O estudo de obras que espelham os processos reais do movimento da História, como é o caso da obra do camarada Álvaro Cunhal, torna-se ainda mais necessário em tempos de instabilidade e de incerteza como aquele que hoje vivemos.
Um grupo de estudantes antifascistas juntou-se para pintar um mural na Faculdade de Letras de Lisboa, na quinta-feira, em reacção à destruição de um mural da JCP com inscrições de carácter fascista. Na ocasião, dezenas de neo-nazis procuraram intimidar os antifascistas, que recusaram abandonar o seu projecto.
Paredes de várias localidades encheram-se de cor e palavras de ordem, no sábado, numa jornada da campanha «Pela Defesa das Liberdades e Direitos Democráticos», promovida pela JCP.
Com determinação e confiança no futuro, mais de 1400 pessoas participaram, sexta-feira, na Madeira num jantar comemorativo do 86.º aniversário do PCP. As Eleições Regionais, que se irão realizar dia 6 de Maio, marcaram, como não podia deixar de ser, esta grandiosa iniciativa. Jerónimo de Sousa, que não pôde estar presente, deixou uma mensagem de esperança aos madeirenses e prometeu ali deslocar-se em Abril.
Fruto da incapacidade do Governo Regional da Madeira, que não soube investir em infra-estruturas adequadas, de forma a potenciar as capacidades da região, a produção da banana pode ter os dias contados.
Após uma semana de internamento hospitalar, Jerónimo de Sousa participou, sábado, no Porto, num grande comício evocativo do 86.º aniversário do Partido.
Albano Nunes participou, sábado, na Quinta da Atalaia, no já tradicional almoço comemorativo do aniversário do Partido, promovido pelo sector do Património.
A Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo promoveu, sábado, uma reunião de militantes sobre a difusão do Avante! , onde se aprovou um conjunto de medidas tendentes a este objectivo.
«Qualquer solução que precipite o afastamento dos trabalhadores da empresa levaria ao seu isolamento», alertou o PCP, que desafiou o Governo a defender os empregos.
Perante propostas iguais das empresas do Grupo CP, para actualizações salariais de apenas 1,5 por cento, os trabalhadores reforçam a unidade e preparam acções firmes, exigindo uma base séria de negociação.
A CGTP-IN considerou muito grave a desarticulação do Serviço Nacional de Saúde, «dividindo-o em fatias» para o entregar a privados que cobram mais pelos mesmos serviços.
Entra na fase final a preparação do dia nacional de luta dos jovens trabalhadores, promovido pela Interjovem/CGTP-IN, contra a precariedade e pela estabilidade no emprego, por trabalho com direitos.
O PCP considerou «muito graves» as afirmações do Ministro da Defesa anunciando a intenção do Governo de alterar o Regulamento de Disciplina Militar para evitar que os tribunais civis interfiram nesta matéria.
O PS aprovou, sozinho, na generalidade, faz hoje uma semana, a proposta de lei sobre o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), o órgão de consulta do Governo para a emigração.
A Câmara de Moura vai avançar, este ano, com obras em três das oito escolas do primeiro ciclo do ensino básico, num investimento de 1,2 milhões de euros.
Jornalistas, universitários, advogados e directores de escola são alguns dos grupos profissionais que estão obrigados, desde dia 15, a fazer uma profissão de fé anticomunista ou a pedir perdão pelo seu passado.
O Partido do Centro voltou a ganhar as eleições legislativas realizadas no domingo, 19, na Finlândia, que ficaram marcadas por um avanço dos conservadores e a descida acentuada dos sociais-democratas.
Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se nas principais capitais para exigirem o fim da guerra e ocupação do Iraque. Em Washington, a marcha terminou à porta do Pentágono.
RPD da Coreia, EUA, China, Rússia, Japão e Coreia do Sul iniciaram, segunda-feira, em Pequim, a sexta ronda de negociações sobre a desnuclearização da península coreana.
Um característica fundamental que define o comportamento de uma «pessoa de bem» é o respeito pelos compromissos assumidos e contratos assinados. Esta característica tem ainda um peso maior relativamente a um governo, pois as suas decisões podem afectar ou afectam mesmo a vida de centenas quando não de milhões de pessoas.
O comportamento deste Governo de Sócrates em relação aos trabalhadores da Administração Pública, e não só, é o contrário daquilo que deve caracterizar o comportamento de uma pessoa de bem como vamos mostrar.