Cinema português soma prémios
Por estes dias, três filmes portugueses foram distinguidos com galardões em festivais internacionais. Em Berlim, na 73.ª edição de um dos mais importantes festivais de cinema, a longa-metragem «Mal Viver», de João Canijo, venceu o Urso de Prata para prémio do júri. Assinale-se que o realizador este presente no certame com «Mal Viver» e a sequela que complementa o filme, «Viver Mal», patente na secção Encontros do certame.
Já na 50.ª edição dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos EUA, que decorreram em Los Angeles, o filme «Ice Merchants», do realizador português João Gonzalez, ganhou o primeiro prémio na categoria de curta-metragem.
Segundo a Lusa, o filme de João Gonzalez, que se encontra em exibição nas salas portuguesas, está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de Março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.
Finalmente, «Posso olhar por ti», do realizador Francisco Lobo Faria, foi reconhecido como a melhor longa-metragem internacional no Festival de Cinema de Calcutá, na Índia. Acresce que o filme vai estrear no circuito Australiano, algo inédito para uma produção portuguesa.