Forte greve na BA Vidro
Os trabalhadores da fábrica da BA Vidro na Venda Nova, Amadora (antiga Sotancro), aderiram em força à greve de 24 horas, realizada esta terça-feira, dia 24. Nos três turnos de laboração, as oito linhas de produção estiveram praticamente paradas. Nos piquetes de greve participaram mais de cinquenta trabalhadores.
Ficou demonstrada a forte unidade dos trabalhadores e a sua firme disposição de luta, pela restituição dos dias de compensação (e a correspondente reposição do subsídio de refeição), pelo pagamento do trabalho suplementar e em dias feriados segundo a contratação colectiva (como aconteceu até Agosto de 2012) e a negociação do Acordo de Empresa, consagrando os direitos conquistados. O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, que organizou a greve, levou a tribunal a exigência de restituição dos dias de compensação, e foi reconhecida razão aos trabalhadores.
Uma delegação da Comissão Concelhia da Amadora do PCP foi ao encontro do piquete de greve, saudando os trabalhadores e manifestando o apoio do Partido ao prosseguimento da luta.