Construir o Barreiro com todos!
Cerca de 700 pessoas, entre militantes e simpatizantes da CDU, participaram, no dia 1, na apresentação dos candidatos à Câmara Municipal e às juntas de freguesia do concelho do Barreiro.
Conseguimos realizar investimentos importantes nos últimos anos
No Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste foram apresentados, após o jantar, Vicente Figueira, António José Escaleira e Ana Porfírio, respectivamente candidatos à Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, à União das Freguesias de Palhais e Coina e à União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.
Para a Câmara, a lista é composta, do primeiro ao sexto lugar, por Carlos Humberto Carvalho, Sofia Martins, Regina Janeiro, Rui Lopo, Sónia Lobo e Pedro Estrela.
Na sessão, presidida pelo mandatário concelhio da CDU, Álvaro Gaspar, participaram Rita Morais, da JCP e da Juventude CDU, Antonieta Oliveira, do Executivo da Comissão Concelhia do PCP, Vírgolino Rodrigo, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, Hélio Bexiga, da Comissão Directiva Nacional da Intervenção Democrática, Susana Silva, da Direcção Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», e Jorge Pires, da Comissão Política do Comité Central do PCP. A animação musical esteve a cargo de Rui Custo e Toni da Costa.
Construção colectiva
Na iniciativa onde se apresentou a «equipa para o presente e o futuro da nossa terra», Carlos Humberto Carvalho, cabeça de lista à Câmara do Barreiro, começou por dizer que «as listas das freguesias, bem como as listas da Assembleia e Câmara Municipal, formam uma peça única em defesa do Barreiro, do desenvolvimento e do bem-estar das nossas populações». «Seis listas, centenas de candidatos, dezenas de eleitos, milhares de militantes e activistas formam esse todo unido, combativo e confiante», salientou.
Referindo-se aos últimos oito ano de gestão CDU, assim como ao trabalho realizado pós 25 de Abril, o candidato salientou: «Conseguimos realizar investimentos importantes nos últimos anos na qualificação de espaços, alcançámos prémios e prestígio, por isso é ainda mais premente o aprofundamento e a consolidação de uma estratégia sólida que determine o caminho a percorrer para os próximos anos. Uma visão que permita congregar esforços e unir a sociedade para a construção, para a consolidação, de um identitário comum com vantagens para o concelho e para todos.»
Neste sentido, o compromisso eleitoral da CDU será, prometeu Carlos Humberto Carvalho, uma «construção colectiva» com instituições, associações, IPSS, clubes e colectividades, trabalhadores, empresários e suas associações, com gentes das artes, da cultura e do desporto. «A todos queremos ouvir. Com todos queremos dialogar. Com todos queremos construir o futuro do Barreiro. Um futuro feliz e promissor», afirmou.
«Novo desafio»
António Escaleira, cabeça de lista à União das Freguesias de Palhais e Coina, salientou, por seu lado, que nestas eleições a CDU vai enfrentar um « novo desafio», decorrente da agregação de freguesias, que «nos foi imposta por um Governo autista e servil, com absoluto desprezo pela vontade e pelos interesses dos principais interessados». «Trata-se de uma fúria revanchista contra as freguesias, na busca de um rápido e brutal retrocesso, visando o regresso à estrutura administrativa anterior à Revolução de Abril, de que o Poder Local democrático continua a ser uma das mais importantes conquistas», acusou o candidato.