Romagem ao Mausoléu dos Tarrafalistas integrada nos 50 anos do 25 de Abril

Em 2024, a ho­me­nagem or­ga­ni­zada anu­al­mente pela União de Re­sis­tentes An­ti­fas­cistas Por­tu­gueses (URAP) aos tar­ra­fa­listas será in­te­grada nas co­me­mo­ra­ções dos 50 anos do 25 de Abril.

Este foi um dos mai­ores crimes do fas­cismo

A ideia foi avan­çada por Cláudia Mar­tins, do Con­selho Na­ci­onal da URAP, na ro­magem ao Mau­soléu dos Tar­ra­fa­listas, que acon­teceu no sá­bado pas­sado, no ce­mi­tério do Alto de S. João, em Lisboa, «onde re­pousam os restos mor­tais de 32 presos po­lí­ticos que, entre as cen­tenas que o fas­cismo sa­la­za­rista en­viou para o “Campo da Morte Lenta”, no Tar­rafal, não re­sis­tiram às con­di­ções pri­si­o­nais ter­rí­veis e lá ter­mi­naram os úl­timos dias de suas vidas».

Assim, re­velou, a pró­xima evo­cação de­verá ser «ini­ciada por um des­file po­pular numa praça da ci­dade (de Lisboa), com os ac­ti­vistas da URAP e com muitas ou­tras e ou­tros de­mo­cratas, em­pu­nhando cravos e as nossas ban­deiras». A di­ri­gente apelou ainda a «ou­tras ge­ra­ções» que «se juntem nesta luta que con­tinua», mas também que «se juntem os es­forços de todos os que estão com a de­mo­cracia, para que o re­gime de­mo­crá­tico por­tu­guês per­sista como uma con­quista ir­re­ver­sível» e «o povo por­tu­guês siga na senda do pro­gresso so­cial, da jus­tiça e da paz».

Cláudia Mar­tins con­firmou ainda que a URAP vai «con­ti­nuar a con­tri­buir para que a 27 de Abril do pró­ximo ano, dia da li­ber­tação dos presos po­lí­ticos do fas­cismo, fi­nal­mente se inau­gure o Museu Na­ci­onal Re­sis­tência e Li­ber­dade, na For­ta­leza de Pe­niche, uma outra grande con­quista de Abril em re­sul­tado da grande luta tra­vada por ex-presos po­lí­ticos, fa­mi­li­ares e amigos, no amplo mo­vi­mento de de­mo­cratas e an­ti­fas­cistas que a URAP ajudou a criar e a di­na­mizar».

Numa ce­ri­mónia apre­sen­tada por Edgar Costa e com a pre­sença de an­ti­fas­cistas de vá­rios nú­cleos, foi co­lo­cada uma coroa de flores na­quele mo­nu­mento inau­gu­rado há 45 anos. O di­ri­gente deu ainda a co­nhecer o tra­balho que a URAP está a re­a­lizar, tendo des­ta­cado as ses­sões em es­colas de todo o País e as co­me­mo­ra­ções dos 50 anos do Con­gresso de Aveiro, no pró­ximo dia 1 de Abril, sob o lema «A ca­minho do 25 de Abril».

No final, os «Hino de Ca­xias», «Com­pa­nheiros, unidos», «Canta ca­ma­rada, canta», «Fir­meza», «Jor­nada» e «Acordai» foram en­to­ados pelo Coro Lopes Graça, di­ri­gido por Ale­xandre Branco, que chamou os pre­sentes a cantar em con­junto, numa sim­biose só pos­sível entre pes­soas que de­fendem os ideais de Abril.

A ce­ri­mónia – que contou com a so­li­da­ri­e­dade e apoio da Voz do Ope­rário e da União de Sin­di­catos de Lisboa – ter­minou com «Grân­dola vila mo­rena».

 



Mais artigos de: Nacional

MDM assinala Dia Internacional da Mulher

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) con­vocou para 4 e 11 de Março, no Porto e em Lisboa, res­pec­ti­va­mente, nas praças da Ba­talha e dos Res­tau­ra­dores,às 14h30, uma Ma­ni­fes­tação Na­ci­onal de Mu­lheres.

Vigília no Barreiro contra ataque ao SNS

A Co­missão de Utentes dos Ser­viços Pú­blicos do Bar­reiro marcou para amanhã, 3, uma vi­gília, às 19h30, frente ao Centro Hos­pi­talar Bar­reiro Mon­tijo (CHBM) pela ma­nu­tenção de va­lên­cias e re­forço dos re­cursos e dos pro­fis­si­o­nais.

Manifestação em Lisboa por uma vida justa

«Todos os dias os preços sobem, os des­pejos de casa au­mentam e os sa­lá­rios dão para menos dias do mês» alerta o mo­vi­mento «Vida Justa», que no sá­bado pro­moveu uma ma­ni­fes­tação em Lisboa com mi­lhares de pes­soas.

MURPI exige aumento mínimo de 60 euros nas pensões

«O Governo dá com uma mão e tira com a outra», acusa em comunicado a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI, referindo-se à antecipação do valor de meia pensão que foi pago em Outubro de 2022. «Ao contrário do que aconteceu com a entrega de 125 euros a trabalhadores no activo, que ficaram...

ACR insiste na concretização em Lisboa do Monumento de Homenagem a Vasco Gonçalves

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) continua à espera da prometida audiência com a Câmara de Lisboa, com vista à análise da proposta de construção de um monumento de homenagem ao General Vasco dos Santos Gonçalves, apresentada no dia 27 de Julho de 2022 ao presidente da autarquia, que encarregou um seu assessor de...

«Viver melhor na nossa terra» em Carnide

No âmbito da campanha «Viver melhor na nossa terra», nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, a CDU esteve na freguesia de Carnide, em Lisboa, em contacto com os moradores, para falar sobre habitação, transportes e mobilidade, educação, segurança e associativismo, na defesa do direito à cidade....

Câmara de Loures paga muito e exige pouco!

A Câmara de Loures aprovou, no dia 22 de Fevereiro, um empréstimo bancário com encargos para o município de 13 milhões de euros, considerando os juros associados, para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A CDU absteve-se na proposta, considerando que o executivo PS/PSD, «ao mesmo tempo que se endivida...

Relatório confirma «operação de calúnia» ao município de Setúbal

O relatório apresentado na passada semana pela Comissão Eventual de Fiscalização da conduta da Câmara e dos serviços municipais no acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal confirma aquilo que a CDU sempre afirmou desde o início: «todo este processo não passou de uma operação de calúnia, perseguição para exacerbar...