Opinião
,PCP
Hipotéticos mas tão reais
Opinião
,Actual
Desejos
Actual
O ridículo mata
Opinião
,Actual
Trastes autárquicos
Opinião
,Crónica Internacional
Máquina de guerra
Opinião
,A talhe de foice
Novilíngua
Resgatar a soberania é condição de desenvolvimento
«O País precisa de uma política de desenvolvimento que preserve e tenha como ponto de partida a sua soberania. Um caminho que exige também a recuperação cuidada, mas necessária, de instrumentos como a soberania monetária e orçamental», afirmou o Secretário-geral do PCP na sessão pública «Do pelotão da frente à cauda da Europa: mitos e realidades – Soluções para um Portugal com futuro», realizada anteontem, 14, em Lisboa.
Força e unidade das mulheres por uma verdadeira política de igualdade
Sábado, em Lisboa, a Manifestação Nacional de Mulheres voltou a ser uma jornada de denúncia dos problemas, de afirmação, de força e unidade das mulheres na defesa e conquista dos seus direitos. Em 2024, as comemorações do Dia Internacional da Mulher integram-se nos 50 anos da Revolução de Abril.
Semana da Igualdade nas empresas e na rua
A CGTP-INconsidera que «a luta pela igualdade é uma luta de todos os dias, contra a opressão, discriminação e exploração», com «uma importância acrescida»para responder ao aumento do custo de vida.
Os direitos não podem esperar
Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional têm de ser conformes à Constituição
O PCP apresentou o seu projecto de Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. O primado da Constituição e a defesa dos interesses nacionais são princípios norteadores que perpassam todo o documento.
Um Partido empenhado em transformar o futuro assinalado no Porto
O PCP esteve, está e continuará a estar ao lado daqueles que lutam contra injustiças e por melhores condições de vida – foi a principal ideia sublinhada pelo Secretário-geral do PCP durante o comício do 102.º aniversário do Partido que se realizou, no dia 12, na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto.
Tomar Partido na vida e na luta
Esclarecer e mobilizar para o SNS salvar
Defender o SNS da ofensiva de que está a ser alvo é uma prioridade que as organizações do PCP têm concretizado em múltiplas e diversificadas acções: contactos com profissionais e utentes, tribunas públicas, concentrações.
Trabalhadores da Faurecia conquistam direito ao transporte
Festa do Avante! 2023 ganha forma em todo o País
Marcada para 1, 2 e 3 de Setembro, a edição de 2023 da Festa do Avante! está já ganhar forma. Nas organizações do Partido realizam-se reuniões preparatórias, onde se discute projectos, temáticas, ementas, divulgação e mobilização.
Algarve reclama comboios para o desenvolvimento
«Todos a Lisboa» no sábado com razão e determinação
Só pela luta, unidos e organizados, os trabalhadores conseguirão o aumento geral dos salários e das pensões, colocado como «emergência nacional» à cabeça dos motivos para esta manifestação nacional.
«Também somos EDP» consegue-se com luta
A greve e a concentração em Lisboa, no dia 10, foram um ponto alto na luta dos trabalhadores das lojas e centros de contacto da EDP, contratados através de «prestadoras de serviços», realçou a Fiequimetal.
Governo deveria mudar atitude após greve massiva dos médicos
A FNAM, «empenhada na negociação», espera «uma mudança de atitude do Ministério da Saúde, para resolver os problemas dos médicos e do SNS», como afirmou numa saudação, no final da greve de dias 8 e 9.
Frente Comum espera grande adesão amanhã
Docentes dizem presente amanhã e sábado
Enfermeiros hoje em greve na hospitalização privada
CP culpada por comboios sem bares
Sobem lucros e dividendos
Em luta na comunicação social
Travar a especulação de preços dos bens essenciais
O Parlamento debate hoje, 16, a pedido do PCP, a «especulação de preços de bens essenciais e as medidas para a travar». Com este debate de urgência, requerido anteontem, os comunistas querem dar passos efectivos que desagravem o brutal aumento do custo de vida.
Degradação do serviço ferroviário reclama medidas urgentes
Supressão de ligações, horários que não se cumprem, insuficiente oferta, atrasos e incidentes nas obras em curso, eis algumas das razões para a degradação das condições do serviço ferroviário. O que levou o PCP a suscitar um debate de actualidade para 19 de Abril.
PCP quer ouvir ministra sobre lares ilegais
Fiscalizações aos hipermercados confirmam preocupações da CNA
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 51 processos-crime por especulação em fiscalizações a 960 operadores e detectou margens de lucro superiores a 50 por cento em alguns produtos hortícolas.
Dia Nacional do Estudante assinalado com luta em todo o País
Utentes exigem reparação urgente da EN 253
Fórum Intermunicipal da Saúde
Reforma das pensões leva franceses às ruas
Com centenas de milhares de trabalhadores nas ruas a protestar e com greves a decorrer em diversos sectores, o governo francês prepara-se para aprovar – se preciso, sem votação no parlamento – a sua reforma das pensões, que inclui o prolongamento da idade de aposentação de 62 para 64 anos.
O mínimo dos mínimos (os regimes de rendimento mínimo)
Agressão imperialista contra a Síria prossegue
A agressão imperialista à Síria prossegue, com os EUA e Israel empenhados na desestabilização e ocupação do país, através do apoio aos grupos terroristas e de bombardeamentos frequentes, incluindo contra infra-estruturas civis.
Acordo sobre exportação de cereais e fertilizantes
O acordo sobre a saída de cereais, outros produtos alimentares e fertilizantes da Rússia e da Ucrânia pelo Mar Negro poderá ser prorrogado por 60 dias. Moscovo reafirma o carácter global do pacto e exige que se cumpram os compromissos, incluindo os relativos ao fim das sanções impostas pelos EUA e a UE.
Xi Jinping reeleito presidente da China
O presidente da China, Xi Jinping, foi reeleito pela Assembleia Popular Nacional para um terceiro mandato. No discurso de fecho da sessão parlamentar, enalteceu o papel do Partido Comunista da China na construção de um «Estado socialista moderno» e rejeitou ingerências externas na questão de Taiwan.
EUA instigam a guerra e batem novos recordes armamentistas
Comunistas libaneses defendem Estado democrático e livre de ingerências
Ofensiva dos EUA em África
Trabalho: patronato continua a ganhar com a agenda laboral indigna
Foi aprovado o decreto da Assembleia da República n.º 36/XVi, que altera o Código do Trabalho e legislação conexa, ou o também designado, na linguagem propagandística do Governo e do PS, «Agenda do Trabalho Digno». Trata-se, porém, de uma agenda de indignidades que não ousa bulir nos interesses do patronato, que aliás despudoradamente se prepara para desafiar a ousadia de algumas «novidades».