CDU reúne com STAL

O Grupo Municipal de Coimbra da CDU reuniu-se com a Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a pedido desta estrutura sindical, para se inteirar do curso das negociações com o Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Coimbra. Estiveram presentes nesta iniciativa, em representação dos comunistas de Coimbra, Mário Nogueira e Inês de Carvalho.
Desta reunião, que se realizou na passada semana, resultou a constatação da atitude anti-negocial que, no último mês, tem vindo a marcar a postura daquele Conselho de Administração. «É que, depois de ter acertado com o STAL um calendário negocial, e de ter acordado grande parte do clausulado, decidiu, unilateralmente, suspender as negociações. Ou seja, o Conselho de Administração suspendeu as negociações quando se iria iniciar a discussão sobre as matérias pecuniárias e também, sobre o enquadramento legal dos trabalhadores», acusam, em nota enviada ao Avante!, os eleitos comunistas.
Para a CDU será completamente inadmissível que os trabalhadores, neste processo, percam direitos, incluindo o de continuarem a integrar a Administração Pública. Os comunistas consideram ainda inaceitável e repudiam a proposta de integração daqueles trabalhadores num quadro anexo ao da autarquia e não no quadro único da Câmara Municipal de Coimbra.
«Outra solução seria inaceitável e seria contrária ao compromisso do presidente da Câmara que assumiu, aquando da criação da AC-EM na Assembleia Municipal de Coimbra, que nenhum direito dos trabalhadores seria beliscado», afirma.
Manifestando-se solidária com a luta dos trabalhadores da empresa Águas de Coimbra, a CDU compromete-se, caso a proposta de acordo da empresa apresentada pelo Conselho de Administração lese os seus legítimos direitos socio-profissionais, a levar o problema à próxima reunião da Assembleia Municipal de Coimbra e a confrontar o presidente da autarquia com o desrespeito pelo compromisso que assumiu.


Mais artigos de: Nacional

Agricultores em luta

Cerca de mil agricultores transmontanos vão juntar-se, hoje, à manifestação nacional promovida pela CNA para protestar contra os novos estatutos da Casa do Douro.

Falhas na segurança marítima

Um ano depois da catástrofe ecológica provocada pelo Prestige, a segurança marítima em Portugal continua a ter muitas falhas e a permitir a passagem de navios considerados perigosos.

Vila Viçosa a património mundial

As «Jornadas do Património» vão decorrer em Vila Viçosa, no próximo fim-de-semana, com o objectivo de encontrar elementos para reforçar a candidatura da vila alentejana a património mundial.A iniciativa, promovida pelo município de Vila Viçosa, realiza-se nos dias 22 e 23 e vai contar com a participação de diversos...

Encontro de Teatro do Seixal

Aproximar os espectáculos dos munícipes e estimular a formação de novos grupos de teatro amador são os principais objectivos do Encontro de Teatro do Seixal, que, sexta-feira, teve inicio. No ano em que a iniciativa comemora 20 anos, a Câmara Municipal do Seixal apresenta não só companhias nacionais, como grupos de...

Alvito está a perder oportunidades

O Município e a Freguesia de Alvito, de gestão PS, não estão a cumprir as promessas incluídas nos seus programas eleitorais. Esta foi uma das, muitas, constatações dos eleitos, candidatos e activistas da CDU no concelho de Alvito, que realizaram, recentemente, um encontro concelhio.«É cada vez mais evidente para todos,...