Alargar a difusão e a venda
Alargar a difusão do Avante! dentro e fora do Partido é a melhor forma de assinalar o 84.º aniversário do órgão central do Partido. As comemorações prosseguem.
O alargamento da difusão do Avante! é a questão decisiva
O director do Avante! acompanhou durante a manhã do dia 14 as actividades da Concelhia do Barreiro no seu trabalho semanal de promoção, divulgação e venda da imprensa do Partido. O dia começou com uma reunião no Centro de Trabalho com os responsáveis por esta tarefa, em que os camaradas Mendes Ferreira, Laurinda, Penas e José Paulo, entre outros, falaram com entusiasmo da sua experiência.
O trabalho começa com o giro semanal pelo concelho (cerca de 35 quilómetros) para levar a imprensa do Partido aos 24 responsáveis que asseguram a venda na rua e nos centros de trabalho, bem como a distribuição e venda nas residências ou locais de trabalho – como acontece na Fisipe e na Câmara Municipal do Barreiro, por exemplo, onde são as células a assegurar essa divulgação, num total de 370 exemplares do Avante! e 104 de O Militante por edição. Depois, como vem sendo prática há muitos anos (desde 2008), a horas certas lá estava o grupo de difusores do Avante!, os camaradas Mecha, Álvaro, Piçarra, Burrinha e o Simão, à porta do Mercado de S. André com a banca semanal. O camarada Penas assegura, semanalmente, a banca do Alto do Seixalinho.
Na Rua Vasco da Gama, os camaradas Mariano e Espírito Santo mantêm uma banca com a imprensa do Partido e diversas obras da Editorial Avante!, nomeadamente as obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. É naquele local que são contactadas, semanalmente, centenas de pessoas que por ali passam ou ali vão propositadamente comprar a imprensa do Partido e aproveitam para trocar impressões com os camaradas que há muitos anos assumem aquela venda militante. Enquadrados pela bandeira do Partido e por painéis de promoção do Avante!, ali vende-se, em média, por semana, 50 exemplares.
Mas também se distribui materiais de propaganda e informação do PCP e da CDU e se troca impressões e informações sobre as análises, propostas e soluções do PCP para os problemas do País e sobre os combates a travar em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, pela ruptura com a política de direita e pela alternativa política patriótica e de esquerda que defende.
Chegar mais longe
Há pouco tempo, realizou-se a Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP e lá esteve presente a preocupação em discutir a imprensa do Partido, como se pode constatar neste pequeno extracto da Resolução Política aprovada: «definir, nos casos em que não esteja concretizado, um responsável por esta tarefa em cada organismo do Partido; fazer controlo de execução mensal nos diversos organismos do Partido; alargar as bancas regulares a todas as organizações de freguesia; organizar, de forma regular, vendas do Avante!, à porta das empresas prioritárias do concelho; traçar um objectivo de venda regular de 450 avantes até ao fim do ano de 2015; fazer chegar a imprensa do Partido aos militantes que manifestem, no quadro da campanha de contactos, o desejo de a receber.»
A jornada terminou com um almoço de militantes e amigos das freguesias de Vale da Amoreira e Baixa da Banheira com a participação de meia centena de camaradas e amigos. Também ali, o Avante! teve uma linda festa de comemoração do seu 84.º aniversário com o compromisso de levar mais longe a sua difusão e venda.
Por todo o País
O director do Avante! participou ainda em duas outras iniciativas, nos dias 21 e 22: um almoço em São Marcos de Ataboadela, em Castro Verde, e um debate em Santa Iria de Azóia, no concelho de Loures, respectivamente. Estas acções contaram com a participação de cerca de 120 militantes e simpatizantes do Partido. Nas suas intervenções, Manuel Rodrigues sublinhou o percurso heróico do Avante! e reafirmou a importância de, na situação actual, alargar a sua difusão e intensificar a sua venda militante nas empresas e nas ruas. Os participantes nas duas iniciativas foram unânimes na valorização do órgão central do Partido.
No dia 19, Gustavo Carneiro, do CC, participou num almoço promovido pela organização dos reformados de Cascais, no CT de Tires, que contou com a presença de mais de 60 militantes e simpatizantes do Partido. Para além de se ter salientado a importância do Avante! e a sua história heróica, destacou-se a necessidade de alargar a sua difusão junto dos trabalhadores e do povo.
Na véspera, o mesmo responsável, também chefe de redacção adjunto do Avante!, esteve presente num almoço da célula da Festa do Avante!, na Quinta da Atalaia, onde sublinhou o papel ímpar do jornal na formação ideológica dos militantes comunistas e no alargamento do prestígio do Partido entre os trabalhadores e outras camadas antimonopolistas, por ser este o único órgão de comunicação onde semanalmente são tratados os seus problemas, aspirações e lutas.