Crónica Internacional
As ruas devem falar mais alto
Actual
Provas contundentes
Actual
Justiça justa e pia
Actual
Resumindo e concluindo
A talhe de foice
Quem nos livra?
PCP
O que agora alguns vão descobrindo
São notáveis as reflexões e exclamações de alguns que agora descobrem a força e o poder conquistados pelo grande capital! E judiciosas as críticas sobre as propostas que pretendem eliminar qualquer intervenção do poder político na «gestão» da economia, isto é, da completa expulsão da decisão democrática dos cidadãos sobre a estrutura, funcionamento e objectivos da economia nacional!
Andar de mal para pior
Modelo único para partidos
Vítor Dias tornou pública anteontem «uma veemente e frontal oposição do PCP» aos projectos de lei apresentados pelo PS, pelo PSD e pelo CDS-PP, sobre financiamento dos partidos e sobre uma nova lei dos partidos.
Para melhor intervir
Sob o lema «Organizar para melhor intervir», realizou-se no sábado, 1 de Fevereiro, nas instalações da Sociedade Filarmónica «Os Loureiros», a 7ª Assembleia da Organização Concelhia de Palmela.
8.ª Assembleia Concelhia do Seixal
Superar dificuldades
A Organização Regional do Alentejo do PCP está a preparar a sua 2ª Assembleia, que se realizará no dia 9 de Março e contará com a participação de quatro centenas de delegados e igual número de convidados, informa em nota à comunicação social a Direcção Regional do Alentejo.
Reforçar luta de massas
«Com o povo, com o PCP, construir um futuro melhor», é o lema da 4ª Assembleia da Organização Regional de Coimbra do PCP, que vai ser levada a efeito no próximo dia 22 de Fevereiro, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra, e conta com a participação do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas.
Encenação eleitoral
Uma delegação do PCP, constituída pelo deputado Lino de Carvalho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto Sá, e membros da Comissão Concelhia deslocou-se, no passado dia 27, à Barragem dos Minutos.
Falta participação
A proposta para a constituição de agrupamentos de Escolas e Jardins de Infância, apresentada pela Câmara Municipal de Coimbra, mereceu uma análise exaustiva do Organismo de Direcção dos Professores de Coimbra do PCP.
PS mente sobre gestão CDU
Foi preciso que a CDU levantasse a questão, para que a maioria do PS na Câmara Municipal de Évora desse andamento à abertura de concursos para ingresso de trabalhadores no quadro, denuncia a Comissão Concelhia de Évora do PCP, para quem a CDU em Évora foi a esse respeito um «exemplo nacional», já que 90% dos trabalhadores estavam integrados no quadro.
Organizações concretizam medidas
Uma posição lamentável
Uma nova imagem e um melhor serviço
Contra o pacote laboral e a injustiça
Não negociar perdas
Uns estragam, outros pagam
ASPP mantém manifestação
Greve nos hipermercados
Trabalhadores contestam Câmara de Lisboa
Despedimentos de jornalistas na Madeira
Sindicato da UGT alinha com o patronato
Fertagus rouba nos direitos e nos preços
Casos de maus tratos em crianças aumentam em Santarém
Os casos de maus tratos a crianças e jovens aumentaram 68 por cento em 2002 no concelho de Santarém. A CDU está preocupada e exige prevenção de novos casos.
Bolseiros de investigação científica querem melhor estatuto
Aluna queixosa é repreendida
Comunidades Portuguesas
Maioria fica-se pelas palavras
O PCP, em projecto de lei, deu um novo contributo para o efectivo combate ao branqueamento de capitais. A maioria de direita, que diz pugnar pelo mesmo objectivo, ao chumbá-lo, mostrou uma vez mais a distância que vai das palavras aos actos.
Contra a fuga selvagem de empresas
Por uma política de imigração justa
Alargar o prazo de legalização
Não à guerra
Dias piores na agricultura
Utentes em protesto
Marchas lentas, buzinões e mesmo um cordão humano foram algumas das acções das comissões de utentes de todo o País, num protesto contra as portagens e as más acessibilidades.
Pela paz!
Mobilizar para a paz
O efeito estatístico
A entrada de dez novos estados produzirá um «enriquecimento» artificial das regiões mais pobres da UE, excluindo-as das ajudas do chamado Objectivo 1.
Guerra injusta
No mesmo dia em oito dirigentes europeus apoiavam as intenções belicistas dos EUA contra o Iraque, o Parlamento Europeu pedia uma solução pacífica do conflito.
Um passo para o federalismo
O Tratado de Nice, aprovado em 2000, entrou em vigor no passado sábado, mas parte das suas disposições essenciais poderão nunca ser aplicadas.
Franceses marcham em defesa das pensões
Magistrados derrotam Berlusconi
A super derrota do SPD
O SPD sofreu uma estrondosa derrota nas eleições regionais de domingo em Hessen e na Baixa-Saxónia. Schröeder assumiu a derrota, mas não se demite.
Reforço da combatividade<br>num Fórum diferente
A grande conspiração mediática
Desde há quase dois meses, a Venezuela vive uma situação de greve «geral» - mais correcto seria chamá-la de lock-out - que foi sempre parcial e localizada geograficamente. Por outro lado, mais do que um lock-out - apoiado pelos sindicatos patronais - é o rosto visível de um projecto golpista, sempre em movimento, contra o governo de Hugo Chávez, sonho que os tradicionais donos do país acariciam desde o mesmo dia em que se soube da sua vitória eleitoral.
Fome(s) zero
A grande palavra de ordem do governo Lula é o combate à fome. Como eixo do seu programa de acção tornou-se o símbolo da mudança no Brasil onde, até agora, se cuidou dos malabarismos das bolsas para atrair novos senhores do capital deixando a miséria, já crónica, de dezenas de milhões de brasileiros como um resíduo da história de colonização que parece eterna.
Compromissos assumidos: cumpridos
Cerca de um ano após as últimas eleições autárquicas, o Avante! foi ao encontro de duas freguesias confiadas pelas populações à CDU, pela primeira vez. Em concelhos diferentes, em duas regiões diferentes do norte de Portugal, as populações de Parada de Todeia, em Paredes, na região do Porto, e de Formariz, em Paredes de Coura, na região de Viana do Castelo, experimentam a gestão democrática dos eleitos da CDU e partilham este projecto mais amplo de concretização de um poder local evoluído, moderno, participado e mais justo.
Saúde pública e para todos!
As Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal realizaram, na passada semana, em Palmela, no Cine-Teatro São João, um fórum sobre a «Eficiência e a Eficácia do Serviço Nacional de Saúde» no distrito. Durante várias horas, autarcas, médicos e utentes contaram a sua experiência de vida e desmascararam as intenções do Governo de privatizar a saúde em Portugal.