Morreu Pete Seeger
O cantor e compositor Pete Seeger, uma das principais figuras do folk e activista dos direitos humanos, morreu, segunda-feira, aos 94 anos, em Nova Iorque.
Seeger, para quem o folk tinha um sentido de comunidade e era uma forma de acção política, cantou pelos direitos dos trabalhadores na Grande Depressão e contra o terror de Hitler, opôs-se à utilização da energia nuclear, foi incluído na lista negra do McCarthismo na década de 1950, juntou-se, na década seguinte, aos movimentos pelos direitos cívicos liderados por Martin Luther King e aos protestos dos estudantes.
Já nonagenário, como descreve o obituário do Washington Post, fez questão de marcar presença nas mais recentes manifestações Occupy Wall Street. «Desconfiem dos grandes líderes. Desejem que existam muitos, muitos pequenos líderes», sublinhou.
Foi ainda mentor de outros que se iniciaram no folk, como Bob Dylan. Bruce Springsteen cantou as suas canções em «We Shall Overcome: The Seeger Sessions», em 2006, e, com Woody Guthrie fez «This Land is Your Land».
Os 90 anos de Seeger foram celebrados no Madison Square Garden, em Nova Iorque, com um concerto em que Springsteen o apresentou como «um arquivo vivo da música americana e da sua consciência, um testemunho do poder da música e da cultura».
Em Dezembro de 1983 actuou em Portugal, no Pavilhão dos Desportos, concerto imortalizado pelo disco «Ao Vivo em Lisboa».