Manifestação em Nicósia

Milhares de cipriotas turcos manifestaram-se, terça-feira, na parte Norte da capital, Nicosia, pela reunificação do país, dividido há cerca de 30 anos. Os organizadores referem que esta manifestação teve mais afluência do que outra semelhante que se realizou o mês passado e juntou mais de 30 mil pessoas.

Estes protestos vão aumentar a pressão sobre o líder cipriota turco, Rauf Denktash, para aceitar a mais recente proposta das Nações Unidas para a reunificação da ilha. Tanto os manifestantes como figuras da oposição acusam Dentkash de obstruir as tentativas da ONU para reunificar o país.

O delegado da ONU para a questão de Chipre, Alvaro de Soto, fez recentemente mais um apelo para o acordo entre os líderes cipriotas sobre a proposta das Nações Unidas. O líder cipriota turco, Rauf Denktash, e cipriota grego, Glafcos Clerides, reuniram-se quarta-feira e têm até ao dia 28 de Fevereiro para chegar a um consenso.

Alvaro de Soto está encarregado de conseguir um acordo de paz entre as duas partes, algo que não foi alcançado em Dezembro no encontro promovido pela União Europeia em Copenhaga. Segundo o diplomata, «a escolha é entre este plano, que ainda pode precisar de alguns ajustes aqui e ali, ou nenhum plano».

Se a proposta de acordo for aceite será realizado um referendo em toda a ilha no dia 30 de Março. Se os cipriotas rejeitarem a proposta poderão ver em risco a possibilidade de entrarem para a União Europeia. Sem o consentimento da zona turca, apenas os dois terços do país geridos por cipriotas gregos têm garantida a entrada na UE.

 



Mais artigos de: Internacional

Tropas dos EUA em todo o mundo

As inspecções da ONU no Iraque continuam a não revelar a existência de armas de destruição massiça, mas os EUA reforçam a sua presença militar na região.

Parar a guerra antes que comece!

As mais de duas dezenas de partidos de esquerda que participaram no Fórum manifestaram a sua viva preocupação face à perspectiva de guerra decidida pelo presidente Bush contra o Iraque. Na iniciativa, em que o PCP esteve representado por Albano Nunes, membro do Secretariado do PCP, os...

Illinois acaba com pena de morte

A Amnistia Internacional (AI) saudou a decisão do governador de Illinois, George Ryan, de comutar em prisão perpétua a pena de 156 condenados à pena de morte, e instou o presidente Bush a acabar com a pena capital em todo o país. Ryan anunciou a decisão no sábado,...

O genocídio continua

«O assassinato de israelitas é um objectivo constante e permanente da cúpula da Autoridade Palestiniana», afirmou há dias o primeiro-ministro Ariel Sharon. Os factos mostram uma realidade bem diferente, como testemunha o balanço possível dos últimos dias de 2002. Em...

Powell quer «novo acordo»

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, defendeu, anteontem, a necessidade de um «novo acordo» para conter a capacidade da Coreia do Norte na produção de armas nucleares. O acordo estabelecido em 1994 entre os Estados Unidos (administração Bill Clinton) e a...