Plataforma 40x25
O bar da Voz do Operário, em Lisboa, acolheu no sábado o lançamento oficial da Plataforma 40x25. «Foi um momento simbólico que marca o início das comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril», lê-se na página de Facebook da Plataforma (www.facebook.com/plataforma40x25).
Na iniciativa, que contou com um momento musical e de poesia protagonizado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de Santa Maria de Sintra, a Associação dos Pioneiros de Portugal leu a intervenção de apresentação da Plataforma, que quer dar «expressão actual à importância do 25 de Abril, não apenas no que decorre da sua vertente histórica, mas também como valor motriz para o futuro». «Queremos ser uma força para agregar os vários jovens e organizações que os representam, não apenas aqueles que já aqui se encontram, mas também todos aqueles que se queiram juntar a nós, que reconhecem Abril e nas suas conquistas o caminho que queremos seguir», apelou-se na Voz do Operário.
Durante este ano terão lugar, entre muitas outras iniciativas, rondas de debates em escolas, ciclos de cinema sobre Abril, uma exposição itinerante, concertos musicais, uma iniciativa de comemoração do aniversário da Constituição e o Acampamento da Paz.