Não constitui novidade que a situação da grande maioria das mulheres, incluindo as jovens, continua a ser condicionada e até determinada por discriminações, designadamente em função do sexo, no trabalho, na família, na vida social e política.
Cerca de cem mil pessoas manifestaram-se no sábado em Paris no final do segundo Fórum Social Europeu. Se os três dias de debate ficam marcados pela grande variedade e dispersão de temas e análises, na manifestação foram o neoliberalismo e a guerra os alvos privilegiados dos participantes, que rejeitam a construção de uma Europa que institucionalize o modelo liberal. Entre as organizações presentes esteve o PCP.
O espaço da Casa do Artista, em Lisboa, acolheu, no passado sábado, a sessão pública de encerramento da acção «Em Movimento por um Portugal com Futuro», culminando um conjunto alargado de iniciativas de debate, reflexão e intervenção em torno dos problemas concretos que afectam os trabalhadores e as mais amplas camadas da população portuguesa.
Dando cumprimento às orientações da Conferência Nacional, de Junho de 2002, as organizações do Partido prosseguem, de Norte a Sul do País, a realização de Assembleias de Organização.
Em comunicado, a Comissão Política do PCP chama anteontem a atenção para a gravidade das declarações do primeiro-ministro e do ministro da Defesa a propósito da presença da GNR para o Iraque.
Na passada quinta-feira, os trabalhadores realizaram uma vigília para exigir que o Governo tome medidas que garantam a continuidade da Bombardier (ex-Sorefame) e a manutenção dos postos de trabalho.
Face à feroz ofensiva do Governo contra os serviços públicos e contra os direitos dos trabalhadores, incluindo o direito a remunerações justas, os trabalhadores respondem com a agudização da luta.
As principais cidades portuguesas vão ser palco de manifestações dos estudantes do superior na próxima terça-feira. A decisão foi aprovada no Encontro Nacional de Direcções Associativas, que teve lugar em Coimbra, na sexta-feira.
Elevam-se a 90 as propostas do PCP de alteração ao Orçamento do Estado para 2004, que, hoje, volta ao plenário para apreciação na especialidade num debate que culminará amanhã com a sua votação final global.
A fraude e evasão fiscais e de contribuições ao regime da Segurança Social continua a ser uma realidade no nosso País atingindo proporções de tão larga escala que é impossível não olhar para o fenómeno com fundadas razões para preocupação.
Cerca de mil agricultores transmontanos vão juntar-se, hoje, à manifestação nacional promovida pela CNA para protestar contra os novos estatutos da Casa do Douro.
Um ano depois da catástrofe ecológica provocada pelo Prestige, a segurança marítima em Portugal continua a ter muitas falhas e a permitir a passagem de navios considerados perigosos.
As taxas médias de desemprego nas regiões da União Europeia variam entre dois e 29,3 por cento. Apesar das declarações políticas, a Europa do pleno emprego é uma miragem.
O tema central da XIII Cimeira Ibero-Americana era ambicioso: a inclusão social como motor do desenvolvimento. Mas todos sabiam que esta Cimeira seria estéril.
A violência generalizou-se em toda a Palestina. Manifestações nas cidades. Explosões um pouco por todo o lado. Batalhas pelo controlo de áreas urbanas. A luta pela posse da estrada que dava a Jerusalém era particularmente encarniçada. Forças árabes tentavam isolar aglomerações de judeus recém-chegados na zona de Telavive. Mas organizações terroristas judaicas continuavam firmes em Jaffa, Haifa, Acre, em largas partes da velha Galileia.
Para muitos iraquianos, a Conferência de Doadores de Madrid ao insulto acrescentou a injúria. O evento foi um surrealista leilão de «caridade», vendendo o suposto beneficiário em estado de sujeição. Governos do mundo posaram para as câmaras a fim de se comprometerem nobremente a apoiar o povo do Iraque, mas a promessa foi realmente de lealdade ao governo dos EUA e uma promessa de o apoiarem na sua ocupação ilegítima.