PCP inaugura CT em Águeda

Porta aberta ao povo

Image 17627

A abertura de um Centro de Trabalho do Partido é sempre um acontecimento de grande alcance, seja em que zona do País for. Mas tem um sabor especial num distrito como o de Aveiro, onde os comunistas enfrentaram durante décadas grandes dificuldades e obstáculos à sua intervenção e implantação. Hoje, muito embora persistam ainda muitas dessas barreiras, o PCP reforça-se no distrito: a abertura de um novo CT em Águeda
é disso testemunho.
Mas mais do que representar uma constatação de que o Partido está mais forte no concelho (e no distrito de Aveiro), a entrada em funcionamento deste Centro de Trabalho é importante sobretudo pelo que pode significar de aumento da intervenção e da influência do Partido. Na nota emitida pela Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP a propósito da inauguração, salienta-se precisamente que o novo CT é um «espaço modesto mas bem situado, em forma de dizer “presente!”, bem necessário ao desenvolvimento do trabalho e influência do Partido naquele concelho».
A importância do novo espaço foi sublinhada por Jerónimo de Sousa, que participou na inauguração. No almoço que se seguiu, no qual participaram largas dezenas de militantes e simpatizantes do Partido, Jerónimo de Sousa valorizou a «gente honesta, de uma só palavra», que compõe o PCP, e reafirmou que só a ruptura com a continuada imposição de políticas de direita ao longo destes últimos 38 anos permitirá inverter este ciclo de ruína e declínio nacional. O Secretário-geral lembrou ainda que o PCP está em condições de assumir todas as responsabilidades, incluindo governativas, para assegurar a concretização da política alternativa que se impõe.
Da luta dos jovens, estudantes e trabalhadores, falou João Canas, da JCP, ao passo que Mafalda Guerreiro, da DORAV e do CC, reafirmou a importância decisiva da resistência e luta dos trabalhadores, dos agricultores, dos pequenos e médios empresários, que importa fortalecer e ampliar. Esse é o papel dos comunistas que, com o novo Centro de Trabalho, têm melhores condições para o fazer.



Mais artigos de: PCP

Encontro Nacional do PCP

Realiza-se no próximo sábado, 28, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País».

Preparar novos saltos

No concelho de Oeiras, a acção de contactos com os membros do Partido encontra-se praticamente concluída. Em algumas organizações, nomeadamente de freguesia, atingiu-se os 100 por cento de militantes contactados; noutras, a taxa de concretização da acção...

Alargar a difusão e a venda

Alargar a difusão do Avante! dentro e fora do Partido é a melhor forma de assinalar o 84.º aniversário do órgão central do Partido. As comemorações prosseguem.

Preocupações comuns

Jerónimo de Sousa encabeçou as delegações do PCP que, nos últimos dias, estiveram reunidas com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o bastonário da Ordem dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos.

Falso pretexto na TAP

«O Estado nunca esteve, e não está, impedido pela União Europeia de capitalizar a TAP.» A afirmação é dos deputados do PCP no Parlamento Europeu que, numa nota do seu Gabinete de Imprensa, emitida no dia 18, dão conta da resposta da Comissão Europeia a...

Não ao TTIP

Empenhado em denunciar os objectivos do Acordo de Parceria Transatlântico de Comércio e Investimento, conhecido por TTIP, que representaria um novo desenvolvimento da ofensiva contra direitos laborais e sociais e a soberania nacional, o PCP promove no próximo dia 3, às 17 horas, no Hotel...