Encenação eleitoral
Uma delegação do PCP, constituída pelo deputado Lino de Carvalho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto Sá, e membros da Comissão Concelhia deslocou-se, no passado dia 27, à Barragem dos Minutos.
A delegação foi recebida pelo Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, que a informou sobre as condições em que a Barragem foi alegadamente inaugurada em Fevereiro de 2002. Inauguração que, de acordo com a Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo do PCP, não passou de «uma encenação em vésperas de eleições legislativas», já que não se encontravam instalados nem os descarregadores de fundo e de superfície, nem as comportas, nem os equipamentos electromecânicos, sem os quais nenhuma albufeira está operacional. Aliás, só a 10 de Janeiro deste ano a barragem, prevista para regar 1.532 hectares de área agrícola, se encontrou em condições de iniciar a retenção da água, sendo que só em Abril de 2004 se prevê o início da rega.
Entretanto, o facto de o Plano de Ordenamento da Albufeira não estar ainda elaborado e, logo, não estarem criadas as condições para a barragem poder vir, no futuro, a abastecer água à população, o deputado do PCP vai requerer ao Ministro das Cidades, do Ambiente e do Ordenamento do Território esclarecimentos sobre esta matéria.
Quanto ao aproveitamento da valia agrícola está, também, por esclarecer quem irá beneficiar das mais valias do empreendimento; qual o preço da água; qual o futuro ordenamento cultural; que formação está a ser dada aos agricultores; que organização garante o escoamento das produções; que garantias foram negociadas com a Comissão Europeia para que este e outros perímetros de rega possam regar novas culturas de regadio sem os constrangimentos colocados pelas quotas da Política Agrícola Comum. Matérias sobre as quais o Grupo Parlamentar do PCP irá também interpelar o Ministro da Agricultura.
A delegação do PCP deslocou-se, ainda, à zona industrial da Adua de Montemor-o-Novo, onde visitou as empresas José Francisco Brito & Filhos e Artes do Bronze. A visita terminou com uma deslocação aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, que aproveitaram a visita da delegação do PCP para exporem a necessidade de um novo quartel ou, pelo menos, da ampliação do actual, hipótese para a qual têm em curso de elaboração o respectivo projecto. O deputado do PCP comprometeu-se, logo que o projecto esteja aprovado de propor ao Governo o respectivo financiamento para a sua concretização.