Crónica Internacional
Pela paz!
Actual
Virado do avesso
Actual
A «modernidade» das Tecnológicas
Actual
Irrelevâncias
A talhe de foice
Antes fosse...
Mais força aos trabalhadores! Porquê, para quê?
Artigo de acesso livre
PCP – 102 anos e tanto futuro
O Partido Comunista Português, partido político da classe operária e de todos os trabalhadores, inteiramente ao serviço do povo português e de Portugal, tem como objectivos supremos a construção do socialismo e do comunismo – de uma sociedade nova liberta da exploração do homem pelo homem, da opressão, desigualdades, injustiças e flagelos sociais, sociedade em que o desenvolvimento das forças produtivas, o progresso científico e tecnológico e o aprofundamento da democracia económica, social, política e cultural assegurarão aos trabalhadores e ao povo liberdade, igualdade, elevadas condições de vida, cultura, um ambiente ecologicamente equilibrado e respeito pelo ser humano.
(do Programa do PCP)
Aumentar a produção nacional valorizando quem trabalha
A valorização dos trabalhadores e o incremento da produção nacional são condições que devem andar a par e passo no cumprimento do objectivo estratégico de assegurar o desenvolvimento e a soberania do País. Isso mesmo evidenciou Paulo Raimundo nas visitas que realizou às Minas da Panasqueira e à Autoeuropa, respectivamente nos dias 28 e 23.
XI Congresso da OR do PCP na Madeira afirma a força da verdadeira alternativa
A Organização Regional do PCP realizou, dias 25 e 26, o seu XI Congresso, no qual sobressaiu que o Partido e a luta são os elementos centrais da construção da alternativa necessária ao povo e à região.
Festejar o que somos construindo o futuro
Assinalar datas fundamentais na vida do PCP é, para o Partido, mais do que um exercício de memória, uma reafirmação da vitalidade do ideal, experiências e projecto comunistas.
Diferentes maneiras de ser comunista
Deputada do PCP no PE contacta realidade algarvia
Sandra Pereira, eleita comunista no Parlamento Europeu (PE), esteve nos dias 23, 24 e 25 no Algarve, num périplo em que contactou problemas e aspirações e avançou respostas.
Comemorar Abril, defender a sua Constituição
Jornadas no distrito de Beja
Cresce nas lutas de hoje a mobilização para dia 18
Objectivos comuns sobressaem nas lutas de trabalhadores da Administração Pública e das empresas privadas, todos chamados para a manifestação nacional que a CGTP-IN marcou para 18 de Março, em Lisboa.
Professores em greve hoje e amanhã manifestam-se no sábado
A grave situação dos professores e da Educação, a posição do Governo nas negociações e a imposição de serviços mínimos ilegais tiveram pronta resposta da Fenprof e demais organizações em convergência.
Greve nacional dia 17 na Administração Pública
Semana da Igualdade
Enfermeiros rejeitam discriminações
Não docentes em greve e manifestação
CP e IP em greve
Enfermeiros em greve
Plenário na SCML
PCP reafirma que é preciso defender a paz e pôr fim à guerra e à instigação do ódio
Artigo de acesso livre
O PCP voltou a expressar a sua preocupação pelo agravamento da guerra na Ucrânia, apelou ao fim da «política de instigação do confronto» e reafirmou que «está onde sempre esteve: do lado da paz – não da guerra».
PS e PSD recusam fazer justiça à população que paga portagens nas SCUT
Ainda não foi desta que se alterou a legislação que impôs portagens nas SCUT, uma decisão que se revelou fortemente penalizadora para a população. À correcção dessa injustiça se opuseram, uma vez mais, PS e PSD, com a abstenção de Chega, IL e PAN.
Alargar âmbito do inquérito à TAP para aclarar opções ruinosas
Pensões por actualizar
MDM assinala Dia Internacional da Mulher
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) convocou para 4 e 11 de Março, no Porto e em Lisboa, respectivamente, nas praças da Batalha e dos Restauradores,às 14h30, uma Manifestação Nacional de Mulheres.
Vigília no Barreiro contra ataque ao SNS
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro marcou para amanhã, 3, uma vigília, às 19h30, frente ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) pela manutenção de valências e reforço dos recursos e dos profissionais.
Romagem ao Mausoléu dos Tarrafalistas integrada nos 50 anos do 25 de Abril
Em 2024, a homenagem organizada anualmente pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) aos tarrafalistas será integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Manifestação em Lisboa por uma vida justa
«Todos os dias os preços sobem, os despejos de casa aumentam e os salários dão para menos dias do mês» alerta o movimento «Vida Justa», que no sábado promoveu uma manifestação em Lisboa com milhares de pessoas.
MURPI exige aumento mínimo de 60 euros nas pensões
ACR insiste na concretização em Lisboa do Monumento de Homenagem a Vasco Gonçalves
«Viver melhor na nossa terra» em Carnide
Câmara de Loures paga muito e exige pouco!
Relatório confirma «operação de calúnia» ao município de Setúbal
Manifestações em cidades europeias contra a guerra e pela paz
Artigo de acesso livre
Berlim, Londres, Paris e Bruxelas, entre outras cidades na Europa, foram palco no passado fim-de-semana de protestos contra a guerra e pela paz. Os manifestantes exigiram aos seus governos que parassem o envio de mais armamento para Kiev, agravando o conflito, e iniciassem conversações para a sua solução negociada.
É fundamental a solidariedade com a causa nacional do povo palestiniano
João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, integrou uma missão à Palestina, entre os dias 20 e 23 de Fevereiro. A missão teve como objectivo aprofundar o conhecimento sobre a ocupação e colonização imposta por Israel nos territórios ilegalmente ocupados da Palestina, desrespeitando o direito internacional.
EUA, NATO e UE procuram desvalorizar iniciativa de paz da China
Artigo de acesso livre
A China apresentou um documento visando retomar o diálogo e encontrar uma solução política e negociada para o conflito que se trava na Ucrânia, mas os EUA, a NATO e a UE procuram desvalorizá-la, tentando minimizar a sua importância e significado.
Questionados os impactos da subida das taxas de juro
Por iniciativa dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), foi submetida, na segunda-feira, 27, uma pergunta à Comissão Europeia e ao Conselho da União Europeia sobre os impactos do aumento das taxas de juro decididas pelo Banco Central Europeu (BCE).
Rússia suspende START III mas diz que cumprirá as suas metas
Artigo de acesso livre
Por um efectivo combate à corrupção e às suas causas
Manifestações em cidades europeias contra a guerra e pela paz
Berlim, Londres, Paris e Bruxelas, entre outras cidades na Europa, foram palco no passado fim-de-semana de protestos contra a guerra e pela paz. Os manifestantes exigiram aos seus governos que parassem o envio de mais armamento para Kiev, agravando o conflito, e iniciassem conversações para a sua solução negociada.
Palestina condena massacre israelita
Mais um crime contra o povo palestiniano foi perpetrado pelas forças de ocupação israelitas: o exército de Telavive matou 11 pessoas e feriu mais de uma centena, numa operação militar na cidade de Nablus, na Cisjordânia ocupada.