Sargentos celebram 1891

Quase duas dezenas de iniciativas preenchem o calendário de comemorações do Dia Nacional do Sargento, que celebra a revolta de 31 de Janeiro de 1891.
A Associação Nacional de Sargentos realiza no sábado, às 15 horas, no ISCTE, em Lisboa, um acto público. No dia 25, no Funchal, e anteontem, em Monte Real (Leiria), tiveram lugar os primeiros convívios. Outros jantares e almoços comemorativos estão marcados para hoje, em Viseu; amanhã, em Chaves, Évora, Abrantes e Porto; domingo, dia 2, em Manta Rota (Tavira); dia 4, em Beja e no Entroncamento; dia 5, na Fóia (Monchique) e nas Lajes (Praia da Vitória); dia 12, em Lamego.
Amanhã, às 11.30 horas, junto ao portão Sul do Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, inicia-se um dia de comemorações promovidas pelo Clube de Sargentos do Exército.
Hoje, às 18 horas, na Biblioteca-Museu República e Resistência (espaço Cidade Universitária), em Lisboa, tem lugar uma conferência evocativa do 31 de Janeiro, em que intervém o presidente da ANS, Lima Coelho.

Oficiais

A Associação dos Oficiais das Forças Armadas anunciou que vai promover um encontro no dia 22 de Fevereiro. A decisão foi revelada no dia 23, numa conferência de imprensa, em Lisboa, a que a AOFA atribuiu o lema «Os limites foram ultrapassados» e que se realizou «tendo como pano de fundo as gravosas medidas que vêm sendo impostas aos militares, sem esquecer as dificuldades por que passam quer as Forças Armadas quer os nossos concidadãos».
O encontro de oficiais, dia 22, «decorrerá num espaço fechado, a definir, sem que a comunicação social seja autorizada a assistir, a fim de que haja a possibilidade de todos se poderem exprimir sem qualquer constrangimento», refere-se no sítio electrónico da associação.




Mais artigos de: Trabalhadores

Razão e confiança<br>sábado nas ruas

O Governo insiste em mascarar os efeitos da política de exploração e empobrecimento, mas a luta dos trabalhadores mantém o foco na vida real e continua a ser o principal entrave à ofensiva do capital.
Algumas vitórias recentes dão mais confiança para a luta de todos, que tem neste sábado, 1 de Fevereiro, a primeira grande acção que a CGTP-IN promove em 2014.

Novas acções nos transportes

Esta semana, foram concretizados os cortes nos salários e complementos dos trabalhadores e reformados de empresas públicas de transportes. Estão decididas lutas para dias 4 e 7.

Números sem ilusão

«O défice está a baixar e a vida dos trabalhadores, dos reformados, dos jovens e dos desempregados está a piorar», comentou a CGTP-IN, a propósito dos dados da execução orçamental de 2013.

Política criminosa na Saúde

Transferir para os grupos monopolistas a prestação de cuidados, com o respectivo financiamento público, é a verdadeira razão das reestruturações na saúde, acusa a CGTP-IN.

Vitória importante na Ibersol

Uma importante vitória foi alcançada, na sexta-feira, pelos distribuidores da Pizza Hut. A estes trabalhadores, a Ibersol pretendeu reduzir a contrapartida por cada entrega ao domicílio, de 1,17 euros para 67 cêntimos. Vendo a vigorosa contestação...

Pelos direitos na INCM

No quadro da luta que desenvolvem para defender os Serviços Sociais e exigir o cumprimento do Acordo de Empresa, os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda concentraram-se na quarta-feira, 22, à tarde, frente ao Ministério das Finanças. O...

Greve pelos horários

Com níveis de adesão entre 60 e 70 por cento, os assistentes operacionais de acção médica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (hospitais da Universidade, dos Covões, Pediátrico, Centro Hospitalar Psiquiátrico e...

«Saúde 24» deve ser pública

A linha «Saúde 24», como serviço público que atende e encaminha utentes do SNS, deve ser integrada no sector público administrativo e os vínculos dos seus trabalhadores devem ser regularizados e salvaguardados, defendeu na segunda-feira a CGTP-IN, numa nota em que...

Professores contra o roubo<br>nas pensões

Os professores e educadores reformados vão entregar hoje, às 16 horas, na residência oficial do primeiro-ministro, o seu caderno reivindicativo. Antes, às 15 horas, terá lugar no mesmo local um protesto contra os «actos de pilhagem» do Governo nas pensões dos...

Obrigado senhores

Obrigado senhorespelo desespero que ofereceispelas ruas vazias de esperançapelos discursos bondososanunciando o aumento dos impostos Obrigado senhor-dos-passospor esta devoção em crucificar-nosem colocar-nos neste calváriopela vontade de ajudar a austeridadepelas noites em rectilíneo...