Sindicatos do comércio preparam contestação
Cerca de duzentos dirigentes e delegados sindicais do comércio, escritórios e serviços do CESP e do CESNORTE estiveram reunidos no passado dia 7, em Coimbra, com o objectivo de analisar as lutas travadas, com realce para a greve geral, e preparar o novo ano de contestação à política do Governo.
Na reunião, onde ficaram definidas as linhas de acção para 2003, decidiu-se pelo prosseguimento do esclarecimento, debate e luta contra o pacote laboral «por todas as formas e meios que as estruturas, aos vários níveis, decidam». O impulso à mobilização e luta nos locais de trabalho, empresas e sectores pela actualização e melhoria dos salários, negociação colectiva e aplicação dos direitos foi outra das linhas aprovadas, a par do aprofundamento do esclarecimento sobre as políticas governamentais conducentes à privatização da segurança social e da saúde.
Os dirigentes e delegados sindicais do CESP e do CESNORTE consideram indispensável o reforço da ligação aos trabalhadores nos locais de trabalho, por intermédio de reuniões periódicas nas empresas, essencial para garantir o necessário esclarecimento e mobilização para a luta, ainda para mais num sector marcado pelo trabalho precário e pela repressão. Este trabalho ganhará agora um novo fôlego, num momento em que se prepara o que se espera ser uma grande acção de luta contra pacote laboral e por políticas salariais e sociais justas: a manifestação nacional do próximo dia 8 de Fevereiro.