Algarve reclama comboios para o desenvolvimento

«O PCP considera que o transporte ferroviário é a espinha dorsal de um verdadeiro sistema de transportes», critica a ausência de apreciação ao «Programa Ferrovia 2020, lançado em 2016 e com data marcada de conclusão para 2021 (veja-se a obra de electrificação da Linha Tunes-Lagos que só arrancou no final de 2022), tendo até ao momento apenas 15% dos investimentos concluídos», e insiste qie, «para o Algarve, é urgente calendarizar, garantir os fundos necessários e sobretudo concretizar um conjunto de investimentos na rede e nos serviços».

Lembrando que os investimentos «estão, no essencial consensualizados», o secretariado a Direcção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP indica como prioridades «concretizar as intervenções de modernização e electrificação da linha do Algarve, com a existência de material suficiente em termos de quantidade, qualidade e fiabilidade que garanta a plena operação de Lagos a Vila Real de Santo António (que continua a exigir mais de 3 horas de viagem)»; «encontrar as soluções para assegurar a ligação ferroviária à Universidade do Algarve e ao Aeroporto de Faro»; ««reactivar a concordância em Tunes, que este PFN ignora».

Os comunistas algarvios defendem, ainda, entre outras, a concretização mais célere do que o previsto da ligação Algarve-Andaluzia, o redimensionamento das plataformas ferroviárias previstas para possibilitar que o Intercidades vá até Vila Real de Santo António, «assegurar intervenção em infra-estruturas diversas- nas estações e no reforço da sua guarnição, nos apeadeiros, na retoma do processo de supressão de passagens de nível, introduzindo melhoramentos que há muito são reclamados pelos utentes, trabalhadores e populações», ou preservar na região «capacidade de manutenção e reparação», já que «com a electrificação da Linha do Algarve será necessário proceder à substituição do actual material circulante por comboios de tracção eléctrica, colocando-se a questão do destino das oficinas da CP em Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores».

«Para o PCP, o ano de 2023 não pode representar mais adiamentos e anúncios como os que têm sido feitos ao longo dos anos», adverte igualmente o secretariado da DORAL do PCP.

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido empenhado em transformar o futuro assinalado no Porto

O PCP esteve, está e continuará a estar ao lado daqueles que lutam contra injustiças e por melhores condições de vida – foi a principal ideia sublinhada pelo Secretário-geral do PCP durante o comício do 102.º aniversário do Partido que se realizou, no dia 12, na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto.

Tomar Partido na vida e na luta

«Posso dizer que o PCP foi o único Partido onde encontrei esperança no futuro», assim afirma Ana Francisca, uma das novas militantes com quem o Avante! contactou esta semana. O PCP é portador de um projecto de transformação da sociedade. Um projecto que dá alento, esperança e até mesmo alegria. Tal como Ana Francisca,...

Esclarecer e mobilizar para o SNS salvar

Defender o SNS da ofensiva de que está a ser alvo é uma prioridade que as organizações do PCP têm concretizado em múltiplas e diversificadas acções: contactos com profissionais e utentes, tribunas públicas, concentrações.

Trabalhadores da Faurecia conquistam direito ao transporte

Os trabalhadores da Faurecia têm desde há dias uma ligação rodoviária gratuita entre a cidade de Bragança e a empresa, com horários compatíveis com as mudanças de turno. Esta conquista, que era uma antiga reivindicação dos trabalhadores, resultou da proposta da célula do PCP na empresa, que a CDU apresentou e fez...

Festa do Avante! 2023 ganha forma em todo o País

Marcada para 1, 2 e 3 de Setembro, a edição de 2023 da Festa do Avante! está já ganhar forma. Nas organizações do Partido realizam-se reuniões preparatórias, onde se discute projectos, temáticas, ementas, divulgação e mobilização.