Editorial

INICIATIVA E CONFIANÇA

Dentro de dois dias, o PCP vai realizar em Loures o seu Encontro Nacional «Não ao declínio nacional....
Opinião
A talhe de foice

Os leitos

A barragem onde o Governo Passos/Portas quis represar o País, usando como argamassa a «inevitabilidade» do empobrecimento...
Actual

As dores de Cavaco

O assunto já tem uns dias mas nem por isso pode deixar de provocar perplexidade e indignação. O actual Presidente da...
Actual

A ética do capitalismo

É possível alguém ser simultaneamente uma pessoa ética e banqueiro? A questão foi respondida há...
Crónica Internacional

A Grécia, a UE e a luta

O desfecho e conteúdo final do acordo entre a Grécia e a União Europeia é elucidativo dos desafios com que o...
PCP

Preparar a Festa, avançar com a Campanha

É já na próxima semana que, ao mesmo tempo que se assinala o 94.º aniversário do Partido Comunista Português, estará disponível para compra a Entrada Permanente (EP) para a 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza este ano a 4, 5 e 6 de Setembro, na Quinta da Atalaia.

Em Foco

Reforçar a CDU - entrevista com Edgar Silva

No dia 29 de Março há eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), antecipadas por um processo associado à disputa pelo poder no PSD, numa operação destinada a procurar prosseguir em condições diferentes a mesma política que há quatro décadas serve os interesses do grande capital e dos grupos económicos, responsável pela acentuada degradação da situação social e económica.
Na entrevista que concedeu ao
Avante!, Edgar Silva, cabeça de lista da CDU, apela à ruptura com a política de direita prosseguida por PSD, PS e CDS, e salienta que só com o reforço político e eleitoral da CDU – espaço de convergência de forças, movimento sociais e sectores democráticos e de esquerda – será possível construir uma política alternativa, patriótica e de esquerda.
«Se houver um reforço eleitoral da CDU, se tivemos mais votos e se mais votos corresponderem a mais eleitos, estarão criadas novas condições para uma nova correlação de forças no quadro político regional. Sem uma alteração da actual correlação de forças não haverá caminho alternativo», acentua o candidato.
Por ocasião de umas outras eleições, deste a conhecer que na Madeira, quando todas as portas se fecham, é à CDU e ao PCP que as pessoas vão colocar os seus problemas. No entanto, deste reconhecimento até ao voto, referias, era um caminho longo. Passado este tempo, o que mudou na mentalidade dos madeirenses e portosantenses?

Novo rumo para a Madeira

João Oliveira, António Filipe, Paula Santos e Diana Ferreira, deputados na Assembleia da República, estiveram de 20 a 23 de Fevereiro na Madeira, Região Autónoma que acolheu as Jornadas Legislativas do PCP.

PCP

Encontro Nacional do PCP

Realiza-se no próximo sábado, 28, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País».

Preparar novos saltos

No concelho de Oeiras, a acção de contactos com os membros do Partido encontra-se praticamente concluída. Em algumas...

Alargar a difusão e a venda

Alargar a difusão do Avante! dentro e fora do Partido é a melhor forma de assinalar o 84.º aniversário do órgão central do Partido. As comemorações prosseguem.

Porta aberta ao povo

A abertura de um Centro de Trabalho do Partido é sempre um acontecimento de grande alcance, seja em que...

Preocupações comuns

Jerónimo de Sousa encabeçou as delegações do PCP que, nos últimos dias, estiveram reunidas com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o bastonário da Ordem dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos.

Falso pretexto na TAP

«O Estado nunca esteve, e não está, impedido pela União Europeia de capitalizar a TAP.» A...

Não ao TTIP

Empenhado em denunciar os objectivos do Acordo de Parceria Transatlântico de Comércio e Investimento, conhecido por TTIP, que...
Trabalhadores

Nas ruas dia 7 para mudar

Pela grave situação a que o País foi conduzido, por uma ruptura com a política de direita e para enveredar por uma política de esquerda e soberana, a CGTP-IN apelou à participação na manifestação nacional de 7 de Março.

Greve pela Escola Pública

Com uma adesão de 80 a 85 por cento, sentida a nível nacional, os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública «responderam expressivamente» à mobilização sindical para a greve de dia 20.

Constituição na Saúde

Uma nova política para a Saúde, que respeite os princípios fundamentais da Constituição da República, foi exigida no dia 19, numa concentração frente ao Ministério de Paulo Macedo.

Semana pela igualdade

De 2 a 8 de Março, vai decorrer a «Semana da Igualdade», convocada pela CGTP-IN, sob o lema «Efectivar a Igualdade...

Ferroviários manifestam-se hoje

«Pare, escute, lute», apelam as comissões de trabalhadores da CP, da Refer, da EMEF e da CP Carga, que promovem hoje, com...

Forte greve na BA Vidro

Os trabalhadores da fábrica da BA Vidro na Venda Nova, Amadora (antiga Sotancro), aderiram em força à greve de 24...

Luta dos não despedidos

Os 32 funcionários das cantinas da Universidade de Lisboa, no Instituto Superior Técnico e na Faculdade de Ciências, que...

Beiralã não paga

Em vez de ir falar com os cerca de cem trabalhadores da Beiralã, que se concentraram no dia 19, desde manhã cedo, à...

Água pública de novo

Nos últimos 15 anos, em 180 cidades de 35 países, foi recuperado o controlo municipal dos...
Juventude

Estudantes em luta pela<br>escola de Abril

Cerca de duas centena de jovens comunistas vindos de todo o País participaram, sábado, no Barreiro, no XIII Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES). Sob o lema «Pela escola de Abril: lutar e resistir», denunciaram não só a falta de condições materiais e humanas nas escolas, mas também os ataques perpetrados pelos sucessivos governos à escola de Abril. A JCP promete continuar a lutar por um ensino público, gratuito e de qualidade.

Propostas da JCP

Um maior e melhor investimento do Estado na rede nacional de escolas a todos os níveis, para que haja...
Assembleia da República

Em colisão com interesse nacional

O Governo ignora o drama de milhões de portugueses, sobretudo na saúde, na educação e na protecção social, construindo uma imagem do País sem qualquer correspondência com a realidade.

Vendilhão de ilusões

Não faltam exemplos de como o discurso dos membros do Governo e da maioria PSD/CDS-PP entra frequentemente em rota de colisão...

Simulacro de descentralização

O PCP requereu a apreciação parlamentar do Decreto-lei n.º 30/2015 que procede à transferência de competências para as autarquias. Por detrás do discurso falsamente descentralizador do Governo o que se descortina é mais um passo no sentido de reconfigurar o Estado, alijando o que lhe cumpre fazer e zelar no plano das funções sociais, acusa o PCP.

Fuga às responsabilidades

Outro argumento do Governo rebatido pela bancada comunista foi de que o objectivo do diploma é «aproximar» os...

Privatizar e desmantelar

No decurso do debate foram vários os exemplos referidos pelos deputados comunistas que atestam não estar o Governo animado por...

Evitar mais dor e problemas

Baixou à comissão, sem votação, por 30 dias, depois de estar em debate no dia 19, o projecto de lei do PCP que cria um regime especial de declaração de morte presumida em caso de naufrágio de embarcações de pesca.

Para onde foi o dinheiro?

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um projecto de resolução propondo a criação de uma unidade técnica...

Panteão recebe Eusébio

Eusébio vai ter honras de Panteão Nacional. A decisão foi tomada na passada sexta-feira, 20,...
Nacional

Degradação e miséria

Pedro Carvalho, vereador do PCP na Câmara do Porto, acompanhado de outros eleitos e activistas da CDU na Assembleia Municipal e da Freguesia de Paranhos, realizou no dia 15 uma visita à Viela de Lamas.

Solidariedade com a Venezuela

Decorre entre 1 e 8 de Março a Semana Mundial de Solidariedade com a Revolução Bolivariana. Em Portugal, um conjunto de...

Pobreza infantil

A deputada do PCP no Parlamento Europeu, Inês Zuber, foi nomeada pela Comissão do Emprego e A...

Peniche investe nas pessoas

No dia 4, a Câmara de Peniche assinou protocolos com quatro instituições de solidariedade do concelho, no valor de 1 267...
Europa

Acordo condicionado

Após três semanas de pressões e chantagens, os ministros das Finanças da zona euro acordaram conceder à Grécia a extensão do programa de assistência por quatro meses.

Golpe de força

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, decidiu aprovar por decreto, dia 18, a chamada «lei Macron», que dividiu a bancada da maioria.

 

A hipocrisia de Juncker

O presidente da Comissão Europeia e antigo presidente do Eurogrupo reconheceu, dia 18, que «falta legitimidade...

Pobreza na Alemanha

Mais de 12,5 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza na Alemanha, segundo um relatório, divulgado dia 19, por uma...
Internacional

Nome bíblico para uma provocação

A nova tentativa de golpe de Estado na Venezuela – abortada pelas autoridades bolivarianas –com o nome de código Jericó, envolve conhecidas figuras da reacção e tem o patrocínio dos EUA.

Nova vaga fascista

O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) «chama a atenção do mundo progressista para o facto de a perseguição aos comunistas e democratas, a destruição intencional do país e do seu povo pela junta oligárquica, se basear nos mesmos slogans usados por Hitler e os seus cúmplices durante a Grande Guerra Pátria».

EUA e Turquia treinam «rebeldes»

Washington e Ancara formalizaram, quinta-feira, 19, um acordo para fornecer equipamento e treino militar a grupos armados sírios....

Sionismo criminoso

As novas construções em colonatos judeus na Cisjordânia e em Jerusalém Leste aumentaram 40 por cento em 2014 face...
Temas

Ucrânia, um ano depois do golpe

Artigo de acesso livre

A vida tornou-se hoje infinitamente mais difícil para a esmagadora maioria dos ucranianos, um ano após a consumação do golpe de Estado de 21-22 de Fevereiro de 2014. A usurpação do poder pelos sectores mais reaccionários e aventureiristas do grande capital ucraniano não só significou a instalação de um Estado anti-democrático e repressivo no país, com a censura, o livre arbítrio das forças e ideias mais retrógradas e o clima persecutório, em que pontifica a campanha que visa banir o PCU e «erradicar» a ideologia comunista, transformados em realidade rotineira. Cavou também as linhas de divisão e separação internas e lançou a Ucrânia no precipício da guerra civil.

 

 

Argumentos
TVisto

A fronteira

Agora e já desde Janeiro, a partir do Centro de Produção do Norte, a Radiotelevisão Portuguesa transmite...
Aconteceu

INE no limite de recursos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está «no limite» dos recursos humanos, segundo afirmou, dia 18, no...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado,...

A semana em resumo

Frases

“As declarações de Juncker [reconhecendo que as instituições...