8.ª Assembleia Concelhia do Seixal
No passado domingo, a 8.ª Assembleia Concelhia do Seixal aprovou, com duas abstenções, a resolução política e, por unanimidade, duas moções: uma contra a eminente guerra no Iraque e outra de solidariedade com os trabalhadores contra o Código do Trabalho e de apelo à participação de todos na manifestação nacional de protesto convocada pela CGTP-IN para o próximo sábado em Lisboa. Elegeu ainda o secretariado com três abstenções.
Foi feita a caracterização do Concelho quanto a estruturas de ensino, saúde, sector produtivo e emprego. Traçaram-se as linhas de intervenção no que respeita à defesa do movimento sindical unitário com o apoio total à CGTP e na luta contra a ofensiva do Governo PSD/PP aos seus direitos.
Os mais de duzentos participantes abordaram a acção junto dos muitos movimentos sociais existentes. Divulgar as propostas do partido e criar plataformas reivindicativas comuns num continuo trabalho unitário, foram áreas a que a AOC do Seixal deu grande importância.
A resolução aprovada aborda o trabalho das autarquias CDU, os movimentos juvenis e a JCP, a reafirmação da identidade do PCP, a melhoria da organização «na afirmação e defesa da política e dos ideais do Partido», e o papel insubstituível do jornal Avante! e do Militante,«decisivos na divulgação das nossas ideias e princípios», o trabalho de direcção, informação e propaganda, os fundos, o património do PCP e a Festa do Avante!. Como prioridades estão a necessidade do reforço da organização, mais dinâmica nas empresas e locais de trabalho, fortalecer a intervenção nos sindicatos, comissões de trabalhadores e outras, e a dinamização do movimento associativo.
Máxima atenção será dada à construção do Metro Sul do Tejo, à conclusão da estrada alternativa à Regional 10 e aos acessos à auto estrada A2 em local que sirva as populações de Corroios e Amora.