Intensificar a luta
A promessa deixada pela CGTP de prosseguir e intensificar o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores para a luta contra o pacote laboral já está a ser cumprida. Marcado para ontem, dia da discussão parlamentar do documento, estava um encontro nacional de activistas, delegados e dirigentes sindicais, para o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Os sindicalistas presentes no encontro participariam depois na tribuna pública contra o pacote laboral, realizada junto à Assembleia da República. Esta grande acção de luta antecede a manifestação nacional, marcada para 8 de Fevereiro para Lisboa.
A União de Sindicatos de Lisboa promoveu, no passado dia 8, para assinalar o final do processo de discussão pública, uma acção de protesto no Largo de são Bento. Esta acção constou da inauguração do «monumento do parecer público sobre o pacote laboral». A USL exige a retirada da proposta de lei, argumentando que esta tem como objectivo aumentar a exploração dos trabalhadores, desregulamentar o mercado de trabalho e desumanizar as relações laborais.
No final, os sindicalistas entregaram cópias de pareceres contrários à proposta de lei, elaborados e aprovados pelas diversas organizações representativas e por plenários de trabalhadores.