Em defesa do Poder Local Democrático
Eleitos em executivos municipais e de freguesia, presidentes de assembleias municipais e de freguesia, responsáveis pelos concelhos e freguesias de maioria CDU e outros quadros de todo o Alentejo estiveram reunidos no sábado em Grândola. Neste encontro, promovido pela Direcção Regional do Alentejo do PCP, e que contou com a presença de centena e meia de participantes, esteve em debate o conjunto de problemas e condicionalismos que estão hoje colocados às autarquias locais, decorrentes da brutal ofensiva contra o poder local.
A discussão centrou-se essencialmente em dois eixos: a avaliação da situação económica e financeira, a política de pessoal, reorganização de serviços e cooperação intermunicipal, por um lado, e a gestão democrática e participada, a descentralização para as freguesias e articulação com o projecto municipal e a intervenção no domínio sócio-cultural, por outro. Para a DRA, que emitiu um comunicado sobre a reunião, o debate travado «permitiu a troca de experiências e o acerto das orientações fundamentais para o presente mandato».
João Dias Coelho, da Comissão Política e responsável pela DRA, e Jorge Cordeiro, dos organismos executivos do CC, participaram nesta reunião, onde foram ainda aprovadas uma moção sobre o 40.º aniversário da Revolução de Abril e uma resolução designada «Defender o Poder Local Democráticos e cumprir Abril sempre com as populações».