Vila Viçosa a património mundial

As «Jornadas do Património» vão decorrer em Vila Viçosa, no próximo fim-de-semana, com o objectivo de encontrar elementos para reforçar a candidatura da vila alentejana a património mundial.
A iniciativa, promovida pelo município de Vila Viçosa, realiza-se nos dias 22 e 23 e vai contar com a participação de diversos especialistas portugueses e estrangeiros convidados para o efeito.
As «Jornadas do Património» estão abertas à participação de todos os interessados, e o programa inclui exposições de temas sobre Vila Viçosa, um concerto de música sacra pelo Grupo Eborae Musica, sábado à noite, e uma visita guiada à vila do distrito de Évora, no domingo.
Nas jornadas, que visam uma reflexão sobre o património da vila, a autarquia quer envolver a população local para a sensibilizar para a candidatura a Património Mundial.
Segundo o presidente do município de Vila Viçosa, Manuel Condenado, a autarquia vai apresentar até final de Fevereiro de 2004 a candidatura da vila a Património Mundial.
De acordo com o autarca comunista, Vila Viçosa vai candidatar o conjunto urbano e monumental da localidade. A candidatura vai ser apresentada à Comissão Nacional da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, organismo que depois irá apreciar o processo.
Em declarações à comunicação social, Manuel Condenado referiu que a pretensão do município de Vila Viçosa foi já apresentado há alguns meses ao ministro da cultura, Pedro Roseta. O autarca indicou ainda que a comissão que está apoiar o município na candidatura, envolve técnicos de várias áreas e personalidades de prestígio a nível nacional e de referência na panorama cultural português.
A candidatura integra-se na categoria de património cultural, com base no importante património histórico, monumental e cultural da localidade, conhecida por «Vila Museu».


Mais artigos de: Nacional

Agricultores em luta

Cerca de mil agricultores transmontanos vão juntar-se, hoje, à manifestação nacional promovida pela CNA para protestar contra os novos estatutos da Casa do Douro.

Falhas na segurança marítima

Um ano depois da catástrofe ecológica provocada pelo Prestige, a segurança marítima em Portugal continua a ter muitas falhas e a permitir a passagem de navios considerados perigosos.

CDU reúne com STAL

O Grupo Municipal de Coimbra da CDU reuniu-se com a Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a pedido desta estrutura sindical, para se inteirar do curso das negociações com o Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Coimbra. Estiveram presentes nesta iniciativa, em...

Encontro de Teatro do Seixal

Aproximar os espectáculos dos munícipes e estimular a formação de novos grupos de teatro amador são os principais objectivos do Encontro de Teatro do Seixal, que, sexta-feira, teve inicio. No ano em que a iniciativa comemora 20 anos, a Câmara Municipal do Seixal apresenta não só companhias nacionais, como grupos de...

Alvito está a perder oportunidades

O Município e a Freguesia de Alvito, de gestão PS, não estão a cumprir as promessas incluídas nos seus programas eleitorais. Esta foi uma das, muitas, constatações dos eleitos, candidatos e activistas da CDU no concelho de Alvito, que realizaram, recentemente, um encontro concelhio.«É cada vez mais evidente para todos,...