Vitivinicultores arruinados

As di­rec­ções re­gi­o­nais do PCP de Vila Real, Bra­gança, Viseu e Guarda, acom­pa­nhadas por Agos­tinho Lopes, do Co­mité Cen­tral, pro­mo­veram na se­mana pas­sada uma vi­sita aos prin­ci­pais con­ce­lhos da re­gião do Douro, com a fi­na­li­dade de ouvir os agri­cul­tores e as ins­ti­tui­ções li­gadas à vi­ti­vi­ni­cul­tura da­quela re­gião.

No se­gui­mento destes con­tactos, os co­mu­nistas con­cluem que dois anos de Go­verno PSD/​CDS le­varam à ruída os cerca de 40 mil vi­ti­vi­ni­cul­tores du­ri­enses: con­ti­nuou a baixa dos preços do vinho tra­tado e do vinho de mesa/​vinho de pasto, preços estes que nem pagam a vin­dima; con­ti­nuou a re­dução do be­ne­fício (só em 2011 cor­taram 25 mil pipas); o preço dos fac­tores de pro­dução não parou de au­mentar. Como con­sequência disto, acres­centam as es­tru­turas par­ti­dá­rias, os agri­cul­tores «per­deram cerca de 60 por cento dos seus ren­di­mentos e estão hoje sem con­di­ções para pa­garem os em­prés­timos con­traídos para re­plan­tação dos seus vi­nhedos».

Acu­sando o ac­tual Go­verno de ter feito pelo Douro o mesmo que o seu an­te­cessor, ou seja nada, as di­rec­ções re­gi­o­nais do Par­tido dei­xaram um apelo aos du­ri­enses para que não voltem a apoiar os par­tidos que, à vez, os têm con­du­zido à ruína – PS, PSD e CDS – op­tando por dar mais força ao PCP, por mais be­ne­fício e me­lhores preços da pro­dução e pela vi­a­bi­li­zação da Casa do Douro.



Mais artigos de: PCP

Alentejo evoca Álvaro Cunhal

O es­pec­tá­culo que se re­a­liza às 21 horas de sá­bado, 15, na Casa da Cul­tura de Beja pro­mete emo­ci­onar os pre­sentes ao evocar uma das fi­guras mais des­ta­cadas para a luta do povo da re­gião.

Demissão do Governo é passo essencial

A luta pela de­missão do Go­verno e por uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda foram temas em des­taque no co­mício de sá­bado em São João da Ma­deira.

Tarefas fundamentais

O Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, recebeu o quarto convívio regional anual de militantes com tarefas de fundos e difusores do Avante!, que contou com a participação de uma centena de pessoas. Nesta iniciativa, houve lugar para o convívio, a...

Intimidação não resulta

Não há intimidação ou repressão que possa condicionar a luta dos trabalhadores e do povo. Esta foi a garantia deixada pelo Executivo da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP reagindo à detenção ilegal de um manifestante que...

Ofensa à democracia

O PCP promoveu no sábado, em Braga, um protesto contra a instalação numa rotunda da cidade de uma estátua do cónego Melo, figura destacada da contra-revolução. Na acção, os comunistas plantaram cravos no local onde está previsto que a estátua...