Dia Nacional do Estudante assinalado com luta em todo o País

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Estudante, a Associação de Estudantes (AE) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa convocou para o dia 23 de Março um Dia Nacional de Luta com o lema «Até quando vai o muro aumentar? Fim às barreiras no Ensino Superior!». Nesta acção, com o apoio de outras AE, os estudantes, como todos os anos, unir-se-ão, por todo o País, pela gratuitidade de todos os graus de ensino, pelo financiamento público necessário às instituições, pelo reforço da Acção Social Escolar, com destaque para o direito ao alojamento público para todos.

Estão já marcadas concentrações em Aveiro (às 15h00, frente à Reitoria da Universidade), Braga (às 13h00, no Prometeu no Campus de Gualtar da Universidade do Minho) e Porto (às 16h00, frente à Reitoria da Universidade), manifestações em Coimbra (às 16h00, desde as Cantinas Azuis até à Reitoria da Universidade de Coimbra) e Lisboa (às 14h30, desde a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa até ao Palácio de São Bento) e tribunas públicas na Covilhã (às 12h00, na Cantina do Pólo de Engenharia da Universidade da Beira Interior).

Coimbra
No dia 10 de Fevereiro, a cobertura da entrada das cantinas azuis da Universidade de Coimbra desabou, o que pôs em causa a segurança da comunidade académica, em particular dos estudantes. Para a Direcção da Organização do Ensino Superior de Coimbra (DOESC) da JCP, «este acontecimento não pode ser desligado das décadas de subfinanciamento crónico do Ensino Superior, de que os governos PS, PSD e CDS são responsáveis, com a conivência dos seus sucedâneos».

 



Mais artigos de: Nacional

Utentes exigem reparação urgente da EN 253

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos deste concelho promoveu na sexta-feira uma concentração, na Aldeia de Santa Susana, para exigir do Governo e da Infra-estruturas de Portugal a reparação da Estrada Nacional (EN) 253, no troço entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo. No total são mais de 20 quilómetros, «em que a...

Fórum Intermunicipal da Saúde

As câmaras municipais de Sesimbra, Palmela e Setúbal vão agendar, com carácter de urgência, um Fórum Intermunicipal da Saúde, no qual, conjuntamente com entidades locais e regionais, prepararão uma resposta à decisão do Governo (ver pag. 12) de fechar quinzenalmente ao fim de semana a Urgência Pediátrica do Centro...