Editorial

NECESSÁRIA E POSSÍVEL

O desfile realizado na passada quinta-feira, em Lisboa, constituiu um momento alto da Campanha Nacional «por uma política...
Opinião
Actual

«Fellows bilderberger»

O Portugal News, jornal de língua inglesa mais lido no país, com conexões e interesses significativos das potências...
Actual

«Terroristas»

O primeiro-ministro turco, Erdogan, tratou de «terroristas» os milhares e milhares de manifestantes que, em diversas cidades do...
Actual

Logo agora...

Os portugueses descobriram a semana passada que Vítor Gaspar, quando confrontado com a crua realidade do País, dispõe de...
A talhe de foice

O rei vai nu

As cerimónias do 10 de Junho, ocorridas esta semana em Elvas, mostraram duas coisas: o Presidente Cavaco Silva a explicar ao...
PCP

Dar mais força à luta

Tivemos razão quando nos opusemos à adesão à CEE; quando afirmámos que o País não tinha interesse nem condições para aderir ao euro; tivemos razão quando ao longo dos anos demos combate à política de direita levada a cabo por diferentes protagonistas.

Crónica Internacional

A Turquia mudará?

Ao momento da redacção deste artigo recebemos as notícias de uma nova onda de repressão da musculada...
Em Foco

Uma justa e merecida homenagem

«Avenida Álvaro Cunhal, Secretário-geral do Partido Comunista Português, 1913-2005», lê-se na placa toponímica da nova artéria da cidade de Lisboa, na freguesia do Lumiar, inaugurada no sábado por Jerónimo de Sousa, pelo presidente da Câmara Municipal da capital, António Costa, e pela irmã do homenageado, Maria Eugénia Cunhal. 

Avenidas, ruas e parques

Não é só Lisboa a ter o nome de Álvaro Cunhal inscrito na sua toponímia. Logo em 2007, a sua terra natal,...

Tempo de grandes e decisivos combates

O combativo desfile que percorreu no dia 6 as ruas da Baixa lisboeta assinalou o fim da campanha do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda» que, nos últimos meses, contribuiu para consolidar em muitos milhares de portugueses a convicção de que é necessário e possível construir um País mais justo, soberano e desenvolvido. A campanha pode ter terminado, mas a luta por tal política e por um governo capaz de a concretizar prossegue e tem na greve geral de dia 27 um momento fundamental. Com os comunistas na primeira linha. 

PCP

Alentejo evoca Álvaro Cunhal

O espectáculo que se realiza às 21 horas de sábado, 15, na Casa da Cultura de Beja promete emocionar os presentes ao evocar uma das figuras mais destacadas para a luta do povo da região.

Demissão do Governo é passo essencial

A luta pela demissão do Governo e por uma alternativa patriótica e de esquerda foram temas em destaque no comício de sábado em São João da Madeira.

Tarefas fundamentais

O Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, recebeu o quarto convívio regional anual de militantes com...

Intimidação não resulta

Não há intimidação ou repressão que possa condicionar a luta dos trabalhadores e do povo. Esta foi a...

Vitivinicultores arruinados

As direcções regionais do PCP de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, acompanhadas por Agostinho Lopes, do Comité...

Ofensa à democracia

O PCP promoveu no sábado, em Braga, um protesto contra a instalação numa rotunda da cidade de uma estátua do...
Trabalhadores

Greve geral a crescer

Os motivos para o protesto dos trabalhadores são tão fortes, que nem os TSD conseguem apelar a que não façam greve os inscritos no partido do Governo.

Um êxito

A greve dos professores ao serviço de avaliações adiou quase todas as reuniões previstas no primeiro dia.

Unidade reforçada na PT

Nas eleições para a Comissão de Trabalhadores da PT Comunicações, a Lista A obteve 2740 votos, correspondentes a dez membros da CT, enquanto a Lista B, com 439 votos, elegeu um candidato.

Resistir e persistir

Ao poder patronal, que a fraca fiscalização deixa tantas vezes impune, os trabalhadores opõem a sua unidade e resistência, apesar das muitas pressões para que não se organizem nem lutem.

Forte adesão pelos CTT

Foto LUSA O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações e a Fectrans...

Resultados na CM Lisboa

A marcação pelos sindicatos da CGTP-IN (STML e STAL) de uma greve alternada na Câmara Municipal de Lisboa, que no dia 14...

Encontro de aposentados

Os participantes no 1.º Encontro de Aposentados da Administração Pública, realizado em Lisboa, no dia 5,...

Não docentes

No dia 7, a FNSFP/CGTP-IN promoveu um plenário nacional de representantes dos trabalhadores não docentes dos jardins de...

Solvay tem que ficar

«A fábrica da Solvay deve continuar em Portugal, onde permanece há 75 anos», defendeu a Fiequimetal/CGTP-IN,...
Assembleia da República

Mais do mesmo para pior

O Parlamento aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra das bancada da oposição, o Rectificativo ao OE de 2013. É o aprofundar dos «cortes da austeridade», dos despedimentos, da rota de desastre, acusa o PCP.

Agravar o já insuportável

Conjuntamente com o Rectificativo os deputados debateram o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) onde o Governo aponta o...

Não nos roubarão o futuro

O Governo comporta-se como «capataz» da banca, dos grupos grupos económicos e da troika estrangeira, e não hesita em aplicar uma política impiedosa contra o povo.

Mais pobreza e exclusão social

As políticas de emprego e combate à exclusão social estiveram na passada semana em destaque no Parlamento, deixando à vista a política de terrorismo social deste Governo.

Defender o ensino público

O PCP realizou no passado dia 4, no Parlamento, uma audição pública sobre o regime jurídico das...

Desatar os acessos

A construção de um novo acesso rodoviário ao porto comercial de Viana do Castelo, promessa com mais de uma década...
Nacional

Retomar os valores de Abril

A CDU apresentou anteontem os primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Évora. A iniciativa decorreu na Praça do Sertório, perante 500 pessoas, e teve a participação de Jerónimo de Sousa.

Cresce a CDU

Sob o lema «Confiança na CDU», realizou-se, sexta-feira, na Baixa da Banheira, um comício, onde foram apresentados os cabeças de lista da CDU às câmaras e assembleias municipais da região de Setúbal.

Construir o Barreiro com todos!

Cerca de 700 pessoas, entre militantes e simpatizantes da CDU, participaram, no dia 1, na apresentação dos candidatos à Câmara Municipal e às juntas de freguesia do concelho do Barreiro.

«É tempo de mudança»

Centenas de pessoas participaram, no dia 2 de Junho, na apresentação dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Grândola.

Pôr Sines no rumo certo

Também em Sines, a CDU é a única força política com capacidade de inverter o actual caminho de desastre, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural do concelho, o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Prioridade em Beja

No dia 1 de Junho, na presença de mais de cinco centenas de apoiantes e do Secretário-geral do...

Mais CDU

Após discussão alargada no âmbito dos partidos que sustentam a candidatura da CDU, foram anunciados, na passada semana,...

Vasco Gonçalves vive

Dezenas de pessoas participaram, na manhã de terça-feira, na romagem à campa do General Vasco...

Campos de Férias

A Associação os Pioneiros de Portugal vai realizar, de 7 a 20 de Julho, no Parque de Campismo da Praia da Galé, em...
Europa

Trabalho contra Di Rupo

Cerca de 35 mil belgas manifestaram-se, dia 6, pela terceira vez em três, meses contra o congelamento dos salários e o nivelamento dos direitos por baixo.

Direito à habitação

A Plataforma dos Afectados pela Hipoteca (PAH) de Espanha foi distinguida, dia 6, com um prémio do Parlamento Europeu pela sua actividade em defesa do direito à habitação.

ERT encerrada

O governo grego encerrou a televisão e rádio públicas do país. A ERT deixou de emitir sinal às 23h00...

Alerta na banca

Já depois de ter destinado muitos milhares de milhões de euros para salvar a banca, em Junho do ano passado, o governo espanhol...
Internacional

Governo reprime

Ao 12.º dia de protestos na Turquia, a polícia voltou a carregar com brutalidade sobre milhares de turcos na Praça Taksim, procurando abafar o centro da revolta popular que varre o país.

Atentados à paz

Grupos paramilitares foram capturados pelas autoridades venezuelanas, que acusam a direita de prosseguir, com apoio externo, a campanha de desestabilização do país.

Big Brother

O norte-americano que revelou o programa confidencial de vigilância das comunicações operado pela Agência Nacional...

Maioria ao lado de Assad

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, conta com o apoio de 70 por cento da população, segundo...

Fome pode agravar-se

A Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que os preços dos...
Temas

A solidariedade<br> com a Palestina <br>é mais necessária<br> do que nunca

Só a pressão internacional e a solidariedade dos povos podem travar a política sionista de Israel e garantir os direitos dos palestinianos, sublinhou Akel Taqz, do Comité Palestiniano para a Paz e a Solidariedade, que à margem das reuniões do Secretariado e da Região Europa do Conselho Mundial da Paz, realizadas no primeiro fim-de-semana de Junho, no Seixal, concedeu uma entrevista ao Avante!.

Argumentos
TVisto

A Festa

«Já chegou o 10 de Junho», como há uns anos cantou Carlos Tê pela voz de Rui Veloso numa canção...
Pontos Cardeais

«A Imensa Boca Desta Angústia»

O último livro de Urbano Tavares Rodrigues A obra de Urbano Tavares Rodrigues desde meados do século passado até hoje...
Gastronomias

O Pide da Trindade

Ao meu amigo Lula (Chaves-Lisboa ) e à sua verborreia maravilhosa A Cervejaria Trindade, em Lisboa nunca foi um templo...
Aconteceu

Cinema perde espectadores

As salas de cinema perderam este ano cerca de 930 mil espectadores e 5,6 milhões de euros de receita de bilheteira em...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Sexta-feira, 14...

A semana em resumo

Frases

“E, enfim, uma entidade oficial [o FMI] produz um 'mea culpa' sobre a crise da...