Porta aberta ao povo
A abertura de um Centro de Trabalho do Partido é sempre um acontecimento de grande alcance, seja em que zona do País for. Mas tem um sabor especial num distrito como o de Aveiro, onde os comunistas enfrentaram durante décadas grandes dificuldades e obstáculos à sua intervenção e implantação. Hoje, muito embora persistam ainda muitas dessas barreiras, o PCP reforça-se no distrito: a abertura de um novo CT em Águeda
é disso testemunho.
Mas mais do que representar uma constatação de que o Partido está mais forte no concelho (e no distrito de Aveiro), a entrada em funcionamento deste Centro de Trabalho é importante sobretudo pelo que pode significar de aumento da intervenção e da influência do Partido. Na nota emitida pela Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP a propósito da inauguração, salienta-se precisamente que o novo CT é um «espaço modesto mas bem situado, em forma de dizer “presente!”, bem necessário ao desenvolvimento do trabalho e influência do Partido naquele concelho».
A importância do novo espaço foi sublinhada por Jerónimo de Sousa, que participou na inauguração. No almoço que se seguiu, no qual participaram largas dezenas de militantes e simpatizantes do Partido, Jerónimo de Sousa valorizou a «gente honesta, de uma só palavra», que compõe o PCP, e reafirmou que só a ruptura com a continuada imposição de políticas de direita ao longo destes últimos 38 anos permitirá inverter este ciclo de ruína e declínio nacional. O Secretário-geral lembrou ainda que o PCP está em condições de assumir todas as responsabilidades, incluindo governativas, para assegurar a concretização da política alternativa que se impõe.
Da luta dos jovens, estudantes e trabalhadores, falou João Canas, da JCP, ao passo que Mafalda Guerreiro, da DORAV e do CC, reafirmou a importância decisiva da resistência e luta dos trabalhadores, dos agricultores, dos pequenos e médios empresários, que importa fortalecer e ampliar. Esse é o papel dos comunistas que, com o novo Centro de Trabalho, têm melhores condições para o fazer.