CP culpada por comboios sem bares
«Os comboios Alfa Pendular e Intercidades estão a circular sem serviço de refeições por culpa exclusiva da CP», acusou a Fesaht/CGTP-IN, no dia 11, revelando que os trabalhadores da concessionária Apeadeiro 2020 verificaram, nos seus locais de trabalho, «ausência completa de produtos para servir» e «máquinas registadoras bloqueadas» por expiração da licença.
Em greve desde dia 1 e com vigílias permanentes, desde dia 6, nas estações de Campanhã e Santa Apolónia, exigem o pagamento do salário de Fevereiro e garantia dos postos de trabalho. Os trabalhadores, a federação e os sindicatos da Hotelaria do Norte e do Sul exigem que a CP volte a assumir directamente este serviço essencial e obrigatório por lei que decidiu concessionar.
Em Estarreja, dia 10, ninguém recebeu os trabalhadores na sede da Apeadeiro 2020, ficando por cumprir o pagamento da dívida, que provaria as afirmações de viabilidade feitas pelo patrão na antevéspera, numa reunião no Ministério do Trabalho. Foi então decidido manter as formas de luta.
Deputados e dirigentes do PCP têm manifestado apoio aos trabalhadores. A 27 de Fevereiro foi dirigida uma pergunta aos ministérios do Trabalho e das Infra-estruturas. No dia 9 foi requerida com urgência a audição do presidente da CP e do ministro da tutela.