Panteão recebe Eusébio
Eusébio vai ter honras de Panteão Nacional. A decisão foi tomada na passada sexta-feira, 20, por unanimidade, na Assembleia da República.
Ao decidir desta forma, como sublinhou João Oliveira, líder parlamentar do PCP, o Parlamento corresponde ao reconhecimento popular, à identificação do povo com a figura de Eusébio da Silva Ferreira, não só na sua «dimensão de desportista genial, reconhecido nacional e internacionalmente, mas também na sua personalidade generosa, solidária, que sempre recusou a auto-glorificação, que certamente para outros teria sido uma tentação fácil».
Para a bancada comunista, Eusébio é um «símbolo maior do desporto nacional», que granjeou reconhecimento em todas as latitudes, e que fica na memória colectiva dos portugueses por esse seu «perfil humano», dando mostras de afastamento de polémicas e querelas, incluindo «para lá do mundo do futebol».
Com esta decisão da AR dá-se assim tradução, fazendo justiça, a esse «sentimento popular de identificação com a figura de Eusébio nas suas múltiplas dimensões», sublinhou o presidente do Grupo Parlamentar do PCP.