Aniversário da JCP comemorado em todo o País

A preparar o futuro

O 24.º aniversário da JCP está a ser comemorado em todo o País com debates, convívios, jantares, concertos, projecção de filmes e muita animação.

O renovado CT de Caneças acolheu uma comemoração de aniversário

No sábado, a Organização Regional do Porto pintou várias telas sobre a data, na Rua de Santa Catarina. Os 82 anos das Juventudes Comunistas e a sua participação nas lutas juvenis foram também tema das pinturas.
A Organização Regional de Lisboa organizou um dia festivo que juntou 150 jovens no centro de trabalho Vitória. O programa incluiu o visionamento do filme «Os Virtuosos» e a realização de um debate sobre o papel da JCP em Portugal, com a participação de Paulo Raimundo, membro da Comissão Política do PCP. Depois do jantar, a música tomou conta da festa com uma banda de percussão.
Nessa mesma noite, a Organização Concelhia da Moita da JCP promoveu um jantar no Centro de Trabalho de Alhos Vedros, com a leitura de artigos e poemas revolucionários. A festa continuou no Espaço J, a sala de convívio dos jovens comunistas no CT.
No dia 8, o colectivo de Jovens Trabalhadores de Coruche realizou um jantar convívio com 40 jovens, que contou com a participação de Pedro Silva, membro do Secretariado e da Comissão Política da JCP, e Aurélio Santos, da Comissão Central de Controlo do PCP.
No mesma noite, a Organização Regional de Braga da JCP promoveu um jantar com animação musical. Cerca de 60 jovens participaram na iniciativa.
No dia 2, a Organização Concelhia de Odivelas da JCP realizou um jantar no Centro de Trabalho de Caneças, que já se transformou num popular local de convívio da região. «São cada vez mais as pessoas que acorrem ao nosso centro, o que nos permite passar as nossas ideias e os nossos ideais», explica a JCP, num comunicado, referindo ainda a dedicação dos militantes na renovação do espaço.
A «Importância da juventude na luta e na vida do PCP» foi o tema de um debate que contou com a participação de Mário Rui Peixoto, membro da Direcção Nacional da JCP, que respondeu a algumas questões sobre o funcionamento e a estrutura revolucionária da organização.


Mais artigos de: Juventude

Manifestações em todo o País na terça-feira

As principais cidades portuguesas vão ser palco de manifestações dos estudantes do superior na próxima terça-feira. A decisão foi aprovada no Encontro Nacional de Direcções Associativas, que teve lugar em Coimbra, na sexta-feira.

Universidades não devem ser para privilegiados

«Não queremos um ensino para quem pode pagar, mas sim para quem quer aprender», afirmam os estudantes do ensino superior numa declaração à população portuguesa, onde defendem um sistema de educação que «vá ao encontro das necessidades do País e que reflicta a sua composição social».«Para isso é necessária uma urgente...

Casa e Forum da Juventude são prioritários

Sob o lema «Este Governo não pode continuar», decorreu no sábado o Encontro Concelhio de Setúbal da JCP.Os participantes fizeram uma análise muito crítica da situação do País e abordaram diversos problemas dos jovens do concelho, como a falta de qualidade das condições materiais das escolas básicas e secundárias. É o que...

Ermesinde precisa de uma nova escola básica

O Colectivo da JCP e a Comissão de Freguesia de Ermesinde do PCP exigem a construção de uma nova escola básica 2,3 na cidade, como forma de melhorar a qualidade de ensino.O PIDDAC de 2004 não inclui qualquer valor para a construção da instituição, facto visto com «profunda preocupação» pelos comunistas que insistem na...

1.º Concurso de Fotografia de Valongo

Estão abertas as inscrições para o 1.º Concurso de Fotografia da JCP «Valongo: contrastes». Com explica a organização, a tónica da iniciativa é «a procura do dúplice, do contraditório, da tese e da antítese, do positivo e do negativo que sempre andam de braço dado», procurando os contrastes no concelho de Valongo, numa...

JCP entrega 22 500 «cheques» sem cobertura

A JCP entregou 2513 «cheques» sem cobertura da «Caixa Geral do Estudante Liso» no Ministério da Ciência e do Ensino Superior, em Lisboa, na quinta-feira. No mesmo dia, foram entregues outros 20 mil cheques nos vários Governos Civis do País.Cada «cheque» foi assinado por um estudante universitário ou politécnico, numa...