Editorial

UM COMÍCIO MEMORÁVEL

Festa, alegria, comoção, lágrimas, combatividade, determinação, camaradagem, fraternidade,...
Opinião
A talhe de foice

O gato persa

Para além de todas as dívidas que dizem que cada um de nós tem, incluindo quem não deve nada a ninguém por...
Actual

Amigalhaços

Defraudados estarão os que imaginaram, por ingenuidade ou credulidade, que da recauchutagem operada no Governo em período...
Actual

Assassinos grandes e pequenos

«Estava na minha cama às 11h.45 da noite quando ouvi barulho e vi helicópteros a pairar. Avisaram através de...
PCP

O OE e a Segurança Social pública

O Or­ça­mento do Es­tado para 2014 pros­segue o ataque ao di­reito de todos os por­tu­gueses à Se­gu­rança So­cial ao con­cre­tizar ob­jec­tivos ex­pressos no pacto de agressão e plas­mados nos or­ça­mentos an­te­ri­ores.

 

Crónica Internacional

Encontro Internacional

O 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários trouxe a Lisboa, no passado fim-de-semana, representantes de 77...
Em Foco

Um «obrigado» que é um compromisso

O co­mício co­me­mo­ra­tivo do cen­te­nário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal, que no do­mingo tingiu de ver­melho o Campo Pe­queno, foi uma inequí­voca ma­ni­fes­tação de re­co­nhe­ci­mento por uma vida de sin­gular mi­li­tância re­vo­lu­ci­o­nária e uma obra no­tável, com con­sequência di­recta no der­ru­ba­mento da di­ta­dura fas­cista e no curso da Re­vo­lução de Abril, que apontou o País ao so­ci­a­lismo. Mas foi, so­bre­tudo, uma con­fir­mação par­ti­cu­lar­mente in­ci­siva de que a luta a que Álvaro Cu­nhal de­dicou toda a sua vida con­tinua. E será vi­to­riosa.

 

PCP

A melhor homenagem é continuar a luta

Nos úl­timos dias, por todo o País, mul­ti­pli­caram-se as ini­ci­a­tivas co­me­mo­ra­tivas do cen­te­nário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal.

Dignificar a Justiça

O PCP esteve reunido, anteontem, com representantes do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e da...
Trabalhadores

A hora é de luta

«Se o ataque é brutal, a res­posta es­teve à al­tura», con­cluiu a Frente Comum de Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, a pro­pó­sito da grande greve de dia 8, rei­te­rando que «a hora é de luta, pelo chumbo do Or­ça­mento do Es­tado, contra as po­lí­ticas de di­reita, pelo der­rube deste Go­verno e a mar­cação de elei­ções an­te­ci­padas».

Pingo Doce contra a lei

O «banco de horas in­di­vi­dual» que o Pingo Doce quer sig­ni­fi­caria tra­balho a mais para sempre. O CESP/​CGTP-IN acon­se­lhou os tra­ba­lha­dores a re­cusá-lo por es­crito no prazo legal.

Guião para o assalto

As li­nhas ex­pressas no «Guião para a Re­forma do Es­tado» apontam para «um brutal re­tro­cesso so­cial e um salto quan­ti­ta­tivo e qua­li­ta­tivo no ataque às fun­ções so­ciais do Es­tado, sem pre­ce­dentes», con­si­dera a CGTP-IN.

Contestação nos quartéis

As as­so­ci­a­ções re­pre­sen­ta­tivas dos mi­li­tares con­vo­caram para 25 de No­vembro uma jor­nada de luta con­junta contra o Or­ça­mento do Es­tado para 2014.

 

Polícias com mais razões

A reunião do secretário de Estado adjunto da Administração Interna com a APG/GNR veio dar mais razão...
Assembleia da República

Menor qualidade e acessibilidade

A ban­cada co­mu­nista re­quereu a apre­ci­ação par­la­mentar dos dois de­cretos-lei que de­finem, um, o re­gime ju­rí­dico das con­ven­ções com o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, o outro, a trans­fe­rência de hos­pi­tais para as Mi­se­ri­cór­dias.

Exploração laboral no Alqueva

O PCP de­nun­ciou a exis­tência de casos de ex­plo­ração la­boral e de tra­balho clan­des­tino na área do Al­queva, su­bli­nhando que tais exem­plos são re­ve­la­dores de que «há muita pro­pa­ganda» mas não é certo que o «anun­ciado su­cesso da agri­cul­tura por­tu­guesa» seja uma re­a­li­dade.

Transferir mais riqueza para o capital

Urge re­a­lizar uma re­forma fiscal que alivie a carga tri­bu­tária sobre os ren­di­mentos dos tra­ba­lha­dores, o con­sumo das fa­mí­lias e a ac­ti­vi­dade das micro, pe­quenas e mé­dias em­presas.

Arquivo Sonoro Nacional

Foi inviabilizado pela maioria PSD/CDS-PP, com abstenção do PS e os votos favoráveis das restantes bancadas, o projecto...

O direito ao tratamento adequado

Foi inviabilizado pelos partidos da maioria governamental o projecto de resolução do PCP que pugnava pelo direito ao tratamento...

A inércia do Governo

O deputado comunista Paulo Sá acusou o Governo de nada fazer para prevenir a produção de resíduos perigosos...
Nacional

As duas faces da política do Governo

«Por­tugal não gasta mais do que a ge­ne­ra­li­dade dos países eu­ro­peus com as fun­ções so­ciais do Es­tado. A crise so­cial e eco­nó­mica que nos afecta é o re­sul­tado das po­lí­ticas se­guidas», alerta o Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres.

PS mente em Beja

Segundo o novo executivo da Câmara de Beja, da CDU, a dívida total da autarquia é de 27 milhões de euros (13,6...

Chumbo do PSD

A Assembleia Legislativa da Madeira, chumbou, no dia 29 de Outubro, com os votos contra do PSD, quatro propostas de projectos de decretos...
Europa

Pôr fim ao pesadelo

Tra­ba­lha­dores dos di­fe­rentes sec­tores re­a­li­zaram, dia 6, na Grécia, a quinta greve geral do ano contra as po­lí­ticas de em­po­bre­ci­mento que têm de­vas­tado a eco­nomia do país.

Greve pelo emprego

Os tra­ba­lha­dores das em­presas con­ces­si­o­ná­rias da re­colha de lixo e ma­nu­tenção de jar­dins de Ma­drid estão em greve por tempo in­de­ter­mi­nado em de­fesa dos postos de tra­balho.

Valência encerra TV

O presidente do governo regional de Valência (Espanha) anunciou, dia 6, o encerramento da rádio e televisão regional...
Internacional

Solidariedade internacionalista

No En­contro In­ter­na­ci­onal de Par­tidos Co­mu­nistas e Ope­rá­rios (EIPCO) que de­correu em Lisboa, entre sexta-feira e do­mingo, 77 or­ga­ni­za­ções oriundas de 63 países de todos os con­ti­nentes par­ti­ci­param num vivo de­bate e aná­lise, tendo apro­vado 13 li­nhas e ini­ci­a­tivas de acção co­muns e con­ver­gentes.

Empenhados na luta

Intervindo no 15.º EIPCO em nome do PCP, Pedro Guerreiro abordou a situação política e...

Gdeim Izik na luta

Mar­rocos re­primiu um pro­testo sa­a­ráui con­vo­cado para as­si­nalar o ter­ceiro ani­ver­sário do des­man­te­la­mento do acam­pa­mento de Gdeim Izik. Nos cár­ceres, os presos cum­priram uma greve de fome de 24 horas.

Argumentos
TVisto

Noventa e seis anos

Como sabemos, como não esquecemos, foi há noventa e seis anos que numa Rússia feudal, despótica,...
Gastronomias

A despedida

Para o Zé Casanova, porque sim e pelos muitos anos de camaradagem, respeito e amizade (Couço-Lisboa)   Sim, Sofia,...
Aconteceu

Emprego continua a diminuir

Estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas, divulgadas dia 7, apontam para uma taxa de desemprego no 3.º trimestre de 15,6...

… Precariedade aumenta

As estimativas do INE mostram ainda uma redução de 2,5 por cento do número de trabalhadores por conta de outrem, no...

«Tertúlias no Forno»

Tiveram início no passado fim-de-semana os encontros/convívios no «Forno», em que amigos se juntam para falar e...

Portugal mais envelhecido

Portugal é actualmente o sexto país mais envelhecido do mundo, tendo a taxa de natalidade mais baixa da Europa. Segundo...

Imobiliário em queda

Os preços de venda de casas, em Portugal continental, voltaram a descer em Setembro, registando uma diminuição mensal de...

Teatro português em S. Paulo

As companhias portuguesas Cia. Teatro Constantino Nery de Matosinhos, Teatro Extremo, Cia Chão de Oliva e Teatro Art'Imagem participam...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP      Basta de...

A semana em resumo

Frases

“Estar na Constituição [a regra de ouro] não é garantia de que...