Nota do Secretariado do Comité Central

Que não falhe um contacto

Está em curso, desde o início deste mês, a acção de esclarecimento, decidida pela Conferência Nacional do Partido, para o esclarecimento da situação, actualização de dados e contactos e elevação da participação dos membros do Partido na vida partidária. O Secretariado do Comité Central emitiu, no dia 20 de Dezembro, uma nota (que a seguir transcrevemos), em que define algumas linhas de trabalho a que esta acção deverá obedecer.

«Camaradas

No seguimento das orientações do XVI Congresso do Partido, de «Prosseguir o esclarecimento da situação dos membros do Partido, acelerando este trabalho, sem limpezas administrativas, visando integrar aqueles que querem continuar ou restabelecer a sua ligação ao Partido e aproximar os efectivos contabilizados da realidade partidária.», a Conferencia Nacional do Partido decidiu lançar «uma acção em toda a organização partidária» com estes objectivos cuja concretização agora se inicia.

Esta acção visa três objectivos essenciais: O esclarecimento da situação face ao Partido; a actualização de dados e contactos dos membros do Partido e a elevação da participação de cada militante na vida partidária

A Campanha terá início em Janeiro de 2003 e deverá estar, no essencial, concluída até ao fim do ano. Tendo em conta que o objectivo é o contacto com todos os inscritos no Partido poderão ser estabelecidos objectivos intermédios onde se poderia considerar o contacto com uma determinada percentagem dos membros do partido até ao aniversário do Partido, outra até final de Junho e ainda outra até final de Setembro. Pode também ter interesse a definição de datas para completar este trabalho numa dada freguesia ou concelho associado à intervenção de equipas especificas que reforcem essa organização durante esse período de tempo.

Para esta acção de contacto será distribuída em elevado número, uma Ficha de contacto para actualização de dados, que será o elemento central desta campanha e que todos os membros do Partido deverão preencher. A Ficha será editada em triplicado (com químico), devendo o original ser enviado de imediato para o Gabinete de Organização Central, evitando acumulações nas organizações e ficando as cópias na organização (por exemplo: uma na DOR, outra na organização local/concelhia).

Tendo em conta o objectivo de contactar todos os cerca de 130.000 membros do Partido será fornecida durante o mês de Janeiro ás organizações uma listagem de todos os inscritos no Partido, a partir do Ficheiro Central.

Esta acção ultrapassa em muito aquilo que é o trabalho normal do Partido, devendo para lhe dar resposta serem tomadas medidas excepcionais de direcção aos vários níveis designadamente a criação de estruturas de acompanhamento e dinamização.

É necessário em cada Direcção Regional, grandes Concelhias e mesmo nalgumas organizações de Freguesia e de Empresa:

- Definir o camarada responsável pela dinamização da campanha.

- Criar organismos para o acompanhamento regular do seu andamento.

- Constituir grupos de trabalho e equipas responsáveis pela localização de membros do partido, através de listas e contactos telefónicos, de consulta aos cadernos eleitorais e incluindo novas possibilidades com a utilização da Internet.

- Criar um número suficiente de equipas para a realização de acções de contacto no terreno, que a par do envolvimento da generalidade dos quadros e da organização do Partido contribuam para tornar possível atingir os objectivos a que nos propomos. É conveniente considerar camaradas com disponibilidade e condições necessárias para este tipo de trabalho.

No âmbito desta acção um dos aspectos que merece atenção é o pagamento das quotizações dos membros do Partido com o valor político e económico que tem para o Partido. Nesse sentido, e continuando a colocar como forma essencial o pagamento das quotizações por via da organização (iniciativa dos militantes e alargamento do número de camaradas que se encarregam deste trabalho), entende-se ser adequado recorrer em mais larga escala ao pagamento por transferência bancária (com pagamento trimestral quando isso permite baixar os custos da operação) e criaram-se também condições para o seu pagamento por Multibanco.

A preparação do contacto com cada membro do Partido é fundamental. Para concretizar os objectivos e aproveitar devidamente o contacto com tão elevado numero de membros do partido, é indispensável preparar previamente em cada Direcção Regional, Comissão Concelhia, de Freguesia e Local, em cada organismo de Sector ou de Empresa as questões concretas a tratar com cada camarada e de que são exemplo:

- Apurar as tarefas regulares que poderão ser propostas a cada camarada.

- Indicar qual a reunião regular do Partido em que pode participar, nomeadamente a data do plenário mensal da sua organização.

- Referir o organismo que se propõe para a sua integração.

- Levar para os contactos os cartões do Partido ainda por distribuir de modo a proceder à sua entrega nos casos onde ainda não tenha sido feita.

- Estabelecer com cada camarada a forma de pagamento regular da Quota ( indicando onde pode pagar, quem é o camarada que recebe, nos casos de pagamento por Transferencia Bancaria assegurar no momento o preenchimento dos impressos necessários, informar quando a opção for o pagamento por Multibanco sobre os procedimentos a adoptar).

- Colocar a cada camarada a proposta de aumento do valor da sua quota, tendo em conta a situação de cada um e pondo como referencia 1% da remuneração mensal (próximo do que se pratica nos Sindicatos)

- Fazer o levantamento prévio da situação do pagamento das quotizações de maneira a aproveitar o contacto para recebimento de quotização em atraso, admitindo situações de pagamento diferenciadas que resolvam a questão dos atrasados, uma vez que o mais importante é assegurar o pagamento regular após o contacto.

- Procurar alargar a compra do «Avante» e de «O Militante», estabelecendo com cada camarada onde os pode levantar, a quem e onde os paga. Nos casos em que isso não seja possível e a opção seja a assinatura, assegurar o preenchimento dos impressos necessários e receber a importância correspondente.

- Informar quem é o camarada da sua organização que pode contactar para o tratamento de questões da vida partidária.

- No contacto pode ser ainda útil aprofundar o conhecimento de problemas locais, da Empresa ou sector.

Além das fichas de actualização de dados e das listagens de inscritos no Partido serão fornecidos às organizações outros materiais como impressos para Assinatura do «Avante!» e do «Militante», impressos para o «Pagamento de Quotas por Transferencia Bancaria» e instruções para o «Pagamento de Quotas no Multibanco». Paralelamente será distribuída uma nova ficha de adesão ao Partido, para que os dados dos novos inscritos sejam os mesmos que se pedem na actualização.



Mais artigos de: PCP

Sempre os mesmos a pagar

A Comissão Política do PCP analisou as subidas significativas dos preços de bens e serviços essenciais que têm vindo a ser noticiados, concluindo com segurança que «os sacrifícios não são para todos».

Morreu João Amaral

Com 59 anos de idade, João Amaral faleceu na passada sexta-feira. Tendo entrado para o PCP em 1967, João Amaral participou no movimento estudantil na Universidade de Coimbra, foi assessor da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos do Porto e desempenhou, logo a seguir ao 25 de Abril,...

Desconhecimento «arrasador»

A propósito das afirmações de Luís Marques Guedes, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, que apresentou como grande inovação a defesa da «realização anual de auditorias anuais obrigatórias requeridas pelo Tribunal Constitucional» tanto...

Desânimo aumenta

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, reunida na quinta-feira passada, para analisar a situação da agricultura na região, decidiu tornar públicas as suas preocupações relativamente à situação que os produtores de leite estão a viver.

Confusão reina no PS

A serem verdade as afirmações do presidente da Distrital do PS/Porto, noticiadas pelo Público de quinta-feira, comparando a actuação da Polícia Judiciária à da PIDE no caso Fátima Felgueiras, Narciso Miranda está não só a insultar as...

Propaganda enganosa em Silves

Por sua vez, a Comissão Concelhia de Silves do PCP acusa a presidente da Câmara Municipal, Isabel Soares, de ter feito propaganda enganosa, ao afirmar «categoricamente» e «em jeito de auto-elogio» que o traçado entre o Porto de Lagos e Silves e desta cidade a Messines,...