2ª Assembleia do Alentejo

Superar dificuldades

A Organização Regional do Alentejo do PCP está a preparar a sua 2ª Assembleia, que se realizará no dia 9 de Março e contará com a participação de quatro centenas de delegados e igual número de convidados, informa em nota à comunicação social a Direcção Regional do Alentejo.

A Assembleia, que conta com a presença de delegações do Partido Comunista de Espanha e Regiões Autónomas de Andaluzia e Estremadura, e terá a participação do secretário-geral do Partido, Carlos Carvalhas, tem como objectivos apreciar e votar o Projecto de Resolução Política - documento aberto às alterações que venham a resultar da discussão em curso nas várias organizações -, apreciar um estudo sobre a realidade sócio económica do Alentejo e eleger a nova Direcção Regional do Alentejo.

O Projecto de Resolução Política subdivide-se em seis capítulos, o primeiro dos quais aborda de forma sintética a evolução verificada no Alentejo desde a 1ª Assembleia e avança alguns indicadores que caracterizam a grave situação da região no plano económico e social, assumindo, ainda, o facto de a organização não ter conseguido inverter ou travar a perda de influência que o Partido tem vindo a sofrer, malgrado o bom trabalho desenvolvido em defesa do bem estar e desenvolvimento da região.

O balanço de actividade que é feito num outro capítulo mostra, na opinião da DRA, que ela não tem paralelo com a de qualquer outra força política na região e que, apesar das deficiências e debilidades da organização, o PCP no Alentejo continua a ser «um grande forte e dedicado colectivo partidário, com quem as populações podem continuar a contar».

No capítulo do documento de se refere à luta de massas - determinante para a defesa dos interesses dos trabalhadores -, são apontadas linhas de trabalho para a acção dos comunistas com vista ao reforço da sua presença nas diferentes estruturas do movimento operário e popular.


Reforçar a organização


O trabalho dos comunistas em conjunto com outros democratas nas várias instituições, nomeadamente nas autarquias, Regiões de Turismo, Assembleia da República e Parlamento Europeu, é apreciado num outro capítulo que, valorizando embora o que esse trabalho tem de muito positivo, se preocupa em inventariar dificuldades e deficiências e avançar com um conjunto de medidas e orientações para as superar.

O reforço da organização, da estrutura e funcionamento do Partido na região merecem atenção especial no documento colocado à apreciação dos delegados, na medida em que «da implementação de muitas medidas e orientações avançadas depende, em grande parte, o sucesso da acção dos comunistas na região».

O último capítulo - «Alentejo com futuro» - expressa algumas linhas que a DRA considera essenciais para arrancar a região do atraso e subdesenvolvimento para que tem sido remetida pelas políticas dos sucessivos governos do PS e PSD.

Quanto à proposta de composição da nova DRA, ela concilia «experiência, conhecimento e capacidade de análise política» com «um elevado grau de disponibilidade e capacidade executiva, equilibrada sob o ponto de vista da presença das quatro organizações regionais do Alentejo, «traduz a natureza e composição do Partido», «assegura uma profunda renovação» e «um significativo rejuvenescimento» e «reforça o número de mulheres».



Mais artigos de: PCP

Modelo único para partidos

Vítor Dias tornou pública anteontem «uma veemente e frontal oposição do PCP» aos projectos de lei apresentados pelo PS, pelo PSD e pelo CDS-PP, sobre financiamento dos partidos e sobre uma nova lei dos partidos.

Para melhor intervir

Sob o lema «Organizar para melhor intervir», realizou-se no sábado, 1 de Fevereiro, nas instalações da Sociedade Filarmónica «Os Loureiros», a 7ª Assembleia da Organização Concelhia de Palmela.

8.ª Assembleia Concelhia do Seixal

No passado domingo, a 8.ª Assembleia Concelhia do Seixal aprovou, com duas abstenções, a resolução política e, por unanimidade, duas moções: uma contra a eminente guerra no Iraque e outra de solidariedade com os trabalhadores contra o Código do Trabalho e de...

Reforçar luta de massas

«Com o povo, com o PCP, construir um futuro melhor», é o lema da 4ª Assembleia da Organização Regional de Coimbra do PCP, que vai ser levada a efeito no próximo dia 22 de Fevereiro, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra, e conta com a participação do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas.

Encenação eleitoral

Uma delegação do PCP, constituída pelo deputado Lino de Carvalho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto Sá, e membros da Comissão Concelhia deslocou-se, no passado dia 27, à Barragem dos Minutos.

Falta participação

A proposta para a constituição de agrupamentos de Escolas e Jardins de Infância, apresentada pela Câmara Municipal de Coimbra, mereceu uma análise exaustiva do Organismo de Direcção dos Professores de Coimbra do PCP.

PS mente sobre gestão CDU

Foi preciso que a CDU levantasse a questão, para que a maioria do PS na Câmara Municipal de Évora desse andamento à abertura de concursos para ingresso de trabalhadores no quadro, denuncia a Comissão Concelhia de Évora do PCP, para quem a CDU em Évora foi a esse respeito um «exemplo nacional», já que 90% dos trabalhadores estavam integrados no quadro.

Organizações concretizam medidas

De Norte a Sul do país, as organizações do PCP, depois de realizadas as respectivas assembleias de organização, dão início à concretização das decisões tomadas. A Direcção Regional de Portalegre, por exemplo, elegeu os...

Uma posição lamentável

Em nota divulgada na sexta-feira à comunicação social, o PCP considera «lamentável e condenável» que o Primeiro-Ministro português se tenha associado a uma declaração conjunta de vários primeiros-ministros europeus, visando isolar as...

Uma nova imagem e um melhor serviço

À beira de completar seis anos de existência, o sítio do PCP na Internet - www.pcp.pt -, geralmente considerado um dos sítios partidários nacionais mais completos e desenvolvidos, acaba de ser reformulado, apresentando agora um novo grafismo e uma arrumação de temas e...