Manifestante preso em Leiria

Intimidação não resulta

Não há intimidação ou repressão que possa condicionar a luta dos trabalhadores e do povo. Esta foi a garantia deixada pelo Executivo da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP reagindo à detenção ilegal de um manifestante que exigiu a demissão do Governo numa manifestação popular realizada no dia 4 em Leiria, aquando da visita a essa cidade dos ministros Assunção Cristas e Álvaro Santos Pereira.

Condenando a actuação do corpo de protecção pessoal da ministra da Agricultura, que provocou e agrediu manifestantes pacíficos, condicionando dessa forma, e pela força, o «livre exercício do direito constitucional de manifestação», o PCP repudia igualmente a actuação da PSP que agiu de forma conivente com a acção «desproporcionada, ilegal e imprópria» de um corpo de protecção pessoal. A PSP, acrescentou ainda o PCP, participou activamente na «imobilização, prisão e condução para a esquadra de polícia do manifestante Manuel Cruz que, na altura, e de forma claramente pacífica e legal, ostentava um cartaz que exigia a demissão do Governo».

A atitude do corpo de protecção pessoal da ministra e da polícia configuram, para o PCP, uma «actuação à margem da lei e em desrespeito pelos direitos constitucionais dos manifestantes». A decisão de levar a julgamento Manuel Cruz, «com base em falsas acusações e deturpações de factos, constitui um lamentável acto de intimidação e de tentativa de encobrimento da actuação das forças de segurança», realça o PCP, apelando à expressão da solidariedade para com arguido no dia do seu julgamento, a 24 de Junho.

O Grupo Parlamentar do PCP já questionou o Ministério da Administração Interna acerca da atitude das forças de segurança, nomeadamente se houve ordens de reprimir protestos como o de dia 4 em Leiria e se se procedeu à identificação do segurança que agrediu Manuel Cruz. 



Mais artigos de: PCP

Alentejo evoca Álvaro Cunhal

O espectáculo que se realiza às 21 horas de sábado, 15, na Casa da Cultura de Beja promete emocionar os presentes ao evocar uma das figuras mais destacadas para a luta do povo da região.

Demissão do Governo é passo essencial

A luta pela demissão do Governo e por uma alternativa patriótica e de esquerda foram temas em destaque no comício de sábado em São João da Madeira.

Tarefas fundamentais

O Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, recebeu o quarto convívio regional anual de militantes com tarefas de fundos e difusores do Avante!, que contou com a participação de uma centena de pessoas. Nesta iniciativa, houve lugar para o convívio, a...

Vitivinicultores arruinados

As direcções regionais do PCP de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, acompanhadas por Agostinho Lopes, do Comité Central, promoveram na semana passada uma visita aos principais concelhos da região do Douro, com a finalidade de ouvir os agricultores e as instituições...

Ofensa à democracia

O PCP promoveu no sábado, em Braga, um protesto contra a instalação numa rotunda da cidade de uma estátua do cónego Melo, figura destacada da contra-revolução. Na acção, os comunistas plantaram cravos no local onde está previsto que a estátua...