Falso pretexto na TAP

«O Estado nunca esteve, e não está, impedido pela União Europeia de capitalizar a TAP.» A afirmação é dos deputados do PCP no Parlamento Europeu que, numa nota do seu Gabinete de Imprensa, emitida no dia 18, dão conta da resposta da Comissão Europeia a uma pergunta colocada por João Ferreira, na qual se confirma que o Governo «invocou um falso pretexto para justificar a opção de privatização da TAP».
A Comissão Europeia reconhece, na sua resposta, ter avaliado, nos últimos 15 anos, «11 casos de capitalização de companhias aéreas públicas pelos respectivos estados», num total de ajudas que ascende aos 2119 milhões de euros. Já o Governo português invocou a suposta ilegalidade de uma possível ajuda à TAP para justificar, administrativamente, a sua opção política de privatização da empresa.
Ou seja, sublinha o PCP, «independentemente da legitimidade da Comissão para “permitir” ou “impedir” auxílios estatais a sectores estratégicos essenciais para a defesa da economia e soberania nacionais – legitimidade que, como é sabido, o PCP contesta –, o que sobressai desta resposta da Comissão Europeia é que o Governo português nunca esteve interessado em auxiliar a TAP», mas apenas e só em entregá-la aos privados. 


Mais artigos de: PCP

Encontro Nacional do PCP

Realiza-se no próximo sábado, 28, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País».

Preparar novos saltos

No concelho de Oeiras, a acção de contactos com os membros do Partido encontra-se praticamente concluída. Em algumas organizações, nomeadamente de freguesia, atingiu-se os 100 por cento de militantes contactados; noutras, a taxa de concretização da acção...

Alargar a difusão e a venda

Alargar a difusão do Avante! dentro e fora do Partido é a melhor forma de assinalar o 84.º aniversário do órgão central do Partido. As comemorações prosseguem.

Porta aberta ao povo

A abertura de um Centro de Trabalho do Partido é sempre um acontecimento de grande alcance, seja em que zona do País for. Mas tem um sabor especial num distrito como o de Aveiro, onde os comunistas enfrentaram durante décadas grandes dificuldades e obstáculos...

Preocupações comuns

Jerónimo de Sousa encabeçou as delegações do PCP que, nos últimos dias, estiveram reunidas com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o bastonário da Ordem dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos.

Não ao TTIP

Empenhado em denunciar os objectivos do Acordo de Parceria Transatlântico de Comércio e Investimento, conhecido por TTIP, que representaria um novo desenvolvimento da ofensiva contra direitos laborais e sociais e a soberania nacional, o PCP promove no próximo dia 3, às 17 horas, no Hotel...