Editorial

E NO DIA 2 A LUTA CONTINUA

Sábado é dia de luta. É dia de, em todos os distritos do País, os trabalhadores e as populações...
Opinião
Actual

Da bolha ao referendo

A «bolha» de investigadores referenciada esta semana pela secretária de Estado da Ciência Leonor Parreira e o...
Actual

1914-1918

Passam 100 anos sobre o início da I Grande Guerra (1914-1918). Para os comunistas e para a toda humanidade progressista os...
A talhe de foice

A memória

Desde o «Processo Casa Pia» que a expressão jurídica «Registo para memória futura» se tornou...
Crónica Internacional

Uma luta heróica

Da Colômbia habituámo-nos há muito a receber notícias de luta popular persistente e corajosa e de cruel...
PCP

A Revolta de 31 de Janeiro

Há 123 anos, o País estava subordinado ao imperialismo e à mercê da especulação financeira, o custo de vida agravava-se constantemente e o regime estava desacreditado na sequência da alternância de dois partidos que seguiam a mesma política de favorecimento a um punhado de capitalistas, enquanto o povo se confrontava com dificuldades crescentes e o País se afundava.

Em Foco

O que devemos a Lénine

Por ocasião do 90.º aniversário da morte de Lénine, ocorrida a 21 de Janeiro de 1924, publicamos nesta edição um texto de Álvaro Cunhal escrito a propósito de uma outra efeméride – o centenário do nascimento de Vladimir Ilyitch Uliánov – e publicado no «Pravda» em Abril de 1970. As profundas alterações registadas desde então, incluindo naturalmente o desaparecimento da União Soviética, não retiram em nada a importância e actualidade desta reflexão pois, como se sublinha no texto, um Partido que se guia pelo leninismo é indestrutível, é uma força revolucionária capaz de triunfar das mais duras provas.

PCP

Intensificar a luta e afirmar a alternativa

A campanha nacional do PCP, intitulada «Derrotar o Governo, Recuperar Salários e Direitos Roubados» está na rua desde o final da semana passada. Jerónimo de Sousa participou em duas grandes iniciativas, em Coimbra e Faro.

Futuro nas mãos do povo

O PCP recebeu, anteontem, uma delegação da Federação dos Sindicatos da Função Pública. No...

Avançar no reforço do Partido

Dando cumprimento à resolução do Comité Central sobre o reforço do Partido, várias organizações debatem as formas de cumprir este que é um objectivo permanente.

Comunistas na luta dos trabalhadores

Através de células de empresa, organizações locais e eleitos nas instituições, o PCP cumpre o seu papel no esclarecimento, organização e mobilização dos trabalhadores para a luta em defesa dos direitos.

Repor direitos roubados

O Sector de Empresas da Comissão Concelhia de Sintra do PCP apela, na edição de Janeiro/Fevereiro do seu boletim...

Consolidar a unidade

Na edição de Janeiro do boletim do sector das telecomunicações da Organização Regional de Lisboa do...

Conhecer para intervir

A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, deslocou-se ao distrito de Coimbra para se inteirar de um conjunto de importantes...
Trabalhadores

Razão e confiança<br>sábado nas ruas

O Governo insiste em mascarar os efeitos da política de exploração e empobrecimento, mas a luta dos trabalhadores mantém o foco na vida real e continua a ser o principal entrave à ofensiva do capital.
Algumas vitórias recentes dão mais confiança para a luta de todos, que tem neste sábado, 1 de Fevereiro, a primeira grande acção que a CGTP-IN promove em 2014.

Novas acções nos transportes

Esta semana, foram concretizados os cortes nos salários e complementos dos trabalhadores e reformados de empresas públicas de transportes. Estão decididas lutas para dias 4 e 7.

Números sem ilusão

«O défice está a baixar e a vida dos trabalhadores, dos reformados, dos jovens e dos desempregados está a piorar», comentou a CGTP-IN, a propósito dos dados da execução orçamental de 2013.

Política criminosa na Saúde

Transferir para os grupos monopolistas a prestação de cuidados, com o respectivo financiamento público, é a verdadeira razão das reestruturações na saúde, acusa a CGTP-IN.

Sargentos celebram 1891

Quase duas dezenas de iniciativas preenchem o calendário de comemorações do Dia Nacional do Sargento, que celebra a...

Pelos direitos na INCM

No quadro da luta que desenvolvem para defender os Serviços Sociais e exigir o cumprimento do Acordo de...

Greve pelos horários

Com níveis de adesão entre 60 e 70 por cento, os assistentes operacionais de acção...

Obrigado senhores

Obrigado senhorespelo desespero que ofereceispelas ruas vazias de esperançapelos discursos bondososanunciando o aumento dos impostos...
Assembleia da República

Uma política de devastação

O Governo está sob fogo cerrado devido à redução das bolsas e às suas más opções no plano do sistema científico e tecnológico nacional.

Ministro foge às questões

Três dias passados sobre rejeição pela maioria PSD/CDS-PP do pedido do PCP para que o ministro da Educação...

Realidade desmente propaganda

Está em plena marcha a linha de propaganda governamental destinada a fazer crer que está aí o ponto de viragem e que...

Populações pior servidas

Foi chumbado sexta-feira passada o projecto de resolução do PCP que visava a cessação de vigência do diploma...

Persistir no caminho do roubo

A maioria PSD/CDS-PP aprovou as propostas de alteração ao diploma do Governo que procedia a um corte de 10 por cento nas actuais reformas da função pública.

Para melhor servir o capital

O Parlamento aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra das oposições, a primeira alteração ao OE para 2014.

 

Operação criminosa

«Um verdadeiro crime económico contra o País», assim classificou o deputado comunista Paulo Sá a...

Professores contratados

Os deputados apreciaram dia 16 a petição subscrita por 4398 cidadãos pugnando pela «justiça, legalidade e...

Bolseiros em luta

Os bolseiros de investigação científica voltaram ontem a protestar em vários pontos do País contra o...
Nacional

Protestos em todo o País

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e as suas filiadas estão a realizar, de Norte a Sul do País, jornadas de protesto contra as imposições fiscais sobre os agricultores.

Bolseiros em luta

Os bolseiros de investigação científica voltaram ontem a protestar em vários pontos do País contra o...

Saúde em perigo iminente

As comissões de utentes da saúde dos concelhos da Amadora e de Sintra convocaram para ontem, ao...

Recordar Fernando Lopes-Graça

O pianista Fausto Neves vai realizar dois recitais, exclusivamente com obras de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), assinalando a...

«Criar mundos <br>de igualdade»

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar, no dia 5 de Fevereiro, entre as 14.30 e as 17 horas, na Biblioteca Municipal...
Europa

Governo mente para liquidar

O Governo falta à verdade quando atribui à Comissão Europeia (CE) a imposição de subtrair da esfera pública os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), constatou a Comissão de Trabalhadores (CT) após encontro com a CE em Bruxelas.

Empobrecer a trabalhar

Aumentou significativamente o número de pobres entre a população empregada da UE, admite-se no relatório sobre a evolução do emprego e da situação social, divulgado dia 21.

Desastre grego a nu

Profissionais de saúde dos hospitais públicos gregos manifestaram-se, quinta-feira, em Atenas, contra os cortes no...

Intensa actividade

Questionando a Comissão Europeia (CE) ou fazendo ouvir a voz dos comunistas em plenário, os deputados do PCP no Parlamento destacam-se pela intensa actividade em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

Verdes contradições

A Comissão Europeia anunciou novas metas no âmbito do chamado «pacote Energia e Clima...
Internacional

Damasco insiste na paz

O impasse nas negociações que decorrem na Suíça revela que a oposição síria só pretende arredar Bachar al-Assad, ao passo que uma solução de paz é defendida pelo governo de Damasco.

Regime lança ataques

A sede do Partido Comunista Colombiano foi invadida e um segurança foi preso e espancado, episódio que o PCC enquadra na política de intimidação e violência contra a esquerda.

Revolta alastra

Pelo menos 140 mil pessoas já terão fugido da província de Al-Anbar na sequência dos intensos combates entre...

Braço-de-ferro na Ucrânia

O presidente ucraniano Viktor Ianukovich aceitou, anteontem, a demissão apresentada pelo primeiro-ministro Mykola Azarov. Ao pedir,...

Liberdade para <br> Margaretta D'Arcy

O Conselho Mundial da Paz (CMP) denuncia a detenção e condenação da activista da paz irlandesa Margaretta D'Arcy, de 79 anos. Conhecida pelo seu envolvimento nas campanhas contra o uso pela NATO de uma base militar na Irlanda, D'Arcy foi sentenciada a três meses de prisão efectiva depois de ter recusado assinar um documento em que se comprometia a não voltar a integrar «práticas subversivas».

O CMP nota que o caso demonstra «a crescente agressividade das políticas imperialistas dos EUA, UE e NATO» e apela ao movimento da paz para que se mobilize contra o uso do aeroporto de Shannon nas operações do bloco militar atlântico e exija libertação de D'Arcy.

Temas

Lembrar Auschwitz para preservar a memória

O excerto do poema de Brecht que aqui se reproduz como introdução ao texto com que assinalamos o 27 de Janeiro, proclamado pela ONU como Dia Internacional de Recordação, em memória das vítimas do Holocausto, é bem o exemplo de como a obra do poeta comunista alemão mantém toda a sua actualidade. Numa altura em que tantos procuram reescrever a História tornando os carrascos em heróis e as vítimas em algozes, clamando boas intenções para atingir pérfidos fins, importa sublinhar que este 27 de Janeiro é o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz pelo Exército Vermelho, o exército da União Soviética.

A classe operária na literatura

«Aprendi mais com Balzac do que com todos os outros profissionais, historiadores, economistas e estatísticos juntos». Esta declaração pertence a Engels, referindo-se à forma como aquele escritor, sob a forma ficcional, deu a conhecer a estrutura da sociedade francesa no decurso do século XIX. No mesmo sentido há uma outra declaração de Lénine referindo o conteúdo revolucionário da obra romanesca de Balzac, não obstante este escritor ter sido um conservador, aliado da monarquia e envolvido em desacertos no que diz respeito a negócios.

A luta dos trabalhadores da CML vai continuar

São muito velhas e conhecidas as tentativas do PS para privatizar serviços na Câmara Municipal de Lisboa. No tempo da coligação PCP-PS, foi necessário fazer um estudo para obstar às pressões para privatizar os serviços de limpeza e higiene urbana. O estudo comprovou que o serviço público prestado custava ao Município 5500 escudos por tonelada de remoção do lixo e que, na privatização, passaria a custar 11 000 escudos.

Argumentos
TVisto

Professor praxado

Na sequência da tragédia da praia do Meco, a brutalidade de grande parte das praxes académicas tornou-se tema presente em...
Um Livro por Mês

Todo o teatro de Alves Redol

Não advogo, naturalmente, uma cultura teatral do fechamento ou da pacóvia ignorância, xenófoba e redutora, face a...
Aconteceu

Plataforma 40x25

O bar da Voz do Operário, em Lisboa, acolheu no sábado o lançamento oficial da Plataforma 40x25. «Foi um momento...

Morreu Pete Seeger

O cantor e compositor Pete Seeger, uma das principais figuras do folk e activista dos direitos humanos, morreu, segunda-feira, aos 94 anos, em...

«O que sentem os pobres?»

Segundo um estudo da Assistência Médica Internacional (AMI), divulgado no dia 22, seis em cada dez pessoas que vivem em...

«A mãe e o mar» abre MoMa

O último filme de Gonçalo Tocha, «A mãe e o mar», foi escolhido para abrir, em Nova Iorque, o festival de...

Cerco de Leninegrado

No dia 27 de Janeiro fez 70 anos que o Exército Vermelho libertou Leninegrado (nome de São Petersburgo durante o regime...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Com o PCP, os valores...

A semana em resumo

Frases

“Não contesto o número [da execução orçamental de 2013]....