Fome pode agravar-se

A Agência das Na­ções Unidas para a Ali­men­tação e Agri­cul­tura (FAO) es­tima que os preços dos ali­mentos possam vir a au­mentar entre 10 e 40 por cento du­rante a pró­xima dé­cada. A pres­si­onar a in­flação está o au­mento da pro­cura nos países emer­gentes fruto da me­lhoria do poder de compra das ca­madas po­pu­lares sem um acom­pa­nha­mento con­co­mi­tante da oferta.

Numa outra pers­pec­tiva, o Pro­grama da ONU para o Meio Am­bi­ente ad­vertiu, no final da se­mana pas­sada, que cerca de um terço dos bens ali­men­tares pro­du­zidos no mundo são des­per­di­çados, facto que «com­plica a ta­refa e re­duzir a fome e a des­nu­trição e sa­tis­fazer uma po­pu­lação em rá­pido cres­ci­mento».

Na Eu­ropa, Amé­rica do Norte e Aus­trália, mais de me­tade do des­per­dício ocorre na fase do con­sumo, en­quanto que nos países ditos em vias de de­sen­vol­vi­mento, dois terços das perdas dão-se na etapa de ar­ma­ze­na­mento.

A FAO es­tima que, em todo o pla­neta, cerca de dois mil mi­lhões de seres hu­manos so­frem de pelo menos um tipo de ca­rência nu­tri­ci­onal e que o custo deste fla­gelo é de 3,5 bi­liões de dó­lares. 26 por cento dos me­nores de cinco anos sofre de atraso no cres­ci­mento de­vido a de­fi­ci­ên­cias ali­men­tares.



Mais artigos de: Internacional

Governo reprime

Ao 12.º dia de pro­testos na Tur­quia, a po­lícia voltou a car­regar com bru­ta­li­dade sobre mi­lhares de turcos na Praça Taksim, pro­cu­rando abafar o centro da re­volta po­pular que varre o país.

Atentados à paz

Grupos pa­ra­mi­li­tares foram cap­tu­rados pelas au­to­ri­dades ve­ne­zu­e­lanas, que acusam a di­reita de pros­se­guir, com apoio ex­terno, a cam­panha de de­ses­ta­bi­li­zação do país.

«Flores de nenúfar» dos EUA em África

Os Estados Unidos estão a alargar a presença militar em África, numa estratégia de controlo das matérias-primas, em especial do petróleo. Há notícias de que o Pentágono quer estabelecer uma «estação de monitorização»...

Big Brother

O norte-americano que revelou o programa confidencial de vigilância das comunicações operado pela Agência Nacional de Segurança (NSA) poderá pedir asilo político. Alojado em Hong Kong desde 20 de Maio, quando abandonou o Havai depois de copiar os últimos dados...

Maioria ao lado de Assad

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, conta com o apoio de 70 por cento da população, segundo informações recolhidas pela NATO junto de organizações consideradas opositoras ao regime, difundidas pelo World Tribune. Dois anos depois do início da...