Encontro Concelhio de Setúbal

Casa e Forum da Juventude são prioritários

Sob o lema «Este Governo não pode continuar», decorreu no sábado o Encontro Concelhio de Setúbal da JCP.
Os participantes fizeram uma análise muito crítica da situação do País e abordaram diversos problemas dos jovens do concelho, como a falta de qualidade das condições materiais das escolas básicas e secundárias. É o que acontece nas escolas Sebastião da Gama, D. João II, Bela Vista e Ana de Castro Osório, que, em alguns casos, «chegam mesmo a pôr em perigo a saúde da comunidade escolar», como se lê na resolução política aprovada.
A JCP considera prioritária a fundação da Casa Municipal da Juventude e do Forum Municipal da Juventude em Setúbal, a primeira como local onde os jovens possam apresentar projectos, discutir e intervir e a segundo como espaço onde o movimento associativo possa intervir e pôr em prática os seus objectivos.
Quanto à organização da JCP, os jovens comunistas identificam lacunas na ligação a escolas e locais de trabalho, bem como na resposta a algumas orientações políticas. «Estas orientações, juntamente com a forma de funcionar interna, assumem uma extrema importância para que seja possível efectivar passos bastante concretos no desenvolver da luta. Só assim será possível dar resposta a certas dificuldades», afirmam no documento.
Os participantes definiram várias prioridades no seu trabalho. O recrutamento e a dinamização da organização constituem duas dessas áreas. «Formar mais colectivos de base é um passo fulcral para que a acção consiga ser cada vez mais envolvente», referem, sublinhando a importância de garantir o acompanhamento dos novos militantes fornecendo-lhes «a formação ideológica necessária à sua integração na vida activa da organização».


Mais artigos de: Juventude

Manifestações em todo o País na terça-feira

As principais cidades portuguesas vão ser palco de manifestações dos estudantes do superior na próxima terça-feira. A decisão foi aprovada no Encontro Nacional de Direcções Associativas, que teve lugar em Coimbra, na sexta-feira.

Universidades não devem ser para privilegiados

«Não queremos um ensino para quem pode pagar, mas sim para quem quer aprender», afirmam os estudantes do ensino superior numa declaração à população portuguesa, onde defendem um sistema de educação que «vá ao encontro das necessidades do País e que reflicta a sua composição social».«Para isso é necessária uma urgente...

A preparar o futuro

O 24.º aniversário da JCP está a ser comemorado em todo o País com debates, convívios, jantares, concertos, projecção de filmes e muita animação.

Ermesinde precisa de uma nova escola básica

O Colectivo da JCP e a Comissão de Freguesia de Ermesinde do PCP exigem a construção de uma nova escola básica 2,3 na cidade, como forma de melhorar a qualidade de ensino.O PIDDAC de 2004 não inclui qualquer valor para a construção da instituição, facto visto com «profunda preocupação» pelos comunistas que insistem na...

1.º Concurso de Fotografia de Valongo

Estão abertas as inscrições para o 1.º Concurso de Fotografia da JCP «Valongo: contrastes». Com explica a organização, a tónica da iniciativa é «a procura do dúplice, do contraditório, da tese e da antítese, do positivo e do negativo que sempre andam de braço dado», procurando os contrastes no concelho de Valongo, numa...

JCP entrega 22 500 «cheques» sem cobertura

A JCP entregou 2513 «cheques» sem cobertura da «Caixa Geral do Estudante Liso» no Ministério da Ciência e do Ensino Superior, em Lisboa, na quinta-feira. No mesmo dia, foram entregues outros 20 mil cheques nos vários Governos Civis do País.Cada «cheque» foi assinado por um estudante universitário ou politécnico, numa...