Preparar a Festa, avançar com a Campanha
É já na próxima semana que, ao mesmo tempo que se assinala o 94.º aniversário do Partido Comunista Português, estará disponível para compra a Entrada Permanente (EP) para a 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza este ano a 4, 5 e 6 de Setembro, na Quinta da Atalaia.
A Campanha de Fundos, como a Festa, será uma grande obra colectiva
A Festa do Avante! beneficia ainda este ano do impacto que teve o anúncio da aquisição pelo Partido da Quinta do Cabo e da dinamização da Campanha Nacional de Fundos que, envolvendo todo o Partido, permite também elevar a discussão em torno da Festa e alargar o envolvimento na sua preparação e divulgação. A Festa do Avante! afirmou-se ao longo das suas 38 edições como a maior iniciativa político-cultural do nosso País. Centenas de milhares portugueses de várias gerações cresceram tendo a Festa como referência. A Festa, sendo organizada e realizada pelo Partido Comunista Português, é uma Festa para todos, é a Festa da juventude, dos trabalhadores e do povo português.
É pela sua dimensão cultural, política, humana, de convívio, fraternidade e camaradagem que ganhou uma identidade própria e tomou raízes na sociedade portuguesa, que lhe permitem manter e ampliar a sua capacidade de atracção e mobilização muito amplas. Daí a receptividade e acolhimento com que foi encarado o lançamento da Campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril» para a aquisição da Quinta do Cabo, com o objectivo da alargar e valorizar a Festa do Avante!.
A Festa do Avante! teve a sua primeira edição na FIL, em Lisboa, passou pelo Jamor, pela Ajuda, pelo Infantado, em Loures, ultrapassou obstáculos e dificuldades, até que assentou em espaço próprio na Quinta da Atalaia. Desde a primeira hora que foi crescendo essa aspiração de vencer constrangimentos e de alargar o espaço da Festa, contribuindo para a criação de ainda melhores condições para acolher os seus construtores e visitantes, para valorizar a Festa do Avante!.
A Festa do Avante! é uma importante obra colectiva, assim é todos anos, nascendo da imaginação e do trabalho militante que lhe dá corpo. Assim foi com a Quinta da Atalaia, preservando as suas características naturais e tornando-a num espaço magnifico para a realização da Festa. Obra e construção colectiva será também a Quinta do Cabo, intensificando-se a recolha de contribuições e sugestões para a valorização da Festa, para o seu alargamento, para o enriquecimento dos seus conteúdos, para a melhoria das condições da sua preparação e para o acolhimento aos seus visitantes. Também a construção do êxito da Campanha Nacional de Fundos que dará suporte à aquisição da Quinta do Cabo, e cujos resultados já obtidos confirmam a possibilidade real de atingir os objectivos definidos, será uma obra colectiva.
Avante com a campanha
O êxito da Campanha Nacional de Fundos exige o envolvimento de todas as organizações e militantes, de todo o Partido na sua concretização; exige que se vençam dificuldades reais fruto das consequências da política de direita; exige a sua planificação e integração na acção geral do Partido. Exige ainda que não se fique por um apelo geral à participação na Campanha, mas antes que se coloque a cada um dos membros do Partido qual a sua contribuição imediata e qual pode ser o compromisso de contribuições até ao limiar da 40.ª edição da Festa do Avante; exige que se alarguem os contactos, com o mesmo objectivo, a todos os amigos da Festa e do Partido, a democratas e patriotas, a todos aqueles que valorizam a Festa do Avante! e reconhecem o papel indispensável e insubstituível do PCP.
O significado desta campanha vai muito para além do seu objectivo mais imediato, de aquisição da Quinta do Cabo. Ela pode também dar uma importante contribuição para ao reforço da capacidade financeira do Partido, objectivo definido no XIX Congresso, pelos contactos a estabelecer, pelos métodos de trabalho que permite desenvolver, pelo alargamento da compreensão de que este Partido depende da sua organização e do apoio dos seus militantes e amigos.
Vamos então avante com a Campanha Nacional de Fundos, ao mesmo tempo que intensificamos a preparação da Festa do Avante! deste ano, para a qual, a par da definição dos conteúdos, da elaboração dos projectos, da mobilização para a multiplicidade de tarefas que uma realização desta dimensão exige, emerge como elemento central e prioritário a divulgação da Festa e a venda da EP.
A aquisição da EP dá acesso a uma Festa a que vale a pena voltar sempre ou conhecer pela primeira vez. Dá acesso a três dias ímpares, marcados por centenas de espectáculos – do que de melhor se faz na música, no teatro, no cinema – pelo desporto, por exposições de artes plásticas, pela ciência, pela gastronomia e artesanato, pelo contacto com a actividade das organizações do Partido, com os problemas e as lutas travadas de Norte a Sul do País, por dezenas de debates, pela expressão concreta de solidariedade com a luta dos povos no espaço internacional. A compra antecipada da EP é um elemento central de solidariedade com a construção e realização da Festa do Avante!, indispensável para garantir o seu êxito na afirmação dos valores e projecto do PCP.