... E em todo o País

Cadaval

No almoço comemorativo do aniversário do Partido, promovido, no sábado, pela Comissão Concelhia do PCP do Cadaval, estiveram cerca de três dezenas de militantes e amigos do Partido. A intervenção política esteve a cabo de José Casanova, da Comissão Política e director do Avante!.
O membro da Comissão Política sublinhou que o colectivo partidário deve tomar nas mãos as decisões do XVII Congresso. Assim será possível um PCP mais forte, reforçado e a crescer, cheio de confiança e de projecto para o futuro.

Gouveia

Realizou-se, sábado, em Nespereira, concelho de Gouveia, o almoço comemorativo do aniversário do Partido. Nesta iniciativa, na qual participaram cerca de 50 pessoas, estiveram presentes Armando Morais, responsável pela organização regional da Guarda, e Manuel Rodrigues, do Comité Central.
Mário Rui Albuquerque, eleito da CDU na Junta de Freguesia local, esteve presente, tal como Nuno Abreu, da Comissão Concelhia, que realçou a entrada de 11 novos militantes para o Partido. Manuel Rodrigues, por sua vez, alertou para as tentativas de branquear «esse período negro da história», a ditadura fascista. O fascismo existiu, afirmou, como podem comprovar os «milhares e milhares de lutadores antifascistas, dos quais a maioria eram militantes comunistas, que estiveram presos e foram torturados».

Ovar

Cerca de uma centena de pessoas do concelho de Ovar assinalou, no passado dia 10, o 86.º aniversário do PCP. O jantar comemorativo contou com a participação de Miguel Viegas, da Comissão Concelhia, e Vladimiro Vale, do Comité Central.
O membro da Comissão Concelhia salientou o «sólido contributo» dado pela organização de Ovar para o cumprimento das orientações determinadas pelo Comité Central ao nível do reforço do Partido. Coube a Vladimiro Vale fazer a intervenção de fundo. O jovem dirigente salientou um conjunto de «sinais de esperança», que revelam ser possível em muitos casos «romper com esta ofensiva neoliberal, conservadora e até em determinados aspectos fascizante».

Monforte

A organização concelhia de Monforte, que não quis deixar de se associar às comemorações do 86.º Aniversário do PCP, assinalou a efeméride com um almoço-convívio, que realizou no passado dia 10. Na iniciativa, que teve a participação de cerca de meia centena de pessoas, esteve presente Luísa Araújo, da Comissão Política e do Secretariado.

Vila Nova da Barquinha

No passado dia 4, Bernardino Soares, da Comissão Política, participou num almoço comemorativo dos 86 anos do Partido na Quinta da Ponte da Pedra, em Vila Nova da Barquinha. Participaram largas dezenas de pessoas.

Penacova

Em Penacova, as comemorações do aniversário do Partido decorreram no domingo. A festa decorreu num parque desportivo à beira-rio e começou com um torneio de futebol. Ao almoço, Manuel Pires da Rocha, músico da Brigada Victor Jara, Manuel Queirós e outros artistas da região, para além do grupo Star, animaram a festa. As intervenções políticas estiveram a cabo de Álvaro Capelo, da Comissão Concelhia, e de João Frazão, da Comissão Política. Participaram cerca de 200 pessoas.

Açores

Também nos Açores se comemorou os 86 anos do PCP, em diversas iniciativas. No dia 10, realizou-se um jantar em Ponta Delgada, que contou com a participação de Aníbal Pires, coordenador regional do PCP, e Martinho Baptista, do Comité Central. No mesmo dia, mas em Angra do Heroísmo, realizou-se um convívio ao final da tarde. No dia 11, foi a vez da Horta comemorar a data, com um almoço. Participaram Aníbal Pires, José Decq Mota, do Comité Central, e Leonor Dutra, responsável pela organização partidária na ilha.

Algarve

Na região do Algarve, o aniversário do Partido foi celebrado em diversas iniciativas, espalhadas por toda a região. Ao todo, participaram nas iniciativas cerca de oito centenas e meia de pessoas em Castro Marim, Tavira, Vila Real de Santo António, Olhão, Faro, Albufeira, Aljezur, Portimão e Lagos.


Mais artigos de: PCP

Confiança na luta dos trabalhadores

Após uma semana de internamento hospitalar, Jerónimo de Sousa participou, sábado, no Porto, num grande comício evocativo do 86.º aniversário do Partido.

O 86.º aniversário no Litoral Alentejano

No passado fim-de-semana os comunistas e outros amigos do e no Litoral Alentejano comemoraram o 86.º aniversário do nosso Partido. Realizando vários almoços comemorativos como o do CT de Alvalade Sado no sábado e, no domingo, no CT de Alcácer do Sal, numa escola do Cercal do Alentejo, no Salão Recreio do Povo em Sines e...

Governo leva a cabo a reconfiguração do Estado

O PCP acusa o Governo de estar a promover a reconfiguração do Estado segundo os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros. Neste processo, denuncia a coordenadora nacional da Administração Pública do PCP, a desregulamentação das relações laborais na Administração do Estado é um elemento fulcral. Para os...

Vender mais o <em>Avante! </em>

A Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo promoveu, sábado, uma reunião de militantes sobre a difusão do Avante! , onde se aprovou um conjunto de medidas tendentes a este objectivo.

Câmara da Guarda afronta liberdade

Os comunistas do concelho da Guarda consideram ilegal e inconstitucional o novo «Regulamento de Inscrição e Afixação de Publicidade», aprovado pela Assembleia Municipal, por proposta da Câmara. Para o PCP, o documento é ilegal porque anuncia «regulamentar a publicidade e regulamenta também o exercício da propaganda...

DORL confronta MAI

A Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP enviou ao ministro da Administração Interna uma reportagem fotográfica que ilustra de forma inequívoca a utilização da força por parte da PSP contra os trabalhadores na Pereira da Costa, na Amadora. Com este gesto, os comunistas respondem às declarações do governante de...

Situação social degrada-se

As organizações do PCP estão preocupadas com o agravamento da situação social nacional e regional, resultante da política do Governo PS.A DORAL, por exemplo, na análise a que procedeu, confirmou alertas e preocupações que já havia manifestado, nomeadamente no que se refere ao Programa Operacional do Algarve do QREN, onde...

Reformados de Montemor realizam assembleia

Realizou-se, no dia 9, a 3.ª Assembleia da Célula de Reformados da cidade de Montemor-o-Novo. Esta é a maior célula de reformados do distrito de Évora. Na assembleia, participaram cerca de oitenta pessoas. O novo secretariado da célula e a resolução política foram aprovados por unanimidade. A assembleia definiu que a...

Promessas não cumpridas

A Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP acusa o Governo de faltar aos compromissos assumidos há um ano, quando apresentou «com pompa e circunstância» o Plano de Acessibilidades e Mobilidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Quase um ano depois, denunciam, «quase todos os compromissos assumidos em Bragança...

Professores debatem profissão

Os professores comunistas do distrito de Coimbra realizaram, sexta-feira, a sua VI assembleia da organização. Na reunião, elegeu-se o novo organismo de direcção, composto por oito elementos, e aprovou-se uma resolução política. João Frazão, da Comissão Política, encerrou os trabalhos. No documento da assembleia...