luís Marques Guedes, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, que apresentou...

Desânimo aumenta

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, reunida na quinta-feira passada, para analisar a situação da agricultura na região, decidiu tornar públicas as suas preocupações relativamente à situação que os produtores de leite estão a viver.

Confusão reina no PS

A serem verdade as afirmações do presidente da Distrital do PS/Porto, noticiadas pelo Público de quinta-feira, comparando...

Propaganda enganosa em Silves

Por sua vez, a Comissão Concelhia de Silves do PCP acusa a presidente da Câmara Municipal, Isabel Soares, de ter feito propaganda...
Trabalhadores

A crueldade do lucro

Foi com indignação e revolta que os 588 trabalhadores da multinacional inglesa Clark receberam a notícia de que a fábrica onde trabalham, em Castelo de Paiva, vai encerrar. Nas acções de protesto realizadas contaram com muitos apoios solidários mas poucas respostas.

Traição consumada

Do radicalismo verbal inicial contra o pacote laboral, a UGT escreveu na passada semana mais uma triste página da sua história ao juntar-se ao patronato na aceitação das «alterações» que o Governo introduziu no Código do Trabalho.

Protesto amanhã em Castelo de Paiva

Os trabalhadores da multinacional C&J Clark decidiram realizar sexta-feira, a partir das onze horas da manhã, uma nova manifestação de protesto contra o fecho da fábrica.

Intensificar a luta

A promessa deixada pela CGTP de prosseguir e intensificar o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores para a luta contra...

Novo leilão da Casa Hipólito

Os 291 antigos trabalhadores da falida Casa Hipólito, de Torres Vedras, aguardam atentamente a marcação da terceira...

Professores contra cortes

Uma delegação da Federação Nacional dos Professores vai hoje, ao fim da tarde, entregar no Ministério da...

Sem segurança marítima

Portugal é o país da União Europeia mais atrasado na aplicação de um sistema integrado de segurança...
Juventude

Básico e secundário no caminho da privatização

Profissionalização da gestão das escolas e financiamento dependente dos resultados das instituições – este é o futuro pretendido pelo Governo para as instituições do ensino básico e secundário.

Relançar a organização

A Organização Regional do Ensino Superior de Portalegre da JCP, reunida na quinta-feira, definiu como prioridades a...
Assembleia da República

Impor sacrifícios sem resolver os problemas

O chamado Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado pelo Governo passou no Parlamento com o apoio do PS. Frontalmente contra esteve o PCP, que defendeu a sua completa revisão, considerando que só vai agravar as dificuldades do País.

Os acordos de Copenhaga

Pouco ou nada se conhece dos reais impactes para o nosso País resultantes do alargamento da União Europeia a dez novos estados...

Segurança marítima

A maioria de direita rejeitou na semana transacta um projecto de resolução de «Os Verdes» visando afastar dos...
Nacional

Ilegalidades nas autarquias

Vários presidentes de câmara, entre as quais Fátima Felgueiras, foram alvos de investigação judicial no âmbito das suas actividades autárquicas, e alguns condenados pelos tribunais.

Lisboa regrediu

Os vereadores do PCP na Câmara de Lisboa acusam o executivo de Santana Lopes de ser responsável pelo agravamento da qualidade de vida dos lisboetas face à interrupção de serviços cruciais no município.

Marcha lenta de protesto

Mais de uma centena de caixas com «pilhas de razões» que justificam a oposição às portagens foi...
Europa

<i>Prestige</i> deverá ser investigado pelo PE

Os grupos europeus socialista, Verdes e Esquerda Unitária reuniram 214 assinaturas de eurodeputados para solicitar a criação de uma comissão no PE que investigue a catástrofe do Prestige.

Ecco tenta deslocalizar fábrica portuguesa

Ilda Figueiredo deslocou-se à fábrica de calçado Ecco, na sexta-feira, encontrando-se com os trabalhadores para dar conta das suas iniciativas no PE relacionadas com a ameaça de desemprego de 180 operários.

Internacional

Tropas dos EUA em todo o mundo

As inspecções da ONU no Iraque continuam a não revelar a existência de armas de destruição massiça, mas os EUA reforçam a sua presença militar na região.

O genocídio continua

«O assassinato de israelitas é um objectivo constante e permanente da cúpula da Autoridade Palestiniana», afirmou...

Powell quer «novo acordo»

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, defendeu, anteontem, a necessidade de um «novo acordo» para conter a...

Manifestação em Nicósia

Milhares de cipriotas turcos manifestaram-se, terça-feira, na parte Norte da capital, Nicosia, pela reunificação do...
Temas

A alma do grande escritor era vermelha

O aniversário da morte de Zola foi comemorado em França com dignidade. Além de sessões públicas que tiveram lugar em todo o país, a exposição na BnF, aberta ao público até ao próximo dia 19, atraiu milhões de visitantes. Em toda a França, Zola foi recordado, não só pela sua obra literária mas como um desassombrado polemista capaz de expor se, totalmente, pelas ideias que defendia e pelas lutas mais justas em que entendia participar. Também em Portugal, este aniversário marcante não passou completamente despercebido. Mas recordemos a maneira como o brilhante escritor que se apaixonou pelas causas das massas de trabalhadores ofendidos era dada a conhecer ao povo no Portugal salazarista.

O grito do anarquismo <br>não consciencializado

O livro de John Holloway começa com um grito. Na última página o autor continua gritando.

Grita em nome milhares de milhões contra a ordem injusta que o capitalismo impõe à humanidade.

Parece sincera a sua convicção de que o protesto, tal como o concebe, será a melhor opção para mudar a vida na Terra.

Mas John Holloway não tem resposta para as angustiantes perguntas que formula. Interroga-se enquanto avança no escuro. A mobilização dos povos é uma tarefa dificílima. Está preocupado porque sem ressonância o protesto, o grito, não funciona. E ele não conhece o caminho, embora sinta algum reconforto por saber que «o caminho é parte do próprio processo revolucionário».

 

Abastecimento de água<br>- um futuro de águas turvas

O futuro que se adivinha para o fornecimento domiciliário de água, bem que todos sabemos finito e essencial, poderá ser bem mais turvo do que gostaríamos e este país necessita.

Prosseguindo uma estratégia precisa e que remonta já a 1993, os diferentes Governos do PSD e do PS têm habilmente conduzido a sua postura no sentido da constituição de um verdadeiro império privado e todo poderoso, a quem se concederá o exclusivo da gestão e da exploração dos sistemas de captação e fornecimento «em alta» da água que se consumirá em quase todo o território.

Precisa‑se de Misericórdia nas Santas Casas...

A Santa Casa da Misericórdia foi criada tendo em vista cumprir com obras de misericórdia (espirituais e materiais), ajudando desta forma os mais carenciados, contudo, tem se assistido nos últimos tempos a uma constante falta de misericórdia das direcções deste tipo de instituição para com os seus funcionários.

Uma gota de água no Oceano

Uma abnegada vontade de ultrapassar as dificuldades por puro amor à arte, e o apoio determinado do Município de Almada ao Teatro, são a receita do sucesso da Companhia de Teatro de Almada. A celebrar 33 anos de vida, e na véspera de inauguração de novas instalações criadas pela autarquia, é o momento de fazer um balanço do trabalho. Na companhia desde a primeira hora, juntamente com muitos outros actores e profissionais do espectáculo, hoje consagrados, o director da Companhia, Joaquim Benite, conta-nos como têm sido três décadas de lutas pelo futuro do teatro em Portugal.

Argumentos
Religiões

Os Servos da Nova Ordem

As medidas avulsas e apressadas anunciadas pelo actual governo poderão parecer, no plano social, inconsequentes e insensatas. Com...
Ciência e Tecnologia

Empresas e Universidade

A minha insistência sobre o papel a desempenhar pelas empresas na área da I&D (Investigação &...

A semana em resumo