Emprego continua a diminuir
Estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas, divulgadas dia 7, apontam para uma taxa de desemprego no 3.º trimestre de 15,6 por cento, valor que é inferior em 0,2 pontos percentuais ao do trimestre homólogo de 2012 e inferior em 0,8 pontos percentuais ao do trimestre anterior.
A população desempregada totalizou 838 600 pessoas, ou seja, uma redução de 32 300 pessoas (3,7%) em relação ao mesmo mês do ano passado, e de 47 400 mil pessoas (5,3%), em relação ao trimestre anterior.
Ao mesmo tempo que indica uma diminuição do desemprego (em termos homólogos e trimestrais), o INE regista igualmente uma forte diminuição do emprego em termos homólogos.
Efectivamente, no 3.º trimestre deste ano havia menos 102 700 pessoas empregadas do que em igual período de 2012, número que contradiz a alegada redução do desemprego e levanta a questão, não esclarecida pelo INE, do aumento do número de «inactivos». Ou seja, daqueles que estando desempregados e querendo trabalhar, passaram a ser considerados «inactivos» porque deixaram de procurar emprego, saindo assim das listas do desemprego.