Actual
Reconheça-se o «sucesso» do Governo!
Actual
Da bolha ao referendo
Actual
1914-1918
A talhe de foice
A memória
Crónica Internacional
Uma luta heróica
PCP
A Revolta de 31 de Janeiro
Há 123 anos, o País estava subordinado ao imperialismo e à mercê da especulação financeira, o custo de vida agravava-se constantemente e o regime estava desacreditado na sequência da alternância de dois partidos que seguiam a mesma política de favorecimento a um punhado de capitalistas, enquanto o povo se confrontava com dificuldades crescentes e o País se afundava.
O que devemos a Lénine
Por ocasião do 90.º aniversário da morte de Lénine, ocorrida a 21 de Janeiro de 1924, publicamos nesta edição um texto de Álvaro Cunhal escrito a propósito de uma outra efeméride – o centenário do nascimento de Vladimir Ilyitch Uliánov – e publicado no «Pravda» em Abril de 1970. As profundas alterações registadas desde então, incluindo naturalmente o desaparecimento da União Soviética, não retiram em nada a importância e actualidade desta reflexão pois, como se sublinha no texto, um Partido que se guia pelo leninismo é indestrutível, é uma força revolucionária capaz de triunfar das mais duras provas.
Intensificar a luta e afirmar a alternativa
A campanha nacional do PCP, intitulada «Derrotar o Governo, Recuperar Salários e Direitos Roubados» está na rua desde o final da semana passada. Jerónimo de Sousa participou em duas grandes iniciativas, em Coimbra e Faro.
Futuro nas mãos do povo
Avançar no reforço do Partido
Dando cumprimento à resolução do Comité Central sobre o reforço do Partido, várias organizações debatem as formas de cumprir este que é um objectivo permanente.
Comunistas na luta dos trabalhadores
Através de células de empresa, organizações locais e eleitos nas instituições, o PCP cumpre o seu papel no esclarecimento, organização e mobilização dos trabalhadores para a luta em defesa dos direitos.
Travar a privatização da Amarsul
Repor direitos roubados
Consolidar a unidade
Conhecer para intervir
Em defesa do Poder Local Democrático
Razão e confiança<br>sábado nas ruas
O Governo insiste em mascarar os efeitos da política de exploração e empobrecimento, mas a luta dos trabalhadores mantém o foco na vida real e continua a ser o principal entrave à ofensiva do capital.
Algumas vitórias recentes dão mais confiança para a luta de todos, que tem neste sábado, 1 de Fevereiro, a primeira grande acção que a CGTP-IN promove em 2014.
Novas acções nos transportes
Esta semana, foram concretizados os cortes nos salários e complementos dos trabalhadores e reformados de empresas públicas de transportes. Estão decididas lutas para dias 4 e 7.
Números sem ilusão
«O défice está a baixar e a vida dos trabalhadores, dos reformados, dos jovens e dos desempregados está a piorar», comentou a CGTP-IN, a propósito dos dados da execução orçamental de 2013.
Política criminosa na Saúde
Transferir para os grupos monopolistas a prestação de cuidados, com o respectivo financiamento público, é a verdadeira razão das reestruturações na saúde, acusa a CGTP-IN.
Vitória importante na Ibersol
Sargentos celebram 1891
Pelos direitos na INCM
Greve pelos horários
«Saúde 24» deve ser pública
Professores contra o roubo<br>nas pensões
Obrigado senhores
Uma política de devastação
O Governo está sob fogo cerrado devido à redução das bolsas e às suas más opções no plano do sistema científico e tecnológico nacional.
Ministro foge às questões
Realidade desmente propaganda
Populações pior servidas
Persistir no caminho do roubo
A maioria PSD/CDS-PP aprovou as propostas de alteração ao diploma do Governo que procedia a um corte de 10 por cento nas actuais reformas da função pública.
Para melhor servir o capital
O Parlamento aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra das oposições, a primeira alteração ao OE para 2014.
Operação criminosa
Professores contratados
Bolseiros em luta
Protestos em todo o País
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e as suas filiadas estão a realizar, de Norte a Sul do País, jornadas de protesto contra as imposições fiscais sobre os agricultores.
«Presente envenenado» em Lisboa
Bolseiros em luta
Saúde em perigo iminente
Recordar Fernando Lopes-Graça
«Criar mundos <br>de igualdade»
Governo mente para liquidar
O Governo falta à verdade quando atribui à Comissão Europeia (CE) a imposição de subtrair da esfera pública os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), constatou a Comissão de Trabalhadores (CT) após encontro com a CE em Bruxelas.
Empobrecer a trabalhar
Aumentou significativamente o número de pobres entre a população empregada da UE, admite-se no relatório sobre a evolução do emprego e da situação social, divulgado dia 21.
Desastre grego a nu
Intensa actividade
Questionando a Comissão Europeia (CE) ou fazendo ouvir a voz dos comunistas em plenário, os deputados do PCP no Parlamento destacam-se pela intensa actividade em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.
Verdes contradições
Damasco insiste na paz
O impasse nas negociações que decorrem na Suíça revela que a oposição síria só pretende arredar Bachar al-Assad, ao passo que uma solução de paz é defendida pelo governo de Damasco.
Regime lança ataques
A sede do Partido Comunista Colombiano foi invadida e um segurança foi preso e espancado, episódio que o PCC enquadra na política de intimidação e violência contra a esquerda.
Revolta alastra
Braço-de-ferro na Ucrânia
Al-Sissi candidato no Egipto
Liberdade para <br> Margaretta D'Arcy
O Conselho Mundial da Paz (CMP) denuncia a detenção e condenação da activista da paz irlandesa Margaretta D'Arcy, de 79 anos. Conhecida pelo seu envolvimento nas campanhas contra o uso pela NATO de uma base militar na Irlanda, D'Arcy foi sentenciada a três meses de prisão efectiva depois de ter recusado assinar um documento em que se comprometia a não voltar a integrar «práticas subversivas».
O CMP nota que o caso demonstra «a crescente agressividade das políticas imperialistas dos EUA, UE e NATO» e apela ao movimento da paz para que se mobilize contra o uso do aeroporto de Shannon nas operações do bloco militar atlântico e exija libertação de D'Arcy.
Drones nos céus <br> do Norte de África
Lembrar Auschwitz para preservar a memória
A classe operária na literatura
«Aprendi mais com Balzac do que com todos os outros profissionais, historiadores, economistas e estatísticos juntos». Esta declaração pertence a Engels, referindo-se à forma como aquele escritor, sob a forma ficcional, deu a conhecer a estrutura da sociedade francesa no decurso do século XIX. No mesmo sentido há uma outra declaração de Lénine referindo o conteúdo revolucionário da obra romanesca de Balzac, não obstante este escritor ter sido um conservador, aliado da monarquia e envolvido em desacertos no que diz respeito a negócios.
A luta dos trabalhadores da CML vai continuar
São muito velhas e conhecidas as tentativas do PS para privatizar serviços na Câmara Municipal de Lisboa. No tempo da coligação PCP-PS, foi necessário fazer um estudo para obstar às pressões para privatizar os serviços de limpeza e higiene urbana. O estudo comprovou que o serviço público prestado custava ao Município 5500 escudos por tonelada de remoção do lixo e que, na privatização, passaria a custar 11 000 escudos.