Um ano após as eleições autárquicas em Parada de Todeia, Paredes

Compromissos assumidos: cumpridos

José Pedro Rodrigues

Cerca de um ano após as últimas eleições autárquicas, o Avante! foi ao encontro de duas freguesias confiadas pelas populações à CDU, pela primeira vez. Em concelhos diferentes, em duas regiões diferentes do norte de Portugal, as populações de Parada de Todeia, em Paredes, na região do Porto, e de Formariz, em Paredes de Coura, na região de Viana do Castelo, experimentam a gestão democrática dos eleitos da CDU e partilham este projecto mais amplo de concretização de um poder local evoluído, moderno, participado e mais justo.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

A grande conspiração mediática

Desde há quase dois meses, a Venezuela vive uma situação de greve «geral» - mais correcto seria chamá-la de lock-out - que foi sempre parcial e localizada geograficamente. Por outro lado, mais do que um lock-out - apoiado pelos sindicatos patronais - é o rosto visível de um projecto golpista, sempre em movimento, contra o governo de Hugo Chávez, sonho que os tradicionais donos do país acariciam desde o mesmo dia em que se soube da sua vitória eleitoral.

Fome(s) zero

A grande palavra de ordem do governo Lula é o combate à fome. Como eixo do seu programa de acção tornou-se o símbolo da mudança no Brasil onde, até agora, se cuidou dos malabarismos das bolsas para atrair novos senhores do capital deixando a miséria, já crónica, de dezenas de milhões de brasileiros como um resíduo da história de colonização que parece eterna.

Saúde pública e para todos!

As Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal realizaram, na passada semana, em Palmela, no Cine-Teatro São João, um fórum sobre a «Eficiência e a Eficácia do Serviço Nacional de Saúde» no distrito. Durante várias horas, autarcas, médicos e utentes contaram a sua experiência de vida e desmascararam as intenções do Governo de privatizar a saúde em Portugal.