Vasco Gonçalves vive

Dezenas de pessoas participaram, na manhã de terça-feira, na romagem à campa do General Vasco Gonçalves, do cemitério do Alto de São João em Lisboa, por ocasião do oitavo aniversário do seu desaparecimento. A iniciativa foi promovida pela Associação Conquistas da Revolução.

Junto ao local da evocação, o presidente da associação, Manuel Bacelar Begonha, realçou que a vida de um homem «vale pelo seu sonho e pela sua obra». Com Vasco Gonçalves, prosseguiu, «vivemos a única época da nossa história moderna em que as pessoas acreditaram que seria possível mudar a vida pelas suas próprias mãos» e dele retemos o seu mais importante legado: as conquistas sociais e políticas que foram conseguidas durante a Revolução.

Se com o Companheiro Vasco Portugal encetou uma «política patriótica e de defesa da dignidade do homem», afirmou Manuel Begonha, hoje o Governo tenta «impor um clima de medo e de incerteza para mais facilmente impor a violência das suas medidas, prioritariamente sobre os mais desprotegidos»; se com Vasco Gonçalves o governo era uma «promessa de um País decente, fraterno e progressivo», o presente é um «factor de instabilidade, especializado em tornar medidas provisórias em permanentes, insistindo em forçar a aprovação de decisões anti-constitucionais».

Realçando a clareza e transparência da política económica e financeira dos quatro governos dirigidos por Vasco Gonçalves, o presidente da Associação Conquistas da Revolução enalteceu ainda a sua sobriedade e discrição, que acumulava com a sua capacidade para enfrentar com franqueza e frontalidade situações adversas. No final da sua intervenção, Manuel Begonha citou o próprio general do povo, que considerava gratificante o facto de ter despertado sentimentos contraditórios, pois tal significava que «a política de que procurei ser obreiro estava no caminho certo da libertação das classes mais desfavorecidas da nossa sociedade, dos pobres, dos humildes, dos explorados e dos que não têm voz».



Mais artigos de: Nacional

Retomar os valores de Abril

A CDU apresentou anteontem os primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Évora. A iniciativa decorreu na Praça do Sertório, perante 500 pessoas, e teve a participação de Jerónimo de Sousa.

Cresce a CDU

Sob o lema «Confiança na CDU», realizou-se, sexta-feira, na Baixa da Banheira, um comício, onde foram apresentados os cabeças de lista da CDU às câmaras e assembleias municipais da região de Setúbal.

Construir o Barreiro com todos!

Cerca de 700 pessoas, entre militantes e simpatizantes da CDU, participaram, no dia 1, na apresentação dos candidatos à Câmara Municipal e às juntas de freguesia do concelho do Barreiro.

«É tempo de mudança»

Centenas de pessoas participaram, no dia 2 de Junho, na apresentação dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Grândola.

Pôr Sines no rumo certo

Também em Sines, a CDU é a única força política com capacidade de inverter o actual caminho de desastre, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural do concelho, o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Prioridade em Beja

No dia 1 de Junho, na presença de mais de cinco centenas de apoiantes e do Secretário-geral do PCP, foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara (João Rocha, Vítor Picado, Sónia Calvário e Manuel Oliveira), e à...

É tempo de mudar em Guimarães

No dia 31 de Maio foi apresentada, em conferência de imprensa, a mandatária da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Guimarães: Ana Amélia Mota Guimarães, 46 anos, professora na EB 2,3/S Santos Simões. Na sua intervenção, a...

Mais CDU

Após discussão alargada no âmbito dos partidos que sustentam a candidatura da CDU, foram anunciados, na passada semana, José Luís Ribeiro Pereira e José da Costa Fernandes, como os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Vieira do Minho. Na...

Campos de Férias

A Associação os Pioneiros de Portugal vai realizar, de 7 a 20 de Julho, no Parque de Campismo da Praia da Galé, em Melides, concelho de Grândola, os Campos de Férias de Verão, que, este ano, terão como tema central «O Trabalho». A iniciativa permite às...